Entre em contato conosco

Michelin Pilot Challenge

Plumb Igual a Marca de Vitórias da Michelin Pilot Challenge

Publicado:

em

Foto: IMSA

No. 46 Team TGM Aston Martin Conquista Vitória Geral e na GS;
No. 17 Unitronic/JDC-Miller Audi Consegue Quarta Vitória na TCR em Cinco Corridas

Matt Plumb foi um mestre na economia de combustível a caminho de se tornar co-líder em número de vitórias na IMSA Michelin Pilot Challenge.

Plumb assumiu o No. 46 Team TGM Aston Martin Vantage GT4 de Paul Holton, que havia qualificado o carro na primeira fila, e gerenciou brilhantemente a segunda metade do The Esses 120 em Watkins Glen International no sábado. Plumb estava 5,549 segundos à frente do No. 95 Turner Motorsport BMW M4 GT4, compartilhado por Robert Megennis e Dillon Machavern, para conquistar a vitória geral e na classe Grand Sport (GS) após duas horas de corrida em uma tarde quente na região de Finger Lakes, em Nova York.

Foi a 24ª vitória de Plumb na competição da Michelin Pilot Challenge, igualando o total alcançado por Billy Johnson, mas a primeira vez que Plumb visitou o pódio desde que ele e Holton venceram no Circuit of The Americas em maio de 2017. As 52 posições no pódio de Plumb são um recorde na série.

“Faz tempo, mas tenho muita sorte de estar fazendo isso e muita sorte de ter um cara como (o principal da Team TGM) Ted Giovannis no meu canto”, disse Plumb. “Obrigado ao meu amigo Paul – temos uma longa história dirigindo juntos. É ótimo conseguir uma vitória com este grupo. Estamos apenas começando a ganhar impulso.”

Plumb, Holton e o No. 46 também se tornaram o quinto vencedor diferente na GS em cinco corridas nesta temporada.

“É incrivelmente difícil vencer nesta série, e esse foi um exemplo perfeito de uma vitória completa da equipe”, acrescentou Plumb. “Todos na equipe acertaram toda a estratégia, continuaram nos dando apenas as informações certas – quais números precisávamos para o combustível, o ritmo, a diferença. Nós dois apenas fizemos o que nos disseram e não estragamos tudo.”

Holton perdeu a abertura da temporada no Daytona International Speedway, mas desde então ajudou Plumb a construir uma liderança saudável na classificação da GS. Plumb tem uma vantagem de 240 pontos sobre Daniel Morad e Bryce Ward, que terminaram em sétimo no sábado no No. 57 Winward Racing Mercedes-AMG GT GT4.

Holton expressou surpresa quando a Team TGM o chamou para uma parada nos boxes apenas 30 minutos após o início da corrida, já que a primeira metade da prova foi interrompida por duas bandeiras amarelas.

“Quando me chamaram cedo, questionei no rádio e disse: ‘Tem certeza de que queremos fazer isso?'”, disse Holton. “Mas foi a jogada da corrida. Mérito da equipe e da equipe técnica, porque nos deram um carro rápido e fizeram uma estratégia fantástica, e então Matt estava rápido e economizando combustível.”

Todd Coleman e Aaron Telitz (No. 88 Archangel Motorsports Aston Martin Vantage GT4) conquistaram o terceiro lugar no pódio, superando Rory van der Steur e Valentin Hasse Clot no No. 19 van der Steur Racing Aston Martin.

Jeff Westphal passou por um momento de frustração quando o No. 39 CarBahn Motorsports BMW M4 GT4, que ele compartilhou com Sean McAlister, ficou sem combustível enquanto estava em segundo na última volta. A dupla trabalhou desde o último lugar até brevemente liderar a corrida após perder a segunda sessão de treinos e a qualificação devido a problemas elétricos.

A IMSA Michelin Pilot Challenge retorna à ação com o Canadian Tire Motorsport Park 120 em Bowmanville, Ontário, no sábado, 13 de julho.

### Taylor, Miller, No. 17 Audi Conseguem Quarta Vitória da Temporada

Mikey Taylor teve uma visão privilegiada da disputa pela liderança na classe Touring Car (TCR) entre o No. 33 Bryan Herta Autosport com Curb Agajanian Hyundai Elantra N TCR de Robert Wickens e o No. 61 Road Shagger Racing Audi RS3 LMS TCR de Jon Morley nos estágios finais da corrida de sábado. Mas Taylor ficou extremamente satisfeito com a visão no retrovisor do No. 17 Unitronic/JDC-Miller Motorsports Audi na volta seguinte, após assumir a liderança com uma ultrapassagem limpa no Inner Loop em Watkins Glen depois que Wickens refutou firmemente a tentativa ousada de Morley na mesma curva na volta anterior.

“Foi uma manobra difícil”, disse Taylor sobre a tentativa de ultrapassagem malsucedida de Morley. “Mas, com a competição na TCR como está hoje em dia, quando você tem uma chance de ultrapassar, tem que ir para cima. Achei que ambos iriam rodar e se retirar, mas o Hyundai é bastante robusto. Isso é TCR para você: é uma corrida apertada, próxima e divertida.”

Uma vez na frente, Taylor gradualmente se afastou de Wickens para conquistar a vitória na TCR por 2.054 segundos, mesmo que a corrida tenha terminado em decepção para Morley, quando o Audi Road Shagger ficou sem combustível a duas curvas da linha de chegada. A má sorte de Morley permitiu que Denis Dupont pegasse o último lugar no pódio com o No. 76 BHA Hyundai que ele compartilhou com Preston Brown.

“Usamos o que tínhamos”, disse Taylor. “Não tínhamos muito pneu dianteiro restante e nem muito combustível. Mas (o co-piloto) Chris (Miller) fez um excelente primeiro turno para me trazer o carro, e os caras na equipe – não posso agradecer o suficiente – fizeram um ótimo trabalho na estratégia. No final, não se tratava de velocidade bruta, mas de consistência, e é isso que o Unitronic/JDC-Miller Audi é: consistente.”

Taylor e Miller estão se acostumando a ver o campo da TCR em seus retrovisores. Esta foi a quarta vitória deles em cinco corridas da Michelin Pilot Challenge até agora este ano e representa uma recuperação da corrida em Mid-Ohio há duas semanas, quando o Audi No. 17 terminou em terceiro.

“Elas são todas difíceis”, disse Miller, “e este é apenas mais um passo em direção ao nosso objetivo. Estou muito orgulhoso da equipe. Os caras têm feito um trabalho incrível e, honestamente, é graças a eles que estamos nesta sequência. Mikey e eu estamos apenas tentando trazer o carro para casa inteiro. Eles estão chamando ótimas estratégias, fazendo ótimas paradas e nós estamos apenas cumprindo.”

O resultado impulsionou o No. 17 Unitronic/JDC-Motorsports Audi para uma liderança de 220 pontos sobre o No. 76 BHA Hyundai, enquanto os competidores da IMSA Michelin Pilot Challenge seguem para o norte, para o Canadian Tire Motorsport Park, em três semanas.

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz e David Phillips / IMSA Wire Service

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.