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24 Horas após 26 anos: McLaren retorna a Le Mans com trio de carros GT3 EVO seguindo as pistas de um ícone do enduro

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Foto: McLaren
  • McLaren se prepara para retorno histórico às 24 Horas de Le Mans após hiato de 26 anos
  • Le Mans é palco da vitória de estreia da McLaren com o F1 GTR, completando a conquista única da marca ‘Tríplice Coroa do Automobilismo’
  • A parceira de corrida United Autosports segue para Le Mans após forte desempenho no Campeonato Mundial de Endurance da FIA em Spa-Francorchamps
  • Terceiro McLaren GT3 EVO inscrito pela Inception Racing
  • Os carros McLaren GT3 EVO se beneficiam da tecnologia, desempenho e durabilidade inspirados nas corridas do carro de estrada 750S

A McLaren Automotive se prepara para sua primeira aparição nas 24 Horas de Le Mans, 26 anos após o nome McLaren ter sido representado pela última vez no grid na icônica corrida 24 horas por dia. Três carros McLaren GT3 EVO estão inscritos no evento, marcando a primeira vez que a McLaren foi representada em todas as três corridas da ‘Tríplice Coroa do Automobilismo’ – que também incorpora o Grande Prêmio de Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis – na mesma temporada.

O lugar da McLaren nos livros de história foi garantido com uma impressionante vitória na estreia nas 24 Horas de Le Mans em 1995 com o carro de estrada McLaren F1. O F1 GTR regressou nas três temporadas seguintes, conquistando mais uma vitória na classe GT1 – e o segundo lugar geral – em 1997, então na forma Longtail. Estes sucessos foram ainda mais notáveis ​​tendo em conta que o F1 nunca foi concebido para ser um carro de corrida e em 1995 não necessitava de grandes modificações para ser competitivo.

Embora elementos do McLaren GT3 EVO tenham sido modificados em relação ao carro de estrada 750S para atender aos requisitos do LMGT3, seu design – inspirado nas corridas – garantiu que muitas semelhanças importantes permanecessem, assim como seu antecessor F1 GTR.

O principal deles é o chassi, que é construído usando uma evolução de tecnologias introduzidas pela primeira vez nas corridas de Fórmula 1 pela McLaren e continuadas em seus carros de estrada, começando com a F1 há 30 anos. O monocoque principal, que forma a célula dos ocupantes, é o mesmo Monocage II de fibra de carbono que está no coração do 750S e ao qual estão fixadas a estrutura de impacto dianteira e a traseira – idênticas às do carro de estrada. O chassi de fibra de carbono faz parte do DNA da McLaren e foi escolhido por sua construção rígida, forte e leve. Suas vantagens não estão apenas na redução de peso e no desempenho dinâmico superior, essenciais para as corridas; é um ambiente incrivelmente seguro para o condutor, especialmente na ação roda a roda de alta velocidade frequentemente vista em Le Mans.

O chassi é apenas parte do ambiente focado no motorista que os pilotos de estrada e de corrida da McLaren compartilham. Os pilotos de corrida da McLaren se beneficiam da mesma direção precisa e inspiradora de confiança pela qual todos os produtos da McLaren Automotive são reconhecidos. O McLaren GT3 EVO usa a mesma cremalheira e coluna de direção do 750S e foi projetado para traduzir diretamente as informações do motorista em um posicionamento perfeito na pista.

A excelência dinâmica do McLaren GT3 EVO é acompanhada pelo mesmo V8 biturbo de 4 litros que alimenta o 750S, um motor originalmente projetado para desempenho em pista e também em estrada. Usando tecnologias nascidas nas pistas de corrida, incluindo comando de válvulas variável, lubrificação por cárter seco e materiais leves, porém resistentes, o M840T é, no entanto, mais potente no 750S; As regras de corrida GT determinam que o motor deve funcionar com potência restrita no McLaren GT3 EVO. No entanto, os condutores irão beneficiar da sua entrega de potência fenomenal e da resistência inerente exigida de um motor concebido e testado para funcionar com elevado desempenho durante muitos milhares de quilómetros entre intervalos de manutenção.

Embora existam muitas adições relacionadas às corridas no McLaren GT3 EVO, incluindo freios específicos para pista, pneus slick e adições aerodinâmicas que são proibidas para uso em estradas, os proprietários do 750S também se beneficiam de muitos recursos que não são permitidos no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). ) regulamentos que regem as inscrições em Le Mans. Isso inclui o spoiler traseiro ativo, modos ajustáveis ​​para o trem de força e o sofisticado sistema Proactive Chassis Control III – combinações que podem ser definidas com um toque no botão McLaren Control Launcher – e a opção do modelo Spider com capota rígida retrátil que pode ser elevado ou abaixado em apenas 11 segundos.

Dois dos três carros McLaren GT3 EVO que irão correr em Le Mans são inscritos pelo parceiro de corrida do WEC, United Autosports. O carro 59 – rodando o mesmo número de corrida do F1 GTR vencedor da corrida de 1995 – será pilotado pelo britânico James Cottingham, pelo brasileiro Nicolas Costa e pelo suíço Grégoire Saucy. A tripulação do carro irmão 95 será composta pelos pilotos japoneses Hiroshi Hamaguchi e Marino Sato, além do chileno Nicolas Pino. O regresso da McLaren a Le Mans segue-se a um desempenho impressionante do carro 59 em Spa-Francorchamps, onde a equipa disputou a vitória e liderou durante muitas voltas da corrida de seis horas.

O terceiro McLaren GT3 EVO será preparado pela Inception Racing, que recebeu uma entrada em Le Mans após o sucesso do piloto norte-americano Brendan Iribe na classe GTD do WeatherTech SportsCar Championship no ano passado. Para Iribe, este será o mais recente de muitos marcos em sua carreira automobilística, que começou em 2019 com uma série de performances impressionantes na Pure McLaren GT Series, precursora do campeonato McLaren Trophy. A partir daí, ele correu em várias séries de corridas de GT ao redor do mundo, conquistando várias vitórias em campeonatos ao longo do caminho. Embora ele já tenha corrido em Le Mans anteriormente, esta será sua primeira participação nas 24 Horas com a McLaren – concretizando uma ambição pessoal – e ele será acompanhado pelo britânico Ollie Millroy e pelo dinamarquês Frederik Schandorff.

“Estamos entusiasmados por regressar a Le Mans; as 24 Horas são uma parte importante da história da McLaren e a oportunidade de competir novamente foi um grande incentivo para competir no Campeonato Mundial de Endurance. É a demonstração definitiva do desempenho e resistência dos nossos carros. 

Desejo a todas as nossas equipes boa sorte e espero uma corrida emocionante.”
Michael Leiters, CEO, McLaren Automotive

Sobre o Troféu do Campeonato Mundial de Resistência:
O Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) é o principal campeonato internacional de carros esportivos do mundo, oferecendo aos fabricantes uma relevância real para os avanços no design de carros de estrada e na tecnologia, desempenho e segurança de crossovers.

Agora em sua 12ª temporada, o campeonato é composto por um grid de 37 carros, divididos entre as categorias Hypercar e LMGT3, e disputado em oito etapas na Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul e Oriente Médio – há corridas de distâncias variadas. , desde a mais curta, de 6 horas, até às lendárias 24 Horas de Le Mans, que continua a ser um dos maiores eventos desportivos do mundo.

Calendário do Campeonato Mundial de Endurance 2024

2 de março Catar 1.812 km Circuito Internacional de Lusail
21 de abril 6 horas de Ímola Ímola
11 de maio 6 horas de Spa-Francorchamps Spa Francorchamps
15 a 16 de junho 24 Horas de Le Mans Circuito de la Sarthe
14 de julho 6 Horas de São Paulo Interlagos
dia 1 de Setembro Estrela Solitária Le Mans Circuito das Américas
15 de setembro 6 horas de Fuji Autódromo de Fuji
2 de novembro 8 horas de Bahrein Circuito Internacional do Bahrein

 

Via assessoria de comunicação McLaren

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