Entre em contato conosco

WEC

Vitória da United Autosports na LMP2 Destaque dos Competidores da IMSA em Le Mans

Publicado:

em

Foto: IMSA

Barnicoat Também Conquista Vitória na LMP2 Pro-Am

Os competidores da IMSA que participaram das 24 Horas de Le Mans deixaram sua marca mais uma vez durante uma corrida traiçoeira que contou com chuvas significativas e intermitentes, empurrando as decisões estratégicas ao limite. Os melhores resultados vieram daqueles na classe Le Mans Prototype 2 (LMP2), uma categoria em tempo integral no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar.

A United Autosports conquistou sua segunda vitória em Le Mans na LMP2 (a primeira foi em 2020), com a equipe co-propriedade de Zak Brown e Richard Dean emergindo vitoriosa em uma categoria de 16 carros (divididos igualmente entre LMP2 e LMP2 Pro-Am).

Oliver Jarvis, um dos vários pilotos regulares da IMSA que trocaram seus veículos de temporada completa por um assento exclusivo para Le Mans na principal rodada da temporada do FIA World Endurance Championship, compartilhou o carro vencedor número 22 ORECA 07 com os jovens estreantes americanos em Le Mans, Nolan Siegel e Bijoy Garg.

O trio liderou 43 das 297 voltas, subindo do quinto lugar no grid para vencer por 18.651 segundos sobre os atuais vencedores da LMP2 em Le Mans, Inter Europol Competition – uma equipe que tem uma parceria com a PR1/Mathiasen Motorsports na IMSA.

Jarvis, que completou 40 anos em janeiro e pilota o McLaren 720S Evo da Pfaff Motorsports na classe GT Daytona Pro (GTD PRO) do WeatherTech Championship, iguala a idade combinada de seus companheiros de equipe. O campeão da classe IMSA DPi de 2022 e duas vezes vencedor da Rolex 24 em Daytona adicionou sua segunda vitória em Le Mans (2017, LMP2) em sua 13ª participação, trazendo o carro número 22 até o final.

Siegel, 19 anos, de Palo Alto, Califórnia, tem duas vitórias em corridas de resistência do WeatherTech Championship na LMP2 com o programa CrowdStrike Racing by APR em 2023 (Sahlen’s Six Hours of The Glen e Motul Petit Le Mans), o que lançou a base para sua estreia na LMP2 em Le Mans.

Garg, 21 anos, de Stanford, Califórnia, fez cinco largadas no WeatherTech Championship e ganhou experiência significativa em protótipos ao conquistar o campeonato IMSA VP Racing SportsCar Challenge Le Mans Prototype 3 em 2023. Semelhante a Siegel, ele teve um desempenho constante e limpo durante as condições difíceis.

“É inacreditável. Bijoy e eu nos conhecemos desde que éramos crianças; crescemos competindo em karts juntos e vencer Le Mans juntos em nossas primeiras tentativas é inacreditável,” disse Siegel, que teve um mês agitado competindo em máquinas da IndyCar, Indy NXT e WEC.

Garg, que está dividindo seu 2024 entre as corridas do IMSA Michelin Endurance Cup e a European Le Mans Series com a United, acrescentou: “Tivemos um ano tão desafiador até agora na Europa no ELMS. Chegamos aqui e fomos rápidos durante toda a semana. Sabíamos que tínhamos uma chance, mas precisávamos nos manter com os pés no chão e pensar uma hora de cada vez. Essas foram as duas horas mais estressantes da minha vida, mas valeu a pena!”

**Barnicoat e AO by TF Conquistam Pódios na LMP2 Pro-Am**

A Vasser Sullivan Lexus ainda não foi a Le Mans, mas ambos os seus pilotos da GTD PRO estiveram em 2024. Um deles, Ben Barnicoat, subiu ao topo do pódio ao vencer a classe LMP2 Pro-Am no ORECA 07 número 183 da AF Corse. Ele compartilhou o carro com Francois Perrodo e Nico Varrone.

A AO by TF encerrou uma semana sólida correndo com o “Spike” o dragão da LMP2, onde venceu um desafio de pit stop e conquistou a pole na LMP2 com Louis Deletraz, com um respeitável segundo lugar na Pro-Am. Deletraz compartilhou o ORECA 07 número 14 com o proprietário da equipe AO, PJ Hyett, e Alex Quinn.

**Porsche e Cadillacs Mostram Promessa mas Perdem o Pódio**

O sonho da Porsche Penske Motorsport de adicionar uma vitória nas 24 Horas de Le Mans à sua vitória na Rolex 24 em Daytona em janeiro ficou aquém. O ex-campeão das classes IMSA GT Le Mans (GTLM) e GTD PRO, Laurens Vanthoor, quase conquistou um pódio, mas terminou a 1.167 segundos do terceiro colocado Ferrari no Porsche 963 número 6, que conquistou a pole geral. O Porsche 963 número 5 terminou em sexto, enquanto o Porsche 963 número 4, com bandeira da IMSA, foi um dos vários carros pegos por um trecho particularmente molhado de asfalto entrando na curva Indianapolis e foi forçado a se retirar.

A Cadillac, em seu segundo ano com o V-Series.R, também teve destaque no fim de semana. Os dois carros preparados pela Chip Ganassi Racing se classificaram em segundo e terceiro e, por um tempo, pareciam estar na disputa pela vitória com uma estratégia de combustível fora de sequência, mas os esforços de Alex Palou, Alex Lynn e do antigo companheiro de equipe campeão do GTLM de Vanthoor, Earl Bamber, resultaram em um resultado não representativo de sétimo lugar no Cadillac número 2. O Cadillac da Ganassi com bandeira da IMSA, número 3, retirou-se com um furo no tanque de óleo, enquanto o Cadillac número 311 da Whelen, da Action Express Racing, foi outro pego na Indianapolis antes de retornar à pista após reparos.

**Vencedores do Trueman e Akin Sem Sorte Apesar do Ritmo**

Os recipientes do IMSA Jim Trueman Award e Bob Akin Bronze Cup mostraram seu ritmo em Le Mans, mas não conseguiram um resultado que correspondesse aos seus esforços.

A CrowdStrike Racing by APR tentou defender sua vitória na Pro-Am do ano passado, mas retirou-se após perder a roda traseira esquerda. Isso encerrou um esforço valente que viu o vencedor do Trueman Award, George Kurtz, Colin Braun e Nicky Catsburg trabalharem para levar o ORECA 07 número 45 para cima no grid.

A Inception Racing começou na pole na LMGT3 com o McLaren 720S LMGT3 número 70, qualificado pelo vencedor do Akin, Brendan Iribe, e compartilhado por Ollie Millroy e Frederik Schandorff. O carro liderou no início da pole, mas foi para a garagem com danos no radiador. Terminou a corrida, mas em um azarado 13º lugar.

Todos os competidores da IMSA retornam à ação no WeatherTech Championship neste fim de semana no Watkins Glen International para as Sahlen’s Six Hours of The Glen, a terceira rodada da temporada do IMSA Michelin Endurance Cup. A cobertura da corrida começa às 11 a.m. ET no domingo na USA, Peacock e IMSA Radio.

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.