Entre em contato conosco

WEC

A corrida no circuito da montanha-russa em Spa é o teste final antes de Le Mans. 7 de maio de 2024

Publicado:

em

A corrida de seis horas no Circuito de Spa-Francorchamps em 11 de maio é o teste final de resistência antes das 24 Horas de Le Mans (15/16 de junho). A perseguição ao redor da espetacular montanha-russa das Ardenas é um dos maiores desafios para pilotos e equipes. Os fãs que se reúnem no circuito belga têm um emocionante evento de automobilismo para aguardar.

A Proton Competition competirá na classe principal de hipercarros com seu Porsche 963 na pista de corrida tradicionalmente rica em tradição. Na classe LMGT3, a equipe de Christian e Michael Ried vai apresentar dois Ford Mustang GT3s. Apesar do Porsche 963 número 99 não ter terminado em Imola, a Proton Competition ainda ocupa o terceiro lugar na Copa do Mundo da FIA para equipes de clientes de hipercarros.

Os pilotos

Hipercarro: Harry Tincknell (GBR), Neel Jani (SUI), Julien Andlauer (FRA), Porsche 963 (#99).

LMGT3: Ryan Hardwick (EUA), Zacharie Robichon (CDN), Ben Barker (GBR), Ford Mustang GT3 (#77).

LMGT3: Giorgio Roda (ITA), Mikkel O. Pedersen (DEN), Dennis Olsen (NOR), Ford Mustang GT3 (#88).

Impressões antes da corrida

Michael Ried, Diretor de Equipe e CTO da Proton Competition: “Como um dos circuitos mais desafiadores do calendário, Spa é muito exigente tanto para pilotos quanto para equipes. Queremos entregar uma forte performance na corrida para nos prepararmos para Le Mans.”

Christian Ried, Diretor de Equipe da Proton Competition: “A corrida em Spa já é difícil o suficiente em condições normais. Se o tempo de repente virar, o que pode acontecer de um dia para o outro nas Ardenas, você não está a salvo de surpresas. Depois de as coisas não terem saído como esperado para nós em Imola, queremos levar todos os nossos carros com segurança para os pontos em Spa. Isso seria uma boa motivação para Le Mans.”

Harry Tincknell (Porsche 963 #99): “Apesar de não terminarmos em Imola, fomos um dos carros mais rápidos na pista. Provamos o quão competitivo é nosso pacote. Estou esperando que possamos realizar nosso potencial ao longo de toda a distância em Spa, já estou ansioso pela corrida e pelo apoio incrível dos fãs.”

Neel Jani (Porsche 963 #99): “Já participei de muitos momentos de sucesso nesta pista fantástica, desde a Formula Renault até o recorde da pista com o Porsche 919. Não será um fim de semana fácil de corrida para nós, já que parte da equipe estará viajando para Laguna Seca nos EUA ao mesmo tempo. Mas daremos o nosso melhor.”

Julien Andlauer (Porsche 963 #99): “Eu amo esta pista. Melhoramos nosso desempenho perceptivelmente entre o Catar e Imola. Agora estamos focados principalmente em pontos através de estratégia e consumo de energia para estarmos ainda mais bem preparados e alinharmos um pacote vencedor em Spa. Nosso ritmo já foi bom o suficiente em Imola para estar lá em cima com os pilotos mais rápidos. Infelizmente, não foi o suficiente porque nos faltou eficiência no final.”

Ryan Hardwick (Mustang GT3 #77): “Spa é meu circuito favorito absoluto na Europa. Tive algumas experiências inesquecíveis lá. Consegui a pole e terminei em primeiro na ELMS no ano passado e terminamos entre os quatro primeiros na WEC. Estou ansioso para ver o que podemos alcançar com nosso Mustang desta vez. Estamos trabalhando horas extras como equipe e progredindo bem. Estou esperando por um ensaio de sucesso para Le Mans.”

Zacharie Robichon (Mustang GT3 #77): “Spa é uma das melhores corridas do ano. A pista sempre proporciona corridas emocionantes. Estamos ansiosos para continuar nossa tendência ascendente com o novo Ford Mustang. A Proton Competition e a Ford estão trabalhando incansavelmente para melhorar ainda mais nosso carro.”

Ben Barker (Mustang GT3 #77): “Marcamos nossos primeiros pontos em Imola. Isso foi importante. Ainda não estamos exatamente onde gostaríamos de estar. Ainda há muito aprendizado a ser feito. Em Spa, queremos construir sobre a experiência que ganhamos em Imola. Obrigado a toda a equipe por nos apoiar.”

Gianluca Roda (Mustang GT3 #88): “Nosso início de temporada não foi o que esperávamos. Mas estamos trabalhando duro para nos tornarmos mais competitivos de corrida para corrida. Mostramos o que é possível para nós na classificação em Imola, quando consegui chegar ao Hyperpole e garanti o sexto lugar no grid. Considerando o pouco tempo de preparação que tivemos, foi um ótimo resultado. Spa não será fácil. Temos que nos concentrar em encontrar um bom ajuste para a corrida e tornar os stints duplos possíveis com os pneus. No geral, estamos no caminho certo.”

Mikkel O. Pedersen (Mustang GT3 #88): “Aprendemos muito em Imola e tivemos um ritmo competitivo. Queremos levar isso conosco para Spa e trabalhar no melhor ajuste possível nas sessões de treino livre. Como, ao contrário de nossos concorrentes, não testamos, é fundamental para nós aproveitar ao máximo cada sessão.”

Dennis Olsen (Mustang GT3 #88): “Será super interessante ver como nosso Mustang GT3 se sai nesta pista lendária em Spa. Estou ansioso pela corrida e por progredir ainda mais com a equipe. Estamos no caminho certo.”

A pista de corrida

O Circuito de Spa-Francorchamps é uma pista lendária, cada um de seus 7.004 quilômetros é um desafio. A mundialmente famosa Eau Rouge é uma curva absolutamente desafiadora, mas La Source, Blanchimont e Stavelot também exigem cada grama de esforço dos pilotos.

O cronograma

A corrida começará no sábado, 11 de maio, às 13:00 CEST. Será transmitida ao vivo na internet em FIAWEC.TV. O tempo ao vivo gratuito está disponível em fiawec.com.

Via assessoria de comunicação Proton

Foto: Proton

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.