Entre em contato conosco

Outros

Pódio em Le Mans para Proton Competition e o Ford Mustang GT3

Publicado:

em

Foto: Proton

Uma excelente apresentação da Proton Competition nas 24 Horas de Le Mans: A equipe conquistou seu primeiro pódio da temporada no WEC e o primeiro pódio de sempre para o Ford Mustang GT3 diante de 320.000 fãs na corrida de automobilismo mais difícil do mundo. Após 280 voltas emocionantes no Circuit de la Sarthe, Giorgio Roda (ITA), Mikkel O. Pedersen (DIN) e Dennis Olsen (NOR) alcançaram o terceiro lugar na nova classe LMGT3 com o carro número 88.

A 92ª edição do clássico de resistência mundialmente famoso foi marcada por condições climáticas instáveis, com fortes chuvas e várias fases de safety car. Faltou muito pouco para um pódio duplo do Ford Mustang GT3. John Hartshorne (GBR), Ben Tuck (GBR) e Christopher Mies (ALE) terminaram em quarto lugar com o carro número 44, completando o forte resultado da Proton Competition no destaque da temporada na França. Para Mies, foi sua primeira largada em Le Mans, e para Hartshorne, sua despedida. Que estreia e que adeus!

Foi uma estreia fantástica em Le Mans para os Ford Mustang GT3s. Ryan Hardwick (EUA), Ben Barker (GBR) e Zacharie Robichon (CAN) também causaram impacto com o carro número 77, apesar de acabarem sendo superados. Barker brilhou na classificação com um tempo sensacional e, no Hyperpole, Hardwick colocou o terceiro Mustang GT3 da Proton Competition na segunda fila do grid. No entanto, após um início promissor, o Ford teve que ir aos boxes e perdeu bastante terreno. No final, cruzou a linha em 17º lugar.

Na categoria dos hypercars, um 16º lugar viu a Proton Competition terminar como a terceira melhor equipe privada no Campeonato Mundial da FIA com seu Porsche 963, estreando pela primeira vez em Le Mans. O número 99, pilotado por Harry Tincknell (GBR), Neel Jani (SUI) e Julien Andlauer (FRA), perdeu contato com o grupo líder após uma parada precoce nos boxes logo após a marca de uma hora devido a um problema na fechadura da porta e foi ainda mais prejudicado por problemas de ritmo durante o resto da corrida.

A classe LMP2 viu o protótipo Oreca 07-Gibson pilotado por Jonas Ried (ALE), Macéo Capietto (FRA) e Bent Viscaal (HOL) temporariamente assumir a liderança após um bom começo. No entanto, o número 9 se aposentou após 86 voltas devido a uma falha técnica.

Comentários após a corrida

Michael Ried, Diretor da Equipe e CTO da Proton Competition: “Mais uma vez, Le Mans cumpriu sua reputação de ser a corrida de automobilismo mais difícil do mundo. A chuva constante tornou as condições na pista extremamente difíceis e transformou a escolha de pneus em uma loteria. Grandes elogios aos nossos pilotos, que superaram esse obstáculo de maneira magistral. Obrigado também a toda a equipe pelo tremendo esforço e dedicação.”

Christian Ried, Diretor da Equipe da Proton Competition: “Le Mans leva todo mundo ao limite. É exatamente isso que fizemos. Por esse motivo, estou tão satisfeito com o esforço valente da equipe quanto com o pódio. Às vezes, as coisas não pareciam tão positivas para nós, mas não desistimos e lutamos de volta de maneira notável. Garantir nosso primeiro pódio com o novo Ford Mustang GT3 em Le Mans de todos os lugares prova que estamos no caminho certo. Obrigado a todos os nossos parceiros pelo apoio inabalável. Podemos construir sobre esse desempenho para o resto da temporada.”

Giorgio Roda (Ford Mustang GT3 #88): “Estou orgulhoso de terminar no pódio na minha terceira largada em Le Mans com nosso Mustang GT3. Foi uma corrida muito intensa do início ao fim, especialmente dadas as condições traiçoeiras.”

Dennis Olsen (Ford Mustang GT3 #88): “Ficou claro para mim após algumas voltas que tínhamos um excelente pacote na corrida. Isso aumentou minha confiança e me deu motivação para assumir alguns riscos apesar das condições difíceis na chuva intensa. Tive uma ótima corrida durante a noite e estou orgulhoso de ter ficado no pódio com Bill Ford pessoalmente.”

Mikkel O. Pedersen (Ford Mustang GT3 #88): “Esta foi minha terceira Le Mans, mas a primeira que terminei. Isso diz muito sobre a qualidade do Mustang GT3. Foi uma semana difícil. Estou orgulhoso do que conseguimos como equipe.”

Harry Tincknell (Porsche 963 #99): “Estou orgulhoso de toda a nossa equipe por cruzar a linha de chegada apesar de todos os obstáculos. No final das contas, terminamos no pódio, o que foi a recompensa por nossos enormes esforços nesta corrida extrema. Estamos levando muitos insights positivos de Le Mans e tenho certeza de que vamos revidar em São Paulo.”

Julien Andlauer (Porsche 963 #99): “Nosso déficit após a parada precoce nos boxes foi impossível de recuperar, apesar de puxar todos os limites para voltar à volta líder. Para nós, no final das contas, foi sobre coletar o máximo de dados possível na pista para melhorar ainda mais nosso carro para as próximas corridas. Como a terceira melhor equipe cliente, chegamos ao pódio no final, mesmo que não tenha sido estritamente o pódio que esperávamos. Mas estamos olhando para frente e estamos famintos para fazer melhor em São Paulo.”

Neel Jani (Porsche 963 #99): “Foi uma corrida louca. Infelizmente, mais ou menos uma hora depois, a corrida acabou para nós porque a porta do carro estava quebrada e perdemos três voltas na garagem. É uma pena porque tínhamos um ritmo fantástico e poderíamos facilmente estar na disputa por um top-10. Isso teria sido um resultado brilhante para nós dada a forte concorrência das equipes de fábrica. No geral, foi um Le Mans muito difícil. Nunca experimentei algo tão extremo com chuva, frio e vento. Mas trouxemos nosso carro para casa com segurança e podemos olhar para São Paulo com confiança.”

Ben Tuck (Ford Mustang GT3 #44): “Se alguém me dissesse que eu terminaria no top 5 na minha primeira largada em Le Mans, eu teria perguntado quanto teria que pagar por esse resultado. Estou nas nuvens. A Ford fez um retorno bem-sucedido a Le Mans e estou honrado em fazer parte dessa história.”

John Hartshorne (Ford Mustang GT3 #44): “Essa foi minha última Le Mans. Foi uma corrida muito intensa. Gostaria de agradecer à Proton Competition, à Ford e aos meus companheiros de equipe.”

Christopher Mies (Ford Mustang GT3 #44): “Nosso Mustang GT3 foi fantástico de dirigir hoje. Não posso acreditar no progresso que fizemos nos últimos meses. Só posso esperar que esses passos continuem na direção certa.”

Ryan Hardwick (Ford Mustang GT3 #77): “Depois de nos classificarmos para o Hyperpole e alinharmos na segunda fila do grid, tínhamos grandes esperanças. Mas Le Mans é imprevisível. Após um início promissor, fomos prejudicados pela parada nos boxes. Estamos felizes por ter testemunhado nossos companheiros de equipe no carro número 88 conquistarem o primeiro pódio para o Mustang GT3.”

Próxima corrida

A próxima corrida da Proton Competition no Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC é a corrida de seis horas em São Paulo, Brasil, em 14 de julho.

Via assessoria de comunicação Proton

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.