Entre em contato conosco

WeatherTech

Prévia das 24 Horas de Le Mans da IMSA: Profundidade no Campo Profundo

Publicado:

em

Foto: WEC

Quase 100 Pilotos da IMSA, Mais de 10 Equipes Parte da Lista de Inscrições

Embora não façam parte do calendário do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, quase 100 dos 186 pilotos inscritos nas 24 Horas de Le Mans deste ano já fizeram pelo menos uma largada em uma corrida da IMSA até agora em 2024. Le Mans acontece neste sábado e domingo, uma semana antes da temporada da IMSA ser retomada em Watkins Glen International com as Seis Horas de The Glen da Sahlen.

A lista de inscritos de Le Mans com 62 carros também inclui mais de 10 equipes da IMSA que competem em calendários completos ou parciais. Aqui está uma análise do campo de quais participantes da IMSA farão a viagem para a França:

Hypercar

Três equipes da IMSA Grand Touring Prototype (GTP), sendo duas em temporada completa e uma em temporada parcial, fazem parte da classe Hipercarro de 23 carros, a classe principal do campo. Além disso, há vários outros pilotos da IMSA espalhados dentro desta classe:

Cadillac Racing: Pelo segundo ano consecutivo, dois Cadillac V-Series.R LMDh da Cadillac Racing preparados pela Chip Ganassi Racing fazem parte da lista. O carro específico da IMSA, o No. 3, contará novamente com o nativo de Le Mans, Sebastien Bourdais, Renger van der Zande e Scott Dixon. Seu carro irmão que disputa a temporada do Campeonato Mundial de Resistência da FIA com os pilotos em temporada completa Earl Bamber e Alex Lynn, ambos que disputaram algumas corridas da IMSA Michelin Endurance Cup GT Daytona Pro (GTD PRO) este ano no novo Corvette Z06 GT3.R, compartilha o carro No. 2 com o estreante em Le Mans, Alex Palou, o bicampeão da IndyCar que disputou um par de corridas do Rolex 24 At Daytona.

Whelen Cadillac Racing: A equipe campeã defensora da IMSA GTP da Action Express Racing está se preparando para uma segunda tentativa em Le Mans. Os pilotos da IMSA em temporada completa Pipo Derani e Jack Aitken compartilham o Cadillac numerado de Le Mans No. 311 com o estreante em Hiperca Felipe Drugovich, campeão da Fórmula 2 que competiu na European Le Mans Series este ano.

Porsche Penske Motorsport: Após vencer o Rolex 24, a Porsche Penske Motorsport tem a rara oportunidade de conquistar duas vitórias gerais em corridas de 24 horas de destaque em 2024. Sua inscrição específica da IMSA muda de um número único de 75 no ano passado para o No. 4 este ano, mas mantém o mesmo trio de pilotos Mathieu Jaminet, Nick Tandy e Felipe Nasr. Dos seis pilotos em seus dois carros inscritos no WEC, cinco fizeram pelo menos uma largada na IMSA este ano, incluindo Matt Campbell, que assim como Nasr no No. 4 tem a chance de adicionar Le Mans à sua vitória no Rolex em janeiro no Porsche No. 5.

Lamborghini Iron Lynx: Após a equipe desfrutar de uma estreia bem-sucedida com seu Lamborghini SC63 em Sebring, sua inscrição da IMSA correrá como um segundo carro em Le Mans (No. 19) com o trio Romain Grosjean, Andrea Caldarelli e Matteo Cairoli. Mirko Bortolotti, que também disputou uma corrida da IMSA este ano, estará no carro No. 63 inscrito no WEC.

Outros pilotos da IMSA em 2024: Além dos pilotos e equipes listados acima, mais de 20 outros pilotos inscritos no Hipercarro fizeram pelo menos uma largada na IMSA em 2024. Esses pilotos estão presentes em sete equipes e cinco fabricantes. (Toyota, BMW, Alpine, Jota Porsche, Ferrari, Peugeot, Proton Porsche):

Toyota: Brendon Hartley (No. 8 Toyota),
BMW: Dries Vanthoor (No. 15 BMW), Sheldon van der Linde, Rene Rast (No. 20 BMW),
Alpine: Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg, Charles Milesi (No. 35 Alpine), Matthieu Vaxiviere (No. 36 Alpine),
Jota Porsche: Phil Hanson, Jenson Button (No. 38 Jota Porsche),
Ferrari: Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen (No. 50 Ferrari), Alessandro Pier Guidi, James Calado (No. 51 Ferrari),
Peugeot: Mikkel Jensen (No. 93 Peugeot), Paul di Resta (No. 94 Peugeot),
Proton Porsche: Neel Jani, Harry Tincknell, Julien Andlauer (No. 99 Proton Porsche)

Le Mans Protótipo 2 (LMP2)

A classe de 16 carros dos carros ORECA 07 idênticos faz sua primeira e única aparição em uma corrida do WEC de 2024 em Le Mans, já que sua popularidade para inscrições ao longo da temporada aumentou na IMSA. Pilotos e equipes da IMSA de 2024 em Le Mans incluem:

AO by TF: O “Spike”, o Dragão LMP2, faz sua primeira aparição em Le Mans após a decoração de dinossauro “Rexy” ter se tornado favorita dos fãs em 2023. O proprietário da equipe PJ Hyett compartilha o carro roxo No. 14 com Alex Quinn e Louis Deletraz.

United Autosports: A equipe anglo-americana é uma das únicas duas equipes LMP2 com dois carros. O piloto da Pfaff McLaren, Oliver Jarvis, compartilha o carro No. 22 da equipe com os jovens americanos e estreantes em Le Mans Bijoy Garg e Nolan Siegel. Um trio de vencedores da IMSA – Ben Keating, Filipe Albuquerque e Ben Hanley – compartilham o carro No. 23.

Nielsen Racing: Kyffin Simpson, que tem vitórias de classe em Sebring e Motul Petit Le Mans em seu currículo e correu nas 24 Horas de Daytona deste ano com a DragonSpeed, compartilha o carro No. 24 desta equipe.

Algarve Pro Racing: O talentoso jovem canadense Roman De Angelis, geralmente no Aston Martin Vantage GT3 Evo No. 27 da Heart of Racing Team na classe GT Daytona (GTD) da IMSA, fará sua primeira largada em um protótipo neste carro No. 25 da equipe.

Inter Europol Competition: Os vencedores da LMP2 de Le Mans de 2023 se uniram à PR1/Mathiasen na IMSA. Dois dos pilotos planejados para as 24 Horas de Daytona de 2024, Jakub Smiechowski e Clement Novalak, fazem parte do carro No. 34 desta equipe em Le Mans.

Cool Racing: As estrelas em ascensão Malthe Jakobsen e Ritomo Miyata estão no carro No. 37 desta equipe; o piloto britânico Matt Bell faz parte do carro No. 47 com o co-piloto de longa data Naveen Rao.

Crowdstrike Racing by APR: O vencedor do Prêmio Jim Trueman, George Kurtz, compartilha o carro No. 45 com Colin Braun e Nicky Catsburg.

AF Corse: Ben Barnicoat da Vasser Sullivan Lexus é outro piloto regular da IMSA GT em um LMP2 em Le Mans, a bordo do carro No. 183 que ele compartilha com Nico Varrone e Francois Perrodo.

Duqueine Team: James Allen está no carro No. 30 da equipe.

DKR Engineering: Laurents Hoerr está no carro No. 33 da equipe.

Panis Racing: Rodrigo Sales e Scott Huffaker estão no carro No. 65 desta equipe.

LMGT3

Carros com especificações GT3 agora são elegíveis para Le Mans como parte de uma mudança de classe do WEC longe dos carros com especificações GTE anteriores. Há uma série de nomes e equipes familiares da IMSA nesta classe:

Heart of Racing Team: A equipe Heart of Racing Team, que viaja pelo mundo, tem um esforço duplo tanto na IMSA quanto no WEC, com o diretor da equipe Ian James e o regular da IMSA Alex Riberas compartilhando o Aston Martin Vantage AMR LMGT3 No. 27 da equipe com Daniel Mancinelli.

Team WRT: Augusto Farfus e Maxime Martin competiram em corridas da Michelin Endurance Cup com o programa GTP da BMW M Team RLL em 2024 e são os respectivos pilotos classificados como Platina nos BMW M4 LMGT3 Nos. 31 e 46 da WRT. Um dos co-pilotos de Martin é o celebrado convertido das corridas de motocicleta Valentino Rossi.

Proton Competition: A equipe de Christian Ried tem três carros LMGT3 inscritos, todos Ford Mustang GT3s. Aqueles que fizeram largadas na IMSA este ano espalhados por esses Fords incluem Christopher Mies (No. 44), Ryan Hardwick e Zacharie Robichon (No. 77) e Dennis Olsen (No. 88).

Akkodis ASP Team: Jack Hawksworth da equipe Lexus Vasser Sullivan da IMSA foi chamado de última hora para pilotar o Lexus RC F LMGT3 No. 87. Hawksworth substitui Jose Maria Lopez, que se transferiu para o Toyota GR010 Hybrid No. 7 depois que Mike Conway ficou fora devido a um acidente de bicicleta.

Vista AF Corse: Quatro regulares da Michelin Endurance Cup estão divididos entre esses dois Ferrari 296 LMGT3s: Davide Rigon (No. 54) e Francois Heriau, Simon Mann e Alessio Rovera (No. 55).

Iron Lynx/Iron Dames: O par de Lamborghini Huracán LMGT3 Evo2 apresenta seis pilotos que disputaram uma corrida da IMSA este ano: Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Franck Perera (No. 60) e o trio Iron Dames de Sarah Bovy, Michelle Gatting e Rahel Frey (No. 85).

JMW Motorsport: Larry ten Voorde e Salih Yoluc fazem parte do Ferrari 296 LMGT3 No. 66 da equipe.

Inception Racing: O vencedor do Prêmio Bob Akin, Brendan Iribe, traz o programa Inception Racing para Le Mans, compartilhando o McLaren 720S LMGT3 Evo No. 70 com Ollie Millroy e Frederik Schandorff.

TF Sport: Os pilotos de fábrica da Corvette Racing, Charlie Eastwood (No. 81) e Daniel Juncadella (No. 82), estão divididos entre os dois carros Corvette Z06 LMGT3.R, com Rui Andrade (No. 81) também tendo feito uma largada na IMSA este ano.

GR Racing: O veterano da Ferrari Daniel Serra faz parte do Ferrari 296 LMGT3 No. 86 desta equipe.

Manthey PureRxcing: O piloto da IMSA Klaus Bachler faz parte deste Porsche 911 GT3 R LMGT3 No. 92.

United Autosports: O piloto ocasional da LMP2 da IMSA, Nico Pino, faz parte do McLaren 720S LMGT3 Evo No. 95 da United.

Spirit of Race: O veterano da IMSA Jordan Taylor está no carro No. 155 desta equipe, um Ferrari 296 LMGT3.

D’Station Racing: Marco Sorensen faz parte do Aston Martin Vantage AMR LMGT3 No. 777 desta equipe, competindo contra seu programa habitual na IMSA, o Heart of Racing Team.

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.