Entre em contato conosco

WEC

Montanha-russa emocional em Le Mans: BMW M4 GT3 #31 no pódio LMGT3.

Publicado:

em

Foto: BMW

O BMW M4 GT3 #31, com Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung, termina em segundo na classe LMGT3 no pódio de Le Mans.
Na classe Hypercar, ambos os BMW M Hybrid V8 tiveram acidentes enquanto estavam em posições promissoras.
BMW M Motorsport oferece aos fãs e convidados um extenso programa de apoio durante o retorno à classe principal de Le Mans.

Le Mans. A BMW M Motorsport experimentou toda a gama de emoções que este evento lendário tem a oferecer durante seu retorno à classe principal nas 24 Horas de Le Mans (FRA) após 25 anos. Após uma corrida turbulenta sob condições climáticas desafiadoras, Augusto Farfus (BRA), Sean Gelael (INA) e Darren Leung (GBR) no BMW M4 GT3 da equipe WRT #31 celebraram o segundo lugar no pódio LMGT3. Foi a primeira vez desde 2011 que uma equipe da BMW celebrou no pódio em Le Mans. Na classe Hypercar, os BMW M Hybrid V8 #15 e #20 tiveram um ritmo forte, mas foram tirados da corrida por acidentes, assim como o BMW M4 GT3 #46.

A BMW M Motorsport comemorou seu retorno à meca das corridas de resistência com um extenso programa para fãs e convidados. O foco estava no 20º BMW Art Car, o BMW M Hybrid V8 #20 projetado pela artista Julie Mehretu, e no desempenho esportivo da BMW M Team WRT, que está alinhando dois Hypercars e dois carros LMGT3 em Le Mans e ao longo da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC).

Uma semana espetacular começou com a verificação técnica no centro da cidade e terminou no domingo após 24 horas turbulentas de corrida com um pódio para o BMW M4 GT3 #31 na categoria LMGT3. Farfus, Gelael e Leung mantiveram a compostura apesar das condições climáticas adversas, incluindo pancadas de chuva pesadas ocasionais que levaram a um período de várias horas sob carro de segurança durante a noite. Eles não cometeram erros e foram recompensados com o segundo lugar. O trio, que venceu as 6 Horas de Imola (ITA) mais cedo nesta temporada, é a primeira equipe da BMW desde 2011 a subir ao pódio em Le Mans. O carro irmão #46, conduzido por Maxime Martin (BEL), Valentino Rossi (ITA) e Ahmad Al Harthy (OMA), estava muito bem posicionado na corrida pela vitória na LMGT3 antes de Al Harthy escorregar na barreira da pista em uma pista molhada durante a noite.

Na classe Hypercar, ambas as equipes, após um ritmo forte em todas as sessões, não conseguiram alcançar as esperanças de posições de destaque. O BMW M Hybrid V8 #15, que chegou ao Hyperpole graças ao tempo de classificação mais rápido de Dries Vanthoor (BEL), se aposentou após um grave acidente no sábado à noite. Vanthoor foi empurrado para fora da pista por um Ferrari a cerca de 300 km/h na reta e bateu com força na barreira da pista. Felizmente, Vanthoor saiu ileso, mas a corrida acabou para o carro, que estava se recuperando para o top dez após um giro inicial. O BMW M Hybrid V8 Art Car #20 também tinha lutado para entrar no top dez, partindo da 16ª posição no grid, quando Robin Frijns (NED) perdeu o controle e bateu nas barreiras de pneus. Para honrar o projeto Art Car e recompensar a equipe WRT pelo trabalho árduo, o carro voltou à pista pouco antes do final após uma longa pausa para reparos e cruzou a linha de chegada.

Comentários após as 24 Horas de Le Mans:

Franciscus van Meel (CEO da BMW M GmbH): “Foi um fim de semana muito emocional para toda a comunidade BMW M. Houve muitos altos e baixos, mas isso só nos aproximou mais. As primeiras horas da corrida foram difíceis com erros e acidentes, e perdemos rapidamente três dos nossos quatro carros. Com força unida, no entanto, colocamos o BMW M Hybrid V8 Art Car #20 de volta na pista para que pudesse retomar a corrida no final e cruzar a linha de chegada. Para o BMW M4 GT3 #31, houve o segundo lugar no final. Foi o primeiro pódio da BMW em Le Mans desde 2011. Isso foi um fim conciliatório no lado esportivo. No lado dos clientes e da comunidade, tivemos ótimas experiências com o novo BMW M5 na Sala Fechada, bem como com a nova atualização do BMW M2 e o BMW M4 CS. No geral, vivemos grandes momentos juntos, foi um grande evento.”

Andreas Roos (Chefe da BMW M Motorsport): “As 24 Horas de Le Mans 2024 foram definitivamente uma montanha-russa de emoções. Tivemos um ótimo começo com o primeiro lugar para o BMW M Hybrid V8 #15 na classificação. Também na corrida em si, tivemos um bom começo, mas infelizmente cometemos erros, especialmente nas primeiras horas, onde perdemos as boas posições de nossos Hypercars. No entanto, lutamos de volta com um carro, o número 15, para o grupo de líderes. Infelizmente, houve um acidente inevitável no qual Dries Vanthoor foi atingido em alta velocidade. Felizmente, Dries não se feriu, e isso foi o mais importante. No lado da GT3, a corrida foi especialmente difícil à noite devido às condições climáticas variadas. Infelizmente, também perdemos o #46 devido a um acidente, mas o #31 lutou de volta ao topo com um desempenho forte da equipe. Lutamos pela vitória até o final e terminamos em segundo. Foi uma grande estreia para o nosso BMW M4 GT3 na corrida de 24 horas em Le Mans. Muito obrigado pelo enorme esforço que a BMW M Team WRT, todos os pilotos, a BMW M Motorsport e todos os participantes fizeram aqui.”

Vincent Vosse (Diretor da Equipe BMW M Team WRT): “Não estou nada desapontado com nosso desempenho com os Hypercars, mas com os resultados. De alguma forma, não foi o nosso fim de semana. Depois que perdemos o #46 na classe LMGT3, todas as nossas esperanças estavam no número 31. Eles fizeram um trabalho incrível – pilotos, mecânicos e engenheiros. Eles lutaram muito, e terminamos em segundo após 24 horas. Isso é um grande sucesso.”

Augusto Farfus (#31 BMW M4 GT3): “Eu acho que se olharmos para nossa performance no início da corrida e onde terminamos, temos muitos motivos para celebrar. Isso mostra o quão importante é ter uma equipe incrível, e que bons processos dentro de uma equipe levam a bons resultados. Fomos o último BMW no campo e trouxemos o pódio para casa. Isso é a recompensa merecida para todos na Team WRT e na BMW. Estamos muito perto da liderança no campeonato, então permanecemos focados e miramos na conquista do título.”

Sean Gelael (#31 BMW M4 GT3): “Le Mans é sempre um evento muito especial com sua atmosfera, história e mais de 300.000 espectadores. É ótimo fazer parte da fantástica família BMW e WRT que trabalha incansavelmente para que possamos ter sucesso. Nós aproveitamos ao máximo o desempenho disponível para nós neste fim de semana. Lutamos pela vitória e, no final, alcançamos um bom segundo lugar. Estamos felizes com isso.”

Darren Leung (#31 BMW M4 GT3): “Isso é algo muito especial. Se alguém me dissesse no início do fim de semana que terminaríamos em segundo, eu ficaria muito surpreso. Este é o resultado de um bom trabalho em equipe, boa estratégia, boas pessoas no carro – e o apoio de um fabricante como a BMW, que corre o risco de empregar um novato relativo como eu. Sucessos como os que tivemos nesta temporada são lisonjeiros a princípio, mas também aumentam as próprias expectativas. Agora eu quero ganhar o campeonato mundial.”

Marco Wittmann (#15 BMW M Hybrid V8): “Ser tirado da corrida por um acidente assim é muito decepcionante. O mais importante é que Dries não se machucou porque um acidente a cerca de 300 km/h é extremamente perigoso e pode ter consequências muito piores. Naquele ponto da corrida, após meu erro na fase inicial, já havíamos lutado para voltar ao top 10 e estávamos indo bem. Então, depois de muitas semanas de preparação intensiva, estar essencialmente fora antes da meia-noite com ambos os Hipercarros é, claro, extremamente frustrante para toda a equipe. O que fica para mim são as impressões desse vibe único de Le Mans, dessa atmosfera incrível nesse evento, que pude experimentar pela primeira vez.”

René Rast (#20 BMW M Hybrid V8): “Estar em Le Mans é sempre o destaque do ano. Para mim, foi uma honra muito especial começar como piloto do #20 BMW M Hybrid V8 Art Car. O desfile na sexta-feira foi tão fantasticamente louco como todos os anos. Do ponto de vista esportivo, o resultado da corrida foi, claro, tudo menos satisfatório, pois esperávamos muito mais. Simplesmente não implementamos bem e cometemos muitos erros. Precisamos melhorar nisso.”

Valentino Rossi (#46 BMW M4 GT3): “Na primeira parte da corrida, fomos muito competitivos. Conseguimos recuperar muitas posições graças a uma boa estratégia e um ritmo forte. Lideramos a corrida por duas a três horas, e eu realmente gostei de dirigir em primeiro lugar. Infelizmente, as condições pioraram e Ahmad cometeu um erro com pneus slick em uma pista molhada, o que nos forçou a abandonar. Isso é uma pena.”

Via assessoria de comunicação BMW

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.