Entre em contato conosco

IndyCar

Newgarden e Diuguid Completam o Doble Mágico nas 24 Horas de Daytona e Indy 500

Publicado:

em

Foto: IMSA

Um Cenário Improvável Coloca o Piloto da Penske e o Membro de Longa Data da Equipe em Posição para Vencer Ambas as Grandes Corridas no Mesmo Ano

O fim de semana do Memorial Day normalmente ofereceria a Jonathan Diuguid um tempo livre de suas responsabilidades como diretor-geral da Porsche Penske Motorsport e seu programa internacional de corridas de carros esportivos, incluindo o IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Mas Diuguid passou o mês de maio em Indianápolis, assumindo a função de estrategista substituto de corrida para o piloto da IndyCar Series, Josef Newgarden, no Grande Prêmio de Indianápolis e na 108ª Indianápolis 500.

O papel era novo, mas Diuguid estava bastante familiarizado com a operação da IndyCar da Team Penske. Ele trabalhou como engenheiro de corrida com os pilotos Ryan Briscoe, Helio Castroneves e Scott McLaughlin entre 2012 e 2021, além de servir como engenheiro-chefe da Acura Team Penske no WeatherTech Championship de 2018 a 2020, um programa que conquistou os títulos do IMSA Daytona Prototype International (DPi) em 2019 e 2020.

Em Indianápolis este ano, Diuguid fez uma corrida perfeita, guiando Newgarden para seu segundo triunfo consecutivo na Indy 500. Está se tornando uma grande temporada para o piloto americano de 33 anos, que também fez parte da equipe vencedora geral e da classe Grand Touring Prototype (GTP) para a Porsche Penske Motorsport em janeiro, nas 24 Horas de Daytona, junto com Felipe Nasr, Dane Cameron e Matt Campbell no Porsche 963 nº 7.

É também uma grande conquista para Diuguid, que antes de domingo listava suas realizações de carreira mais satisfatórias como a vitória nas 12 Horas de Sebring de 2007 com o Porsche RS Spyder, a pole position de Briscoe em Indianápolis em 2012 e o campeonato IMSA DPi de 2019. “Acho que este ano provavelmente será lembrado como um ano dos sonhos”, disse Diuguid. “Este grupo também fez parte da vitória nas 24 horas de Daytona. Poder fazer parte deste grupo (em Indianápolis) e representar muito do trabalho árduo de outras pessoas, sinto-me um pouco culpado no sentido de que simplesmente apareci e tudo estava indo bem, e tive a oportunidade de estar aqui. Acho que Josef disse a mesma coisa após as 24 Horas de Daytona. Ele meio que apareceu e conseguimos a primeira vitória (para a Porsche) após muitas, muitas décadas.”

De fato, os comentários de Newgarden imediatamente após a primeira vitória geral da Porsche nas 24 Horas de Daytona desde 2003 (e a primeira em competição de protótipos desde 1991) são muito semelhantes aos de Diuguid após a Indy.

“Tenho que ser honesto, é um pouco estranho para mim porque sinto que estou apenas aproveitando com este grupo realmente incrível de pessoas que acabaram vencendo uma corrida, e eu simplesmente estava lá, de muitas maneiras”, disse Newgarden em Daytona. “Sinto-me honrado por estar aqui. Tenho pilotado carros de rodas abertas nos últimos 12 anos, e você se foca de maneira muito singular nesse esporte. Aqui, sinto que tenho uma família da qual estou muito orgulhoso. Muito feliz por Jonathan e por todos nesta sala.”

Em Indianápolis, Newgarden foi grato a Diuguid de uma maneira diferente. Diuguid e o engenheiro de corrida Raul Prados estavam presentes porque o estrategista regular de Newgarden, o presidente da Team Penske, Tim Cindric, junto com o engenheiro Luke Mason, foram suspensos de suas responsabilidades na IndyCar para as duas corridas em Indianápolis após uma decisão que desqualificou Newgarden de sua vitória no Grande Prêmio de St. Petersburg.

Cindric estava no WeatherTech Raceway Laguna Seca com a Porsche Penske Motorsport há duas semanas, quando Nick Tandy e Mathieu Jaminet venceram a Motul Course de Monterey Powered by Hyundai N no Porsche nº 6. “Estou grato por Jonathan estar aqui”, disse Newgarden após a vitória na Indy 500. “Senti falta do Tim, senti falta do Luke; foi difícil não ter minha realidade normal aqui neste fim de semana, mas fiquei igualmente animado por ter Jonathan e Raul. Penso muito bem desses dois indivíduos, e os vi em vários pontos da minha carreira, mas todos seguimos caminhos diferentes. As circunstâncias, a camaradagem, o tempo que passamos juntos… Isso não deveria acontecer, e tivemos essa oportunidade por acaso. Conseguir realizar isso juntos é algo que classifico muito, muito alto. É muito legal.”

Ambos retornarão brevemente aos seus caminhos individuais antes de convergirem novamente neste fim de semana, onde o Chevrolet Detroit Sports Car Classic do WeatherTech Championship e o Chevrolet Detroit Grand Prix da IndyCar Series compartilham o evento. Newgarden enfrenta uma semana agitada de promoção da Indy 500 antes de Detroit, enquanto a carga de trabalho de Diuguid aumenta imediatamente após, quando o foco total da Porsche Penske Motorsport se volta para as 24 Horas de Le Mans, marcadas para 15 a 16 de junho, onde a equipe terá três entradas. A correria continua, com pouco tempo para refletir.

“É isso que significa fazer parte da Team Penske”, disse Diuguid. “As oportunidades existem em muitos fronts, e acho que poder fazer parte disso hoje é definitivamente um ponto alto na minha carreira e estou ansioso por mais.”

As classes Grand Touring Prototype (GTP) e Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) competem neste fim de semana no Chevrolet Detroit Sports Car Classic, uma corrida sprint de 100 minutos. A cobertura começa às 15h ET de sábado na USA Network e Peacock.

(Foto de Jonathan Diuguid cortesia da Porsche)

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz / IMSA Wire Service

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.