Entre em contato conosco

Michelin Pilot Challenge

Vitória Dramática para Archangel enquanto Aston Conquista Quatro dos Cinco Primeiros Lugares

Publicado:

em

Telitz Extrai 54 Voltas do Último Tanque de Combustível para Garantir a Vitória

Eles observaram e esperaram, convencidos de que Aaron Telitz precisaria parar para reabastecer nos estágios finais das Quatro Horas de Mid-Ohio da O’Reilly Auto Parts na tarde de domingo.

Em vez disso, Telitz continuou a um ritmo quase inalterado ao redor do Mid-Ohio Sports Car Course, liderando a classe Grand Sport (GS) durante a 4ª etapa da temporada do IMSA Michelin Pilot Challenge, no No. 88 Archangel Motorsports Aston Martin Vantage GT4, confiante nas informações que o chefe da equipe Mike Johnson estava relatando dos boxes.

Telitz finalmente desacelerou para economizar combustível nas últimas voltas, permitindo que Matt Plumb no No. 46 Team TGM Aston Martin Vantage GT4 reduzisse sua vantagem de 16 segundos. Mas Telitz e o carro da Archangel que ele compartilhou com Todd Coleman cruzaram a linha com 4.533 segundos de vantagem, garantindo uma dobradinha para a Aston Martin após 152 voltas ao redor do circuito de 2,258 milhas. O fabricante britânico venceu pela primeira vez nesta temporada e conquistou quatro dos cinco primeiros lugares.

Como um dos únicos dois eventos de endurance de quatro horas no calendário do Michelin Pilot Challenge, a estratégia de combustível desempenhou um papel crítico na corrida. É geralmente aceito que os carros da classe GS podem rodar aproximadamente uma hora com um tanque de combustível, então o nível de drama aumentou consideravelmente quando parecia que o No. 88 Archangel Aston tentaria completar os últimos 80 minutos sem parar.

A Team TGM foi a primeira das líderes a adotar uma estratégia que garantiria a chegada ao final, fazendo uma parada com Plumb faltando 49 minutos para o fim. Isso deixou o Aston No. 88 e o Mercedes-AMG GT GT4 No. 34 da JMF Motorsports como os últimos carros tentando realizar um último trecho prolongado.

“Definitivamente os (carros) 34 e 88 estão (esperando) por uma bandeira amarela ou têm algo resolvido na economia de combustível que o resto de nós não tem,” disse Paul Holton, que dividiu o No. 46 Aston Martin com o líder do campeonato GS, Plumb. “Eles conseguiriam? Talvez.”

Telitz continuou em um ritmo que parecia acelerado, completando voltas na casa de 1 minuto e 27 segundos ao redor do circuito de 13 curvas. Ele finalmente desacelerou nos últimos cinco minutos, mas ainda tinha combustível suficiente para completar as últimas 54 voltas da corrida, mais uma volta de vitória, com um único tanque. Foi a primeira vitória da Archangel Motorsports na Michelin Pilot Challenge.

“Que trabalho incrível desta equipe Archangel,” disse Telitz. “Mike Johnson comandando a estratégia, Todd fazendo um primeiro turno tão limpo. Sabíamos que esta corrida ia se resumir à estratégia no final, então foi tudo sobre economizar combustível para nós – basicamente a corrida toda. Sabíamos o que poderíamos fazer; praticamos muito durante os treinos, e valeu a pena aqui. Incrível!”

Coleman disse que ele e a equipe acreditavam plenamente que Telitz chegaria ao final. “Na verdade, parei de rezar por uma bandeira amarela faltando cerca de 20 voltas para o fim, porque pensei, ‘Vamos levar isso até o final.’

“Você não acreditaria no alvo de economia de combustível que ele recebeu, e ele ainda estava rodando (voltas de 1:27). Inacreditável!” ele acrescentou.

Foi geralmente uma corrida limpa que contou com oito líderes na classe GS e apenas três bandeiras amarelas.

Daniel Morad e Bryce Ward terminaram em terceiro no No. 57 Winward Racing Mercedes-AMG GT GT4, enquanto Scott Blind e JP Southern levaram a melhor em uma luta feroz pelo quarto lugar no No. 45 Ruckus Racing Aston Martin Vantage GT4.

Plumb, que competiu com múltiplos co-pilotos este ano, continua liderando a classificação da classe GS com uma vantagem de 130 pontos sobre Robin Liddell e Frank Depew, que se recuperaram de um giro inicial para terminar em quinto no domingo no No. 71 Rebel Rock Racing Aston Martin Vantage AMR GT4 Evo. Morad e Ward estão mais 10 pontos atrás.

### Brown e Dupont Correm para a Primeira Vitória na Série em um Duelo Acirrado na TCR

A classe Touring Car (TCR) apresentou tanto drama na economia de combustível quanto a corrida GS, com Preston Brown e Denis Dupont conquistando sua primeira vitória na Michelin Pilot Challenge de forma emocionante no No. 76 Bryan Herta Autosport com Curb-Agajanian Hyundai Elantra N TCR.

Dupont parou com os demais líderes da TCR para um tanque cheio de combustível durante a última bandeira amarela com pouco mais de 80 minutos restantes. Quando a corrida recomeçou 10 minutos depois, a equipe No. 76 estava em segundo lugar e planejando ir até o final sem parar.

“Assim que ele saiu dos boxes após a última amarela,” explicou o engenheiro da equipe Aaron Phifer, “eu disse que iríamos economizar combustível e ver o que poderíamos fazer. Eu dei a ele um número louco (de economia de combustível) para atingir, e ele estava atingindo.”

Mas um a um, os outros concorrentes da TCR começaram a parar para pequenas recargas de combustível. Dupont herdou a liderança com 28 minutos para o fim quando Tim Lewis parou o No. 5 KMW Motorsports com TMR Engineering Alfa Romeo Giulietta Veloce TCR para uma recarga. Isso mudou o pensamento na equipe do No. 76 Hyundai.

“Todo mundo atrás de nós parou, então isso nos deu a margem (para trazer Dupont para a recarga de combustível),” acrescentou Phifer. “Minha equipe foi incrível o dia todo, nos fez ganhar muitas posições nos boxes. Eles fizeram uma recarga perfeita no final de três segundos, e eu disse a ele, ‘Corra como se tivesse roubado nos últimos quatro voltas.’ Ele é o piloto mais subestimado deste paddock e ele merece isso.”

Dupont fez exatamente isso. Ele voltou após a parada com a liderança e abriu vantagem para vencer por 4.197 segundos sobre Lewis, William Tally e o No. 5 Alfa Romeo. O No. 17 Unitronic/JDC-Miller MotorSports Audi RS3 LMS TCR, com os pilotos Chris Miller e Mikey Taylor, terminou em terceiro – encerrando sua sequência de três vitórias no início da temporada 2024.

“A corrida inteira foi super tática,” disse Dupont, o belga de 34 anos. “Economizamos muito combustível desde o início porque era difícil ultrapassar. No final, foi apenas uma corrida de economia de combustível e acho que realmente a dimensionamos melhor do que o resto e (conseguimos) assumir a liderança, permanecer na frente e então manter uma pequena recarga. … Depois você tem que correr no final, mas achamos que tínhamos ritmo para ficar na frente, então ficamos.”

Foi o terceiro resultado sólido em quatro corridas para Brown e Dupont, que terminaram em segundo na abertura da temporada no Daytona International Speedway e em quarto no mês passado no WeatherTech Raceway Laguna Seca. Eles subiram para o segundo lugar na classificação da TCR após quatro corridas, 170 pontos atrás de Taylor, Miller e do No. 17 Audi. A Hyundai se tornou o segundo fabricante da TCR a vencer em 2024 e reduziu a diferença para a Audi para 40 pontos.

“Tem sido um início de temporada maravilhoso com Bryan Herta Autosport,” comentou Brown. “Denis e eu temos corrido juntos e separados há três anos, então isso é incrível.”

O Michelin Pilot Challenge retorna à ação em 21-22 de junho com o The Esses 120 em Watkins Glen.

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz e Mark Robinson / IMSA Wire Service

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.