Entre em contato conosco

WEC

TEAM WRT CONQUISTA O SEGUNDO LUGAR NO LMGT3 E REDUZ A DIFERENÇA NO CAMPEONATO APÓS 24 HORAS DESAFIADORAS DE LE MANS

Publicado:

em

Foto: BMW

O Team WRT alcançou um importante pódio na classe LMGT3 nas 24 Horas de Le Mans 2024, com o BMW M4 GT3 pilotado por Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung cruzando a linha de chegada em segundo lugar, um resultado que permite à equipe reduzir significativamente a diferença no topo da classificação do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Os resultados positivos mitigam em parte a frustração vivida no acampamento do WRT, após os infortúnios que atingiram os outros três carros da equipe belga. Mais satisfação para a equipe veio da vitória no ‘Pit Stop Challenge’ e do prêmio recebido no âmbito dos Prêmios de Sustentabilidade da ACO, pelas inovações positivas em reconhecimento ao apoio da equipe à Fondation Arthritis.

Na classe Hypercar, o carro #15 começou na P6, após Dries Vanthoor ter liderado a sessão de qualificação, mas teve seus esforços prejudicados na Hyperpole por uma excursão fora da pista. Marco Wittmann iniciou a corrida e estava em quinto lugar antes de um infeliz giro colocar o carro na parte de trás do grupo Hypercar.

O carro #20, com a pintura Julie Mehretu Art Car, sofreu um incidente mais sério na terceira hora, em pista molhada, quando Robin Frijns atingiu as barreiras na Chicane Ford. O holandês conseguiu trazer o carro de volta aos boxes, onde foram feitos reparos no eixo de transmissão e nos freios. Infelizmente, uma parada preventiva muito mais longa foi necessária para verificar toda a seção traseira e o assoalho, após o que o carro permaneceu no box. Ele voltou à pista no final da corrida, para cruzar a linha de chegada.

O outro BMW M Hybrid V8 passou as primeiras seis horas subindo de posição no campo com um ritmo muito bom e poderia ter disputado as honras principais. Infelizmente, durante a sétima hora, Dries Vanthoor foi atingido pelo Ferrari #83 de Robert Kubica (que foi posteriormente penalizado pelo incidente) em alta velocidade antes do ponto de frenagem de Mulsanne, e bateu nas barreiras. Felizmente, Dries saiu do carro sem assistência e foi diagnosticado com uma leve concussão e rigidez muscular.

Foi uma corrida de duas partes para os BMW M4 GT3 inscritos na classe LMGT3. O carro #46 teve uma abertura sensacional da corrida, com Maxime Martin, Ahmad Al Harthy e Valentino Rossi, que também fizeram um trabalho fantástico, assumindo a liderança na quarta hora e sempre permanecendo na disputa pela vitória, independentemente das mudanças de ordem no top-five devido a estratégias alternadas. Infelizmente, logo após o anoitecer, na sétima hora, Ahmad Al Harthy perdeu o controle do carro na seção da Ponte Dunlop, atingindo as barreiras com danos frontais suficientes para forçar o #46 a abandonar a corrida.

O carro do Team WRT que teve a corrida mais tranquila foi o #31. Augusto Farfus, que iniciou a corrida, Darren Leung e Sean Gelael estavam em 15º durante as horas iniciais, mas continuaram subindo posições consistentemente graças a uma estratégia perfeita e uma corrida sem falhas. Pela manhã, o carro emergiu no top três, trocando posições frequentemente com seus dois rivais diretos. Eventualmente, ele se estabeleceu na segunda posição até a bandeira quadriculada, após a chuva reaparecer na última meia hora. O carro #31 agora está a apenas dois pontos da liderança na classificação da classe LMGT3, enquanto o FIA WEC segue para o Brasil para a quinta rodada, as 6 Horas de São Paulo, de 12 a 14 de julho.

**CITAÇÕES**

Vincent Vosse, Diretor da Equipe BMW M Team WRT: “Não estou tão desapontado com a performance dos Hypercar, mas com os resultados dos Hypercar e de alguma forma não foi nosso fim de semana. No LMGT3, após perder o carro #46, todas as nossas esperanças estavam no #31 e eles fizeram um trabalho incrível, os pilotos, os mecânicos, os engenheiros, todos! Eles lutaram muito e terminamos em segundo lugar com apenas uma margem de 35s após 24 horas de corrida, é uma grande conquista”.

Marco Wittmann, piloto #15: “Para mim, foi um sonho realizado participar pela primeira vez das 24 Horas de Le Mans, e também uma honra iniciar a corrida, sempre um destaque com o show e a grande multidão. Estamos obviamente muito desapontados com o resultado e ver nossa corrida terminar com um acidente tão grande. Felizmente, Dries saiu com quase nenhuma lesão, isso é o mais importante. Vendo o que aconteceu também com nosso carro irmão, podemos dizer que a sorte não estava do nosso lado, e isso dói, mas agora temos que focar no resto do campeonato, aprender com os aspectos negativos e transformá-los em positivos, e voltar mais fortes. Fizemos um progresso tremendo desde o Qatar, como mostrado pelo nosso ritmo aqui, podemos nos orgulhar disso, e devemos construir sobre isso”.

René Rast, piloto #20: “Estar em Le Mans é sempre o destaque do ano. Para mim, foi uma honra muito especial começar como piloto do #20 BMW M Hybrid V8 Art Car. O desfile na sexta-feira foi tão fantasticamente louco como todos os anos. Do ponto de vista esportivo, o resultado da corrida foi, claro, tudo menos satisfatório, pois esperávamos muito mais. Simplesmente não implementamos bem e cometemos muitos erros. Precisamos melhorar nisso”.

Augusto Farfus, piloto #31: “Acho que na manhã de sábado, antes do início da corrida, ninguém esperava estar aqui, no pódio e em uma ótima posição para lutar pelo título mundial. Parabéns à BMW, Team WRT e a todos os caras. É tudo sobre trabalho em equipe e esforço coletivo, mantivemos o carro na pista durante momentos muito difíceis na noite, mas fomos recompensados pela estratégia incrível, paradas nos boxes e configuração. Agora, vamos comemorar”.

Valentino Rossi, piloto #46: “Na primeira parte da corrida, fomos muito competitivos, conseguimos recuperar muitas posições, graças a uma boa estratégia e um ritmo consistente. Lideramos a corrida por 2-3 horas e gostei muito de estar em P1! Infelizmente, as condições pioraram e Ahmad, com pneus slick em pista molhada, cometeu um erro, e tivemos que abandonar. É uma grande pena”.

**PRÓXIMA CORRIDA**

Fanatec GT World Challenge Europe – CrowdStrike 24 Hours of Spa, Centenary Edition, 29-30 de junho de 2024.

Via assessoria de comunicação Team WRT

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.