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Fórmula 1

Verstappen e Norris colidem e George Russell vence GP da Áustria

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Sabe aquele frase “lugar certo, na hora certa”?! Pois é, George Russell (Mercedes) estava em terceiro, fazendo uma corrida discreta e distante dos dois da ponta. Até que Max Verstappen (RBR) e Lando Norris (McLaren) colidiram de maneira desastrosa. Por consequência, Norris abandonou a corrida, Verstappen caiu para quinto, e Russell ganhou de bandeja uma vitória.

Enquanto Russell já estava em uma posição de pódio, Oscar Piastri (McLaren) e Carlos Sainz (Ferrari) não, e ambos acabaram no pódio, em segundo e terceiro, respectivamente.

A largada

Verstappen largou da pole e se manteve em primeiro, enquanto Norris foi ameaçado por Russell nas primeiras curvas. Ao mesmo tempo, Lewis Hamilton (Mercedes) ultrapassou Sainz, só que por fora da pista, então na volta 10 a equipe o instruiu a devolver a posição para evitar uma punição.

Largada da corrida – Imagem: Joerg Mitter via Red Bull Content Pool

Ainda na primeira volta, Charles Leclerc e Piastri tiveram contato e acabou pior para o monegasco. Ele precisou ir para os boxes trocar a asa dianteira e colocou pneus duros, assim voltou à pista entre os últimos. Por outro lado, Piatri seguiu na pista e na volta 7 ultrapassou Sergio Pérez (RBR) pela sexta posição.

A primeira parada de vários pilotos aconteceu antes do imaginado. Na volta 11, Daniel Ricciardo (VCABR) e Kevin Magnussen (Haas) trocaram os médios pr duros, em uma tentativa de estratégia alternativa. E na volta 13 foi a vez de Nico Hulkenberg (Haas) fazer a troca de pneus. Contudo, quando ele voltou a pista se envolveu em uma pequena disputa com o companheiro de equipe, que terminou com a equipe pedindo para Magnussen cuidar dos pneus.

Alonso acerta Zhou

Se tinha alguém com falta de sorte na corrida, esse era Leclerc. Na volta 17 ele foi para os boxes mais uma vez, para colocar pneus médios. E três voltas depois, o engenheiro de Norris informou via rádio que os pneus duros não estavam rendendo como esperado, mas que ele tinha dois pneus médios a disposição.

Ao mesmo tempo, Ricciardo buscava recuperar posições depois da parada, e ultrapassou Zhou Guanyu (Kick Sauber). E Fernando Alonso (Aston Martin), que estava logo atrás do australiano, acabou acertando o chinês por trás, antes de ultrapassar. O bicampeão foi punido com 10 segundos pela colisão. Assim como, Hamilton, que escorregou na entrada do pit lane, e foi punido com cinco segundos por cruzar a linha branca.

Nesse meio tempo, Verstappen e Norris foram para os boxes, mas neste ponto da corrida, o holandês tinha uma boa vantagem sobre o britânico.

Batalha das Alpines

Por outro lado, uma batalha que rendeu por várias voltas foi entre a dupla da Alpine. Na volta 33, Pierre Gasly tentou ultrapassar Esteban Ocon na Curva 3, e os dois quase se tocaram. Então, Gasly disse para a equipe que Ocon precisava ultrapassar logo Alonso, porque ele estava perdendo tempo.

Assim, três voltas depois Ocon finalmente conseguiu passar Alonso e Gasly fez o mesmo na curva seguinte. Porém, quando Gasly então seguiu para ultrapassar Esteban, o mesmo fechou a porta e empurrou Pierre para fora da pista. Cerca de nove voltas depois, Gasly colocou lado a lado com Ocon e ultrapassou o companheiro na Curva 4.

Gasly supera Ocon – – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Nesse meio tempo, Verstappen começou a reclamar dos pneus duros, e na volta 51 foi para a troca. Mas, a McLaren reagiu rápido e Norris entrou logo atrás. Contudo, nem Verstappen nem a RBR contavam que o pneu traseiro esquerdo fosse causar problemas e a parada do tricampeão durou 6.5s. Os dois pilotos saíram juntos dos boxes e começaram o duelo pela vitória. Vale notar que Verstappen colocou pneus médios usados e Norris tinha médios novos.

A colisão entre os líderes

A diferença inicial entre os dois era de 1.6s, mas na volta 54 Norris ja estava na zona de DRS do rival. Na volta seguinte ele fez o primeiro movimento para uma ultrapssagem, mas Verstappen o segurou. A batalha seguiu por voltas, com os dois lutando duro pela posição. Na volta 61, os comissários avisaram que Lando estava sob investigação por ultrapassar os limites de pista repetidamente.

Enquanto isso na pista, ele tentou novamente ultrapassar, agora por dentro, o que forçou Verstappen para fora. E na volta seguinte, quando Norris tentou o movimento por fora, eles colidiram e ambos sofreram danos, além de pneus furados.

Com isso, ambos se arrastarm até os boxes e Russell assumiu a liderança da corrida. Ao mesmo tempo a direção de prova colocou um breve Carro de Segurança Virtual (VSC). Enquanto Verstappen trocou pneus e voltou a pista, os danos no carro de Norris foram extensos e ele teve que abandonar.

Uma batalha bonita terminou em desastre – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Mas, antes de sair do carro, a equipe foi inteligente em cumprir os cinco segundos de punição que ele tomou por não respeitar os limites de pista repetidamente. Verstappen foi punido com 10 segundos pela colisão e terminou em quinto.

Lá na frente, Russell pediu silêncio para a equipe no rádio, enquanto Piastri superou Sainz, pela segunda posição. Apesar de tentar chegar em Russell, não haviam voltas suficientes e o britânico venceu pela segunda vez em sua carreira na F1.

Ainda pontuaram Hamilton em quarto, Hulkenberg em sexto, seguido de Pérez, Magnussen, Ricciardo e Gasly.

A Fórmula 1 agora segue para a Inglatera para a tradicional corrida em Silverstone, última da rodada tripla.

Resultado do GP da Áustria – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

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