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Michelin Pilot Challenge

Registros quebrados nas classificatórias do Michelin Pilot Challenge em Mid-Ohio

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Foto: IMSA

Novos padrões estabelecidos por De Quesada na categoria Grand Sport e Wittmer na Touring Car

Michael de Quesada conquistou seu segundo Motul Pole Award consecutivo na classe Grand Sport (GS) do IMSA Michelin Pilot Challenge com um novo recorde de pista no sábado, no Mid-Ohio Sports Car Course.

De Quesada percorreu o circuito técnico em 1 minuto e 26.262 segundos (94.233 mph) no McLaren Artura GT4 nº 69 da Motorsports In Action, durante a qualificação para as Quatro Horas de Mid-Ohio da O’Reilly Auto Parts no domingo. Isso segue seu esforço para conquistar a pole no evento do mês passado no WeatherTech Raceway Laguna, uma corrida que ele e o co-piloto Jesse Lazare venceram. Lazare também conquistou a pole no Sebring International Raceway em março, dando ao McLaren nº 69 três poles consecutivas na temporada.

De Quesada expressou surpresa pelo fato de que a volta da pole em Mid-Ohio não foi ainda mais rápida, considerando que todo o circuito de 2.258 milhas foi repavimentado em novembro.

“Por alguma razão, a pista está muito escorregadia neste fim de semana”, observou ele.

Paul Holton (Aston Martin Vantage GT4 nº 46 da Team TGM) foi o primeiro piloto a quebrar o recorde de pista de GS de Nate Stacy de 2020, registrando um tempo de 1:26.613 (93.851 mph) na metade da sessão de qualificação de 15 minutos. De Quesada baixou o marco para 1:26.480 com seis minutos restantes.

Jared Thomas brevemente levou o Porsche 718 GT4 RS Clubsport nº 3 da JTR Motorsports Engineering ao topo das tabelas, postando uma volta de 1:26.469 com pouco mais de 90 segundos restantes. Mas, apenas cinco segundos depois, de Quesada superou isso com a volta que garantiu a pole. Thomas garantiu a posição na primeira fila ao lado no Porsche nº 3 que ele compartilha com Nick Shaeffer.

A volta da pole de De Quesada foi menos de um segundo mais rápida que a volta mais rápida na classe Touring Car (TCR). As classes serão separadas para o início da corrida de quatro horas no domingo, mas podem rapidamente se misturar.

“Notei nos treinos que os carros TCR são rápidos nesta pista”, disse de Quesada. “Isso definitivamente vai tornar a corrida difícil, na minha opinião. Eles são muito próximos de nós nas retas e nas curvas, então acho que o início e passar pelos retardatários vai ser um pouco complicado. É bom ver isso, e espero que possamos passar por amanhã com uma corrida limpa e boa.”

“Cada fim de semana de corrida apresenta seu próprio desafio, e só temos que vencê-los”, acrescentou. “Só espero que levemos bons pontos todos os fins de semana para, aos poucos, subir e terminar no topo do campeonato no final do ano.”

Wittmer destrói recorde de TCR para estender a sequência de poles da Honda
A repavimentação da pista de Mid-Ohio se mostrou benéfica para os pilotos que se classificaram na classe Touring Car (TCR), já que pelo menos uma dúzia superou o antigo recorde da classe. Nenhum fez melhor que Karl Wittmer, cuja volta de 1:27.103 (93.323 mph) no Honda Civic FL5 TCR nº 93 da Montreal Motorsport Group destruiu o padrão anterior por mais de 1,7 segundos.

Isso deu à Honda uma quarta pole consecutiva de TCR em Mid-Ohio e deu à veterana equipe canadense, nova na IMSA, seu segundo Motul Pole Award consecutivo, após o conquistado por Bryan Ortiz no Civic nº 6 em WeatherTech Raceway Laguna Seca. Ortiz começará ao lado de seu companheiro de equipe na primeira fila no campo de 16 carros TCR no domingo.

“A maioria do paddock nos vê como novatos na IMSA, mas esses caras estão por aí desde 1972”, disse Wittmer. “Eles estão competindo há muito tempo no Canadá e no mundo todo. É bom finalmente estar aqui e provar que nossa experiência tem significado.”

Wittmer saltou para o topo da tabela de tempos em sua quarta volta, com 1:27.795. Após uma volta de resfriamento, ele encontrou a pista à frente completamente aberta e decidiu forçar mais – contra a vontade da equipe.

“Coloquei a volta inicial cedo e depois uma pista livre apareceu e, bem, eu sou um piloto”, disse ele com um sorriso. “Mesmo que me dissessem para não ir, eu fui. Montei e mandei ver.”

A volta que garantiu a pole de Wittmer foi 0,181 segundos melhor que a de Robert Wickens no Hyundai Elantra N TCR nº 33 da Bryan Herta Autosport com Curb-Agajanian. O Hyundai, no entanto, não atendeu aos padrões mínimos de altura de condução na inspeção técnica pós-qualificação e foi movido para o final do grid. Isso moveu Ortiz, que se qualificou em terceiro no Honda nº 6 da MMG que ele compartilha com LP Montour, para a segunda posição de largada.

“Vai ser uma corrida longa”, disse Wittmer, cujo co-piloto no nº 93 é Dai Yoshihara. “Esta nova superfície é extremamente lisa, mas também um pouco escorregadia. Vamos ter falta de aderência, então é tudo sobre paciência e tentar encontrar consistência.”

As Quatro Horas de Mid-Ohio da O’Reilly Auto Parts serão transmitidas ao vivo no Peacock nos EUA e no IMSA.tv fora dos EUA a partir das 12h35 ET de domingo.

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz e Mark Robson/ IMSA Wire Service

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