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O que Observar: Chevrolet Detroit Sports Car Classic

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Foto: IMSA

Sprints, Pits Divididos, Pneus ou Não, Direitos de Bragging em Motown e Mais

No sábado, o calendário de 2024 vira para junho e o Chevrolet Detroit Sports Car Classic do IMSA WeatherTech SportsCar Championship dá início a um verão agitado de conteúdo IMSA pelo país e no Canadá.

Só em junho, a corrida sprint de 100 minutos inicia as festividades em Detroit. Na semana seguinte, quatro séries sancionadas pela IMSA mudam para o repavimentado Mid-Ohio Sports Car Course, enquanto outras duas campeonatos de uma marca da IMSA se dirigem ao Circuit Gilles Villeneuve em Montreal. Uma série de pilotos e equipes da IMSA farão a viagem na semana seguinte para a França para as 24 Horas de Le Mans, e então na semana seguinte cinco séries da IMSA, incluindo o WeatherTech Championship, vão para Watkins Glen International para um fim de semana repleto de ação.

Antes de todos esses eventos subsequentes, vem o novo circuito urbano de Detroit, de 1.654 milhas e nove curvas, que apresenta muitas incógnitas e várias tramas intrigantes.

**Duas Classes em Dois Estágios Muito Diferentes do Campeonato**

É apenas junho, mas as duas classes que competem na corrida de sábado – Grand Touring Prototype (GTP) e Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) – estão em estágios muito diferentes em suas campanhas de campeonato de 2024. A GTP terá 55% de sua temporada completa até a tarde de sábado, enquanto a GTD PRO terá apenas 40% concluída.

Detroit marca a quinta de nove corridas em 2024 para a GTP e a quarta de 10 para a GTD PRO. Três das corridas restantes para ambas as classes são eventos da IMSA Michelin Endurance Cup. Entrando no fim de semana na GTP, Dane Cameron e Felipe Nasr no Porsche Penske Motorsport No. 7 Porsche 963 têm uma vantagem de 50 pontos sobre Jack Aitken e Pipo Derani no Whelen Cadillac Racing No. 31 Cadillac V-Series.R. Quatro pódios em quatro corridas impulsionaram o Porsche Penske à frente do par No. 31, que tem três Motul Pole Awards e três segundos lugares, mas nenhuma vitória nesta temporada.

A batalha do campeonato GTD PRO está apenas começando a se definir depois que Laurin Heinrich e Seb Priaulx subiram ao topo da classificação no “Rexy”, o AO Racing No. 77 Porsche 911 GT3 R, após a primeira vitória da equipe e dos pilotos no WeatherTech Championship, que ocorreu no WeatherTech Raceway Laguna Seca. Essa dupla lidera Ben Barnicoat e Jack Hawksworth no Vasser Sullivan No. 14 Lexus RC F GT3 por 56 pontos.

Barnicoat está em uma sequência quente em circuitos de rua, tendo vencido três corridas consecutivas de rua com três pilotos diferentes em duas classes. Ele venceu com Parker Thompson em Long Beach este ano na GTD, com Hawksworth em Long Beach no ano passado na GTD PRO e com Kyle Kirkwood na GTD no antigo layout do Belle Isle Park em 2022.

Assim como em Long Beach, Vasser Sullivan está adicionando um segundo carro à única classe GT – desta vez para Thompson e Frankie Montecalvo no renumerado No. 15 Lexus RC F GT3 – para dobrar as chances de vitória da equipe. Conquest Racing traz seu carro GTD para a GTD PRO nesta corrida também com Daniel Serra e Albert Costa Balboa no No. 35 Ferrari 296 GT3; essas duas adições aumentam a contagem de carros GTD PRO de nove carros na temporada inteira para 11 nesta corrida.

**Batalha dos Fabricantes de Motown**

Sempre que a IMSA se dirige para a Motor City, os fabricantes locais se destacam do ponto de vista das histórias. Dos 21 carros inscritos, seis têm laços imediatos com Detroit. Há dois Cadillac V-Series.R GTP, juntamente com dois novos Chevrolet Corvette Z06 GT3.Rs e dois Ford Mustang GT3s na GTD PRO.

“O Cadillac V-Series.R tem sido o carro a ser batido na IMSA, então tenho certeza de que será competitivo lá também”, disse Renger van der Zande, co-piloto do Cadillac Racing No. 01 Cadillac que em Long Beach estendeu sua sequência de pelo menos uma vitória em cada uma de suas 11 temporadas na IMSA. “É uma pista caseira para a GM, o que torna especial para nós, pilotos da Cadillac Racing, ver se podemos desempenhar ao máximo e vencer a corrida.”

A Ford, um tanto surpreendentemente, não se destacou nas corridas do WeatherTech Championship em Detroit. Sua geração anterior do Ford GT competiu no GT Le Mans (GTLM), uma classe que frequentemente pulava Detroit, já que a maioria das equipes enviava seus carros para as 24 Horas de Le Mans. Esta é a segunda e última corrida para a pintura especial “Champion Spirit” e a equipe Ford Multimatic Motorsports estará ansiosa para igualar a Proton Competition em conseguir seu primeiro resultado entre os cinco primeiros com o novo Mustang GT3 em um circuito de rua, como a Proton conseguiu em Long Beach.

**Pits Divididos, Pneus Macios e Estratégia**

A duração da corrida de 100 minutos lança um desafio estratégico para as equipes. Detroit marca a segunda corrida curta do ano para as equipes GTP, mas a primeira e única para as equipes GTD PRO, que não competiram em Long Beach.

Assim como em Long Beach, a Michelin trará seus pneus de composto macio para as equipes GTP, com quatro conjuntos disponíveis para o fim de semana e três para usar na qualificação e na corrida. As únicas duas corridas GTP em circuitos de rua até agora, ambas em Long Beach, viram o carro vencedor correr os 100 minutos completos com um único conjunto de pneus. Será interessante ver se essa estratégia vencedora se repete em Detroit. Então há o pit lane dividido. O layout do pit dividido no circuito do centro da cidade serviu como a imagem icônica e cenário em 2023, e os 21 carros são divididos por classe ao meio. Os 10 carros GTP irão para os pits à direita do piloto desde a entrada dos pits, com os 11 carros GTD PRO indo para os pits à esquerda.

“Detroit é um fim de semana interessante para nós; normalmente, os setups para pistas com ondulações são transferidos”, explicou Travis Law, diretor de competição da Porsche Penske Motorsport. “Há algumas nuances em Detroit com o pit lane dividido e os carros LMDh ficando apertados uns aos outros. Enfrentamos isso através do trabalho no simulador.”

O tempo mínimo de pilotagem é de 10 minutos nesta corrida para ambas as classes. Isso provavelmente será muito cedo para uma troca de piloto para fazer a única parada programada e correr até o fim, mas pode abrir opções estratégicas para ganhar posição na pista dependendo de como os amarelos caírem.

“Você tem que acertar sua qualificação, acertar – o que geralmente é – sua única parada nos boxes, e garantir que você não receba penalidades ou problemas na pista, porque, ao contrário de uma corrida de resistência, realmente não há tempo para compensar,” disse Paul Miller, proprietário da equipe Paul Miller Racing, cuja equipe venceu três corridas consecutivas em Long Beach de 2021 a 2023 e agora tem a chance de adicionar a essa sequência de bons resultados.

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

 

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