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Potencial Conquista de Daytona e Le Mans em 24 Horas é uma Possibilidade para a Porsche Penske Motorsport

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Foto: Porsche

A equipe está colocando três carros na busca por adicionar uma vitória em Le Mans ao triunfo na Rolex 24.

Ar puro e raro. É o que a Porsche Penske Motorsport busca se conseguir realizar um duplo inédito no calendário de vitórias em corridas icônicas de 24 horas.

Graças à convergência das regulamentações de primeira classe a partir de 2023, permitindo que protótipos das especificações LMDh e LMH compitam tanto no IMSA WeatherTech SportsCar Championship quanto no FIA World Endurance Championship, as equipes podem utilizar os mesmos carros protótipos nas principais corridas na Flórida e na França, a Rolex 24 em Daytona e as 24 Horas de Le Mans.

A Porsche tem a chance neste fim de semana de alcançar algo que não faz há quase 40 anos, e algo que nenhum fabricante faz há 34.

Jaguar (1990) e Porsche (1987) são os fabricantes mais recentes a vencerem em Daytona e Le Mans no mesmo ano, com o Jaguar XJR-12 e o Porsche 962, respectivamente. A Tom Walkinshaw Racing operou os programas da Jaguar, com a entrada da Castrol Jaguar Racing capturando Daytona e a entrada da Silk Cut Jaguar garantindo a vitória em Le Mans. O último duplo geral da Porsche em um mesmo ano viu a Lowenbrau Holbert Racing vencer em Daytona e a Rothmans Porsche vencer em Le Mans.

Os esforços mais recentes de protótipos de alto nível da Porsche também trouxeram sucesso em Le Mans e deixaram o legado que busca manter agora com o novo 963, em sua segunda temporada de competição.

Há cerca de uma década, a Porsche lançou o 919 Hybrid nas especificações LMP1. Após uma tentativa difícil em 2014, o 919 alcançou a primeira de três vitórias consecutivas em Le Mans um ano depois, em 2015 (a primeira vitória foi com o carro número 19). Essa sequência de três vitórias elevou o número total de vitórias gerais em Le Mans para 19. Uma vitória do 963 marcaria a 20ª da Porsche no evento.

### Team Penske Busca Adicionar ao Ano Memorável

Assim como 6 e 7 foram números importantes para os programas de carros esportivos da Penske, 19 e 20 são importantes para Penske e Porsche rumo a Le Mans deste ano.

Em 26 de maio, Josef Newgarden conquistou a 20ª vitória da Team Penske nas 500 Milhas de Indianápolis, dois dias após sua equipe número 2 de IndyCar garantir a 19ª vitória da Team Penske no Desafio de Pit Stop.

Então, após essa vitória, além do triunfo na Rolex 24 de abertura da temporada com Newgarden, Felipe Nasr, Dane Cameron e Matt Campbell a bordo do Porsche 963 número 7, o potencial duplo Daytona-Le Mans poderia incluir também um triplo de vitórias em corridas importantes no mesmo ano.

“Acho que este ano provavelmente vai ser lembrado como um ano dos sonhos,” admitiu Jonathan Diuguid, diretor administrativo da Porsche Penske Motorsport, que serviu como estrategista interino de Newgarden junto com Raul Prados, engenheiro do Porsche 963 número 7, como engenheiro interino de Newgarden nas 500 Milhas de Indianápolis.

“Este grupo também fez parte da vitória nas 24 horas de Daytona. Eu falei um pouco sobre me sentir culpado (após as 500 Milhas de Indianápolis), e acho que Josef disse o mesmo após as 24 Horas de Daytona. Ele meio que chegou e conseguimos a primeira vitória após muitas, muitas décadas.”

A Porsche tem seis carros no total disputando a vitória geral em Le Mans. A Porsche Penske Motorsport tem três deles, o que pode proporcionar as melhores chances – e similaridade histórica a 2015 – a seu favor se o terceiro carro vencer. Os dois carros da Jota Sport e um da Proton Competition elevam o total de Porsches na classe Hypercar para seis.

Com o próprio Penske focado na vitória e priorizando a participação em corridas de carros esportivos em detrimento das corridas de IndyCar quando os conflitos de final de semana de 2024 se apresentaram, é natural pensar que há pressão.

Travis Law, diretor de competição da Porsche Penske Motorsport, rebateu a ideia de pressão.

“Estamos ansiosos para Le Mans. Queremos alcançar um resultado semelhante ao de Daytona,” disse Law. “Não vamos especular muito (sobre o que isso significaria). Não podemos nos prender a recortes de imprensa. … Em Le Mans, vamos tentar vencer. Eu direi depois como foi.”

### Pressão é Inerente nos Campos da Porsche e Penske

Urs Kuratle, diretor de corridas de fábrica LMDh da Porsche Penske Motorsport, explicou que a pressão vem com o território.

“Não sou só eu, são todos os pilotos, engenheiros, mecânicos,” disse Kuratle. “Gostaríamos de dizer que não há pressão. Mas quando você corre pela Porsche, você tem que performar. Essa é a pressão. Com certeza há muita pressão, embora gostássemos de dizer que não há pressão.”

Há, no entanto, respeito da Penske para com as outras equipes Porsche. A Jota Sport alcançou uma vitória histórica na corrida mais recente do WEC em Spa-Francorchamps, tendo conquistado a primeira vitória de uma equipe particular com o Porsche 963.

“Roger (Penske) foi o primeiro a parabenizar aqueles caras em Spa antes de pular no avião para ir a Laguna Seca e assistir a corrida (do WeatherTech Championship)!” disse Kuratle.

Mathieu Jaminet, Nick Tandy e Nasr – três dos quatro pilotos de temporada completa da Porsche Penske Motorsport no WeatherTech Championship, compartilharão o Porsche número 4, exclusivo para Le Mans. O trio foi mantido junto por um segundo ano, apesar de um teste de alto perfil realizado pelo tetracampeão da Fórmula 1 Sebastian Vettel, que despertou interesse em sua potencial estreia em Le Mans. “Tivemos uma boa combinação no ano passado, sendo o primeiro Porsche na qualificação,” disse Jaminet. “Mesmo que tivéssemos alguns problemas, isso mostra que a combinação funciona. Felipe venceu Daytona, e com Nick fazemos a temporada completa juntos no IMSA. Tenho dois dos melhores companheiros de equipe que existem.”

As formações de temporada completa da equipe no WEC de Campbell, Michael Christensen e Fred Makowiecki (número 5) e Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Andre Lotterer (número 6) permanecem inalteradas, com Cameron de prontidão como piloto reserva para Le Mans. Isso significa que Nasr ou Campbell poderiam completar o duplo Daytona-Le Mans, mas não ambos, já que estarão em carros diferentes esta semana. Caso Cameron entre em um carro na corrida, ele também poderia ser um vencedor em ambas as corridas.

Kuratle foi frequentemente questionado sobre o que significaria vencer Daytona e Le Mans no mesmo ano. Ele relatou um comentário familiar que os aficionados de longa data da Penske vão apreciar.

“Tudo se resume às pessoas. No ano passado todos conhecem os resultados,” ele disse, referindo-se às colocações de nono e 11º na classe, além de uma aposentadoria precoce.

“Trabalhamos em ambos os lados do Atlântico para melhorar,” Kuratle acrescentou. “A confiabilidade é a maior mudança do ano passado para este ano. Trabalhamos em todas essas áreas. Estando com a Porsche e a Penske, seja no IMSA ou no WEC, você está lá para vencer. Você tem que vencer.”

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

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