Entre em contato conosco

GTWC Europe

24h Spa-Francorchamps: BMW M Team WRT chega ao pódio no aniversário de sua corrida em casa

Publicado:

em

Foto: WRT

Após 24 horas turbulentas, Sheldon van der Linde, Dries Vanthoor e Charles Weerts terminam em terceiro lugar em Spa-Francorchamps. Três BMW M4 GT3 lutam pela vitória em condições climáticas difíceis com forte chuva à noite até a etapa final. Um furo lento pouco antes do fim da corrida custou ao BMW M4 GT3 #998 da ROWE Racing o segundo lugar no pódio. Declarações em vídeo de Andreas Roos, Vincent Vosse, Hans-Peter Naundorf, Dries Vanthoor e Sheldon van der Linde: https://b.mw/24h_Spa_Interviews.

Spa-Francorchamps. A BMW M Motorsport alcançou o pódio com o BMW M4 GT3 nas três principais corridas de 24 horas em junho. Após o terceiro lugar em Nürburgring (ALE) e o segundo em Le Mans (FRA), as 24 Horas de Spa-Francorchamps (BEL) viram Sheldon van der Linde (RSA), Dries Vanthoor e Charles Weerts (ambos BEL) terminarem em terceiro lugar. O trio garantiu o primeiro pódio do BMW M Team WRT em sua corrida em casa junto com a BMW M Motorsport. O BMW M4 GT3 #998 da ROWE Racing estava em segundo lugar até pouco antes do final, mas caiu para o sexto lugar devido a uma parada adicional tardia nos boxes.

Durante a corrida de 24 horas, que começou com calor e sol, mas teve que ser neutralizada por várias horas atrás do safety car à noite devido a fortes chuvas, o BMW M4 GT3 #998 foi forte. Augusto Farfus (BRA), Dan Harper (GBR) e Max Hesse (ALE) lideraram a corrida apesar de uma penalidade de drive-through durante a noite e lutaram pela vitória. No entanto, um furo lento forçou a equipe ROWE Racing a antecipar a última parada planejada nos boxes. Como o último piloto Hesse excederia a duração máxima permitida de um stint por cerca de um minuto, ele teve que entrar no pit lane pouco antes do final, caindo do segundo para o sexto lugar.

A equipe #32 saiu do 23º lugar no grid para a frente com uma direção forte e uma boa estratégia em meio às numerosas escolhas difíceis de pneus. No sprint final, van der Linde, Vanthoor e Weerts estavam em quinto lugar, mas após a parada nos boxes do #998 e uma penalidade de tempo para um concorrente, o trio conseguiu garantir o terceiro lugar. Foi o primeiro pódio para o BMW M Team WRT em sua corrida em casa na Bélgica com o BMW M4 GT3 – e isso no 100º aniversário do clássico de resistência das Ardenas.

O BMW M4 GT3 #46 também estava na disputa pelo pódio por um longo tempo, mas um acidente envolvendo Valentino Rossi (ITA), combinado com uma pausa para reparos e uma penalidade, empurrou ele e seus companheiros de equipe Raffaele Marciello (SUI) e Maxime Martin (BEL) de volta para o 24º lugar. O segundo carro da ROWE Racing dos campeões defensores Philipp Eng (AUT), Marco Wittmann (ALE) e Nick Yelloly (GBR) se retirou após cerca de três horas devido a um defeito técnico no sistema de resfriamento.

Na categoria Bronze, Connor De Phillippi (EUA), Pedro Ebrahim (BRA), Darren Leung (GBR) e Toby Sowery (GBR) no BMW M4 GT3 #991 da Century Motorsport cruzaram a linha de chegada em nono lugar após um fim de semana desafiador. O BMW M4 GT3 #30 da Team WRT com Ahmad Al Harthy (OMA), Sam De Haan (GBR), Jens Klingmann (ALE) e Calan Williams (AUS) ao volante estava indo bem e na disputa pelo pódio de bronze, mas se retirou devido a um problema técnico, que precisa ser avaliado posteriormente.

Comentários após as 24h de Spa-Francorchamps:

Andreas Roos (Chefe da BMW M Motorsport): “Você pode resumir o fim de semana como uma montanha-russa. A qualificação não correu idealmente para nós, e entramos na corrida com esse peso. No entanto, conseguimos avançar com um desempenho muito bom das equipes e pilotos, tendo, em alguns momentos, três carros na liderança. Sob condições muito difíceis na corrida, as equipes muitas vezes tomaram as decisões certas, e os pilotos mantiveram os carros quase impecavelmente na pista. Essa foi a base para competirmos por um bom resultado. Foi uma pena para o carro #46, que teve um acidente, resultando em um reparo e uma penalidade. Isso foi muito chato porque eles também estavam indo muito bem. No final, não foi suficiente para o primeiro lugar. Mas estar no pódio novamente após a vitória do ano passado é ótimo para nós.”

“A ROWE Racing infelizmente teve que entrar mais cedo para um conserto de pneus na última parada planejada nos boxes. Portanto, o tempo de stint de acordo com as regulamentações foi muito longo, e o carro teve que entrar novamente para uma parada curta no final. Como resultado, perderam um segundo lugar muito bom. É assim, infelizmente. No entanto, estamos felizes pelo #32, que conseguiu outro bom resultado com o terceiro lugar. Agradeço a todos os pilotos, equipes e membros da equipe BMW M Motorsport pelo seu compromisso durante este período extremamente intenso com três corridas de 24 horas em cinco semanas, onde conseguimos alcançar o pódio todas as vezes.”

Hans-Peter Naundorf (Chefe de equipe da ROWE Racing): “Esta corrida foi uma montanha-russa emocional inacreditável que exigiu tudo da equipe e dos pilotos. Fizemos um grande espetáculo e demonstramos nossa capacidade, mesmo que não tenhamos sido recompensados no final. Parabéns à BMW M Team WRT pelo pódio na corrida em casa. Todos os veículos BMW fizeram um trabalho esplêndido e representaram a marca com honra. Em alguns momentos, três BMWs estavam entre os quatro primeiros desta corrida extraordinária. Para nós, foi muito amargo perder um pódio duramente disputado, aparentemente tangível e merecido no final devido a um furo lento que aconteceu apenas uma volta muito cedo.”

“Após a retirada precoce de nossos defensores do título no BMW M4 GT3 #98 devido a um defeito técnico, que ainda precisamos investigar mais de perto, e dois contratempos para o carro irmão, a equipe do BMW M4 GT3 #998 lutou de forma impressionante para voltar à frente durante a noite e as primeiras horas da manhã sob condições climáticas às vezes adversas. Nossa equipe foi uma unidade fantástica e funcionou de maneira soberba; caso contrário, tal desempenho não teria sido possível. Podemos nos orgulhar disso e tentar levar os aspectos positivos conosco, apesar da grande decepção inicial, para dar o nosso melhor novamente na próxima vez.”

Vincent Vosse (Chefe de equipe da BMW M Team WRT): “Apenas terminar uma corrida de 24 horas já é algo especial. A forma como todos nós lutamos por este pódio foi um trabalho incrível dos mecânicos, engenheiros e pilotos. Eles desempenharam brilhantemente. Como todos, tivemos momentos melhores e piores durante a corrida. Mas estar no pódio no final é um sentimento especial.”

Dries Vanthoor (#32 BMW M4 GT3, BMW M Team WRT, 3º lugar): “Foi uma corrida difícil para nós. Não éramos os mais rápidos, mas fizemos uma corrida limpa e cometemos poucos erros. Podemos ficar muito felizes com isso. Infelizmente, o #998 teve um furo, o que nos trouxe de volta à luta pelo pódio. No final, dei o meu máximo. Nada mais foi possível. Estou feliz por estar no pódio – especialmente após o mês difícil com as corridas em Nürburgring e Le Mans. É um terceiro lugar merecido para nossa equipe.”

Sheldon van der Linde (#32 BMW M4 GT3, BMW M Team WRT, 3º lugar): “Estou muito feliz com o pódio inesperado no final. Estávamos em quarto e quinto lugares na última hora e não esperávamos chegar ao pódio. Infelizmente, o carro da ROWE Racing teve um pequeno problema no final, o que nos fez escorregar para o pódio. Mas fizemos uma corrida muito limpa. Estou muito feliz por estarmos de volta ao caminho do sucesso. Os últimos dois anos foram muito difíceis para nosso carro com abandonos e alguns problemas. Mas estou feliz que chegamos ao pódio. Estamos na liderança do campeonato, o que é importante para o resto do ano. Estou feliz por toda a equipe, pois eles trabalharam muito duro nos últimos dois anos. Eles merecem isso.”

Charles Weerts (#32 BMW M4 GT3, BMW M Team WRT, 3º lugar): “Foi um fim de semana muito especial e difícil para nós. Em termos de desempenho, tivemos alguns problemas em comparação com os outros fabricantes, mas trabalhamos muito com a equipe e a BMW M Motorsport para otimizar o pacote que tínhamos. Fizemos uma corrida quase perfeita. Foi muito difícil chegar ao pódio

Augusto Farfus (#998 BMW M4 GT3, ROWE Racing, 6º lugar): “Isso é um golpe duro. Foi uma corrida difícil, mas executamos bem. No final, estávamos no caminho para o pódio, mas sofremos um furo no pneu 64 minutos antes do final. Se tivesse ocorrido uma volta mais tarde, teríamos conseguido terminar. Devido aos regulamentos, tivemos que fazer outra parada nos boxes. Às vezes, este esporte pode ser brutal.”

Valentino Rossi (#46 BMW M4 GT3, BMW M Team WRT, 24º lugar): “É uma grande pena porque fizemos uma corrida muito boa e estávamos na luta pela vitória, pelo pódio. Aproveitamos muito, mesmo que a corrida estivesse em condições muito difíceis. Fomos rápidos e competitivos, mas infelizmente no final do meu turno, após o reinício, toquei em outro carro, fui para a sujeira e o carro sofreu danos quando voltei à pista. É uma grande pena para toda a equipe, para Maxime e Lello. Vamos tentar vencer a próxima.”

Philipp Eng (#98 BMW M4 GT3, ROWE Racing, DNF): “Infelizmente, nossa defesa do título não correu bem para nós. Nas primeiras etapas, sempre perdíamos algum tempo durante as paradas nos boxes. Então eu tive que desviar para a brita para evitar um acidente na minha frente. Continuou normalmente e sem sinais de problema, mas algumas voltas depois, recebi um alarme de pressão da água. Descobrimos que o sistema de refrigeração estava danificado, mas certamente não teve nada a ver com minha saída da pista. Exatamente o que aconteceu ainda precisamos esclarecer. No geral, gostaríamos de um retorno mais bonito ao local da nossa vitória há um ano.”

Jens Klingmann (#30 BMW M4 GT4, Team WRT, DNF): “Em geral, foi um fim de semana difícil para todos devido às condições. Especialmente à noite, com o início da chuva, às vezes chuva forte, e depois a pista secando, foi difícil ter os pneus certos no momento certo. No geral, fizemos um bom trabalho. Passamos a noite sem um arranhão. Esse era o grande objetivo, para depois atacar no domingo. Infelizmente, tivemos um problema técnico, pelo qual tivemos que retirar o carro cedo. Mas em termos de ritmo, especialmente na chuva, estávamos bem, o que é encorajador e nos dá esperança para as próximas corridas. É uma pena que não pudemos concluir para a equipe. Não alcançamos nosso grande objetivo de chegar ao pódio de bronze, mas ainda podemos nos orgulhar. Conduzimos uma corrida quase impecável até a retirada. Às vezes, um pouco de sorte faz parte, e foi o que nos faltou hoje.”

Connor De Phillippi (#991 BMW M4 GT3, Century Motorsport, 9º lugar na classe Bronze): “Eu amo esta corrida. É uma das grandes corridas de 24 horas que você simplesmente quer dirigir. É muito bom voltar aqui, pela primeira vez com a BMW M Motorsport. Foi uma ótima semana com os caras, nos divertimos muito. A equipe teve que lutar contra muitas adversidades. Apenas colocar o carro no grid a tempo foi um desafio. Mas todos mantiveram um grande espírito de equipe, todos trabalharam de maneira incrivelmente profissional. Obviamente, não foi o resultado que queríamos, mas nos divertimos, terminamos a corrida após problemas técnicos antes do início sem mais dificuldades – e, com sorte, estaremos de volta no próximo ano.”

Via assessoria de comunicação

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.