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APÓS DOIS ANOS DE AUSÊNCIA, IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL VOLTA AO VELOPARK COM TODOS OS CARROS EQUIPADOS COM PNEUS PIRELLI

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Velopark

TERCEIRA ETAPA DA CATEGORIA SERÁ DISPUTADA NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA, NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

Após um intervalo de dois anos, o Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), volta a receber, neste sábado (24), os carros mais rápidos do Brasil para a terceira etapa do Império Endurance Brasil em 2023. Com o traçado mais curto do calendário, somando 2.279 metros de extensão, a pista possui nove curvas (cinco para a esquerda e quatro para a direita) e, mesmo com o tempo de volta girando abaixo de 1 minuto, as características do Velopark não devem exigir muito dos pneus Pirelli P Zero e Cinturato.

“É uma pista considerada pouco abrasiva para os pneus. Um traçado curto, que não é utilizado pelo Endurance Brasil há dois anos, mas, mesmo assim, não trará grandes novidades para os pilotos. São duas retas razoavelmente longas, com curvas travadas em que os erros podem significar muitas perdas de posição, especialmente pela alta potência dos carros da categoria”, explica Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América do Sul.

“Como a maioria das curvas é para a esquerda e os carros são de tração traseira, o pneu mais exigido durante o final de semana será o traseiro direito. O nível de desgaste dos compostos também depende de outros fatores, como a temperatura do asfalto, mas historicamente não temos registros de que essa seja das pistas mais exigentes aos pneus”, acrescenta Magliano.

Com duração de três horas, a prova terá 24 carros no grid de largada, entre as diferentes classes, todos eles, é claro, equipados com pneus Pirelli. Esses produtos, inclusive, são fabricados na planta da Pirelli em Izmit, na Turquia, a mesma que produz para os principais campeonatos de GT do mundo, além de ser a fábrica backup da Fórmula 1. As atividades de pista na etapa do Velopark começam na quinta-feira, com os treinos livres, enquanto na sexta acontecem as sessões classificatórios e no sábado a corrida. O BandSports e as redes sociais oficiais da categoria transmitem a prova ao vivo.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA (entre 1 e 5):       

Abrasividade da pista: 2

Força lateral: 2

Pneu mais exigido: traseiro direito

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS P ZERO E CINTURATO:

Cambagem recomendada dianteira: (-3,5°)

Cambagem recomendada traseira: (-3,0°)

Calibragem recomendada a frio: 24 PSI

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 23 de junho

Treino Oficial 1:

09h00 às 09h45 – Categorias GT3 e GT4

09h55 às 10h40 – Categoria P1

 

Treino Oficial 2:

10h50 às 11h30 – Categorias GT3 e GT4

13h00 às 13h45 – Categoria P1

 

Treino Oficial 3:

13h55 às 14h40 – Categorias GT3 e GT4

14h50 às 15h35 – Categoria P1

 

Classificação:

15h40 às 16h00 – Categoria GT4

16h10 às 16h30 – Categoria GT3

16h40 às 17h00 – Categoria P1

 

Sábado, 27 de maio:

08h40 – Warmup

11h30 – Largada: Três Horas do Velopark

Via assessoria de imprensa Pirelli

Foto: Bruno Terena

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