Entre em contato conosco

Outros

Proton Competition e Ford Performance brilham no pódio de Le Mans na estreia do Mustang GT3

Publicado:

em

Foto: Ford

Em sua estreia em Le Mans, o Mustang GT3 concluiu a corrida de resistência de carros esportivos mais difícil e icônica do mundo com os três carros inscritos, garantindo o terceiro lugar para o carro número 88.

Dennis Olsen, Giorgio Roda e Mikkel O. Pedersen alcançaram o pódio com um terceiro lugar na categoria LMGT3 do FIA WEC.

Chris Mies, Ben Tuck e John Hartshorne terminaram em quarto lugar, contribuindo para que o Mustang GT3 ocupasse duas posições entre os cinco primeiros da categoria.

LE MANS, FRANÇA, 16 de junho de 2024 – Sessenta anos após a primeira vitória do Ford Mustang no lendário Tour de France, o Mustang GT3 conquistou o terceiro lugar, além de todos os três carros completarem as icônicas 24 Horas de Le Mans. Na mais difícil corrida de resistência de carros esportivos do calendário do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC), o Mustang GT3 enfrentou o desafio máximo e se destacou em algumas das condições mais difíceis da recente memória no famoso Circuito de la Sarthe.

Todos os três Mustang GT3 terminaram a corrida, com o carro número 88 de Dennis Olsen (NOR), Giorgio Roda (ITA) e Mikkel O. Pedersen (CAN) cruzando a linha de chegada em terceiro na categoria LMGT3. O carro número 44, pilotado por Christopher Mies (ALE), John Hartshorne (GBR) e Ben Tuck (GBR), terminou em quarto lugar.

“O desempenho de pódio de hoje mostra que o Mustang pode vir e competir no palco global contra os melhores carros esportivos do mundo”, disse Mark Rushbrook, Diretor Global de Motorsport da Ford Performance. “É uma sensação fantástica conseguir isso na primeira participação do Mustang em Le Mans. É um grande testemunho de nossa empresa, nossos funcionários e todos os nossos fãs que estão celebrando o 60º aniversário do Mustang este ano e todos os ótimos parceiros que temos com a Proton Competition, M-Sport e Multimatic Motorsports. Estamos competindo e vencendo ao redor do mundo, mas ter um pódio aqui em Le Mans é um momento tão especial.”

“É sempre ótimo estar no pódio e especialmente em Le Mans”, disse Christian Ried, Diretor da Equipe Proton Competition. “Mas também, no primeiro ano de um novo carro, e no 60º aniversário do Mustang, tantas coisas se juntaram para tornar hoje possível. É incrível. Vimos que este era um bom carro em sua estreia em Daytona, e desde então tomamos todas as medidas para fazê-lo funcionar em sua primeira temporada. De Daytona, Sebring e Long Beach, ao Qatar, Imola e Spa, sentimos que poderíamos trazer um carro aqui depois desses seis meses que pudesse lutar pela vitória. Terminar no pódio em terceiro lugar é incrível. Estou orgulhoso de todos.”

O carro número 88 enfrentou desafios iniciais, mas mostrou resiliência durante toda a corrida. Olsen subiu 13 posições na primeira hora de ação para o quarto lugar, em uma grande exibição de velocidade e habilidade de corrida. A equipe competiu consistentemente entre os dez primeiros da classe, aproveitando uma estratégia de pit stop que ajudou a levar o Mustang GT3 aos cinco primeiros lugares ao longo da corrida. Um ritmo constante ao redor dos 13,626 km do circuito de Circuit de la Sarthe eventualmente garantiu um lugar no pódio.

“Estou muito feliz com este resultado”, disse Larry Holt, Vice-Presidente Executivo do Grupo de Operações Especiais de Veículos da Multimatic. “Le Mans é o maior desafio de corrida de carros esportivos do mundo. Tive alguns ótimos resultados aqui e também tive anos ruins aqui, e tenho que dizer que este está entre os melhores.”

Enquanto o carro número 77 de Ryan Hardwick (EUA), Ben Barker (GBR) e Zacharie Robichon (CAN) enfrentou desafios iniciais na pista durante a corrida, seu Mustang GT3 também compartilhou do sucesso geral da equipe. Barker registrou a volta mais rápida na classificação de quinta-feira, avançando para o Hyperpole. Este foi o primeiro Hyperpole pelo Mustang GT3 após quatro rodadas de corridas do WEC até agora em 2024.

Citações dos pilotos:

Dennis Olsen, Nº 88: “Assim que começamos a corrida, dirigindo pelo pelotão, percebi o pacote que tínhamos debaixo de nós. Isso me deu motivação para ir além e assumir riscos mesmo em todas as condições que experimentamos na corrida – como ir a fundo na pista molhada. Eu queria que este resultado acontecesse. Foi um último trecho muito bom, e estou muito feliz por estar no pódio com Bill Ford pessoalmente. Foi um momento de orgulho para mim.”

Mikkel O. Pedersen, Nº 88: “Esta foi minha terceira vez em Le Mans, e foi a primeira vez que terminei a corrida. Talvez isso diga algo sobre a qualidade de construção do Mustang GT3. Estou muito orgulhoso da equipe, especialmente de onde começamos a semana. Foi uma semana difícil, mas acabou dando certo no final. Que semana fantástica para a equipe.”

Chris Mies, Nº 44: “Mais uma vez, o carro não teve problemas técnicos, o que é incrível – depois de Daytona, Sebring e agora Le Mans. Terminamos em quarto lugar, o que me deixa chateado porque estávamos tão perto do pódio. Mas é assim que é. Se você não termina no pódio, então você quer estar no pódio. No final das contas, maximizamos nosso potencial. O quarto lugar é ótimo, e do ponto de vista total da equipe, é ainda melhor que nosso carro irmão conseguiu o primeiro pódio para o Mustang GT3. O carro foi incrível de pilotar, e honestamente acho que merecia um pódio completo de 1-2-3. O carro estava perfeito em termos de desempenho, e fizemos bons progressos desde alguns meses atrás. Espero que para as próximas grandes corridas, tenhamos mais pódios e, em breve, uma vitória.”

Ben Tuck, Nº 44: “Se você me dissesse que íamos conseguir um top-five na minha primeira Le Mans, eu teria honestamente perguntado quanto dinheiro eu teria que pagar por isso. Estou extremamente feliz com esse resultado. Sempre vai estar na minha mente… uma posição abaixo do pódio. Mas realmente não posso reclamar. Estávamos tão perto, e tudo o que você precisa fazer é olhar a lista de inscritos para perceber a classe e o padrão do grid da LMGT3. É absolutamente incrível, e especialmente ver nossos colegas de equipe no pódio. Isso é incrível para a Ford. É uma honra fazer parte disso. Estou muito grato a John Hartshorne por me trazer aqui, à Proton por gerenciar o carro e à Ford por proporcionar tudo isso para nós. É realmente especial fazer parte da história do Mustang e do retorno da Ford a Le Mans.”

Via assessoria de comunicação Ford

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.