Entre em contato conosco

GTWC Europe

Mercedes-AMG está pronto para os desafios estratégicos das 24 Horas de Spa da CrowdStrike

Publicado:

em

Foto: Vinicius de Oliveira

• Condições climáticas previstas colocam as equipes à prova
• Paradas nos boxes em momentos oportunos desempenham um papel crucial
• Os 14 pilotos iniciais das equipes Mercedes-AMG foram determinados

Os sinais são bons para a Mercedes-AMG Customer Racing antes das 24 Horas de Spa da CrowdStrike. Para ter uma chance de vitória em uma corrida tão desafiadora, vários fatores precisam se alinhar. Além da sorte necessária nas corridas, as táticas corretas e decisões estrategicamente inteligentes também desempenham um papel fundamental. As equipes, engenheiros e pilotos precisam estar preparados para os seguintes desafios diversos na maior corrida de GT3 do mundo.

Pista: Novo asfalto garante tempos de volta mais rápidos
Cerca de dois terços dos 7,004 quilômetros do Circuito de Spa-Francorchamps foram reasfaltados para a temporada de 2024. Graças à superfície da pista significativamente mais rápida, o tempo da pole position do ano passado foi superado em 3,162 segundos na Superpole de sexta-feira, com um tempo de volta de 2m 13.718s. Essas novas condições significam que um ritmo mais rápido também pode ser esperado na corrida, o que exigirá mais do material e dos pilotos. A competição acirrada também terá impacto na condução no tráfego. Na qualificação de quinta-feira, 50 carros estavam dentro de dois segundos uns dos outros.

Clima: Previsões para o fim de semana de corrida indicam chuva na noite de sábado
Todas as sessões realizadas até agora ocorreram em condições secas. Consequentemente, os pilotos e as equipes ainda não conseguiram ajustar seus Mercedes-AMG GT3s para uma pista molhada. No entanto, algumas chuvas estão previstas para a corrida de 24 horas. Chuvas fortes, trovoadas e granizo podem ocorrer a partir das 21:00 CEST. As seções recém-asfaltadas da pista oferecem uma aderência acima da média mesmo em condições de pista molhada. Em chuvas mais intensas, a água escoa com mais dificuldade e o risco de aquaplanagem aumenta. Quando as condições secarem, será possível voltar aos pneus slick relativamente rápido devido ao alto nível de aderência geral.

Pneus: Há apenas dois tipos diferentes de pneus para escolher
Como todas as outras equipes, as equipes Mercedes-AMG têm à disposição apenas dois compostos de pneus Pirelli diferentes: slicks sem sulcos para condições secas e pneus de chuva com sulcos para condições molhadas. Ao contrário de outras séries e corridas, o tratamento adicional dos pneus, como alterar a banda de rodagem manualmente, não é permitido na corrida de 24 horas em Spa. Apenas a pressão dos pneus pode ser ajustada. O aquecimento dos pneus é permitido, mas geralmente é aplicado apenas aos pneus secos. Pneus molhados são aquecidos apenas se a temperatura externa cair significativamente. A interação perfeita entre piloto e engenheiro é particularmente importante nas condições climáticas variáveis esperadas. Juntos, eles devem encontrar o momento ideal para trocar para o tipo de pneu adequado o mais cedo possível.

Paradas nos boxes: trabalho em equipe e timing são necessários
Se a corrida ocorrer sem mudanças climáticas e possíveis períodos de safety car ou bandeira amarela, o procedimento é claro: devido à quantidade predeterminada de combustível, um Mercedes-AMG GT3 pode completar um máximo de 27 voltas no Circuito de Spa-Francorchamps antes que o piloto precise ir para os boxes. Devido ao pit lane relativamente longo de 994 metros, uma parada nos boxes leva 108 segundos desde a linha de entrada até a linha de saída dos boxes. O tempo mínimo de permanência para uma parada regular é de 44 segundos e é especificado pelo regulamento para garantir um reabastecimento seguro. Isso dá às equipes tempo suficiente para trocar os pneus (cerca de 20 segundos) ou fazer a troca de piloto. Enquanto isso, os estrategistas mantêm um olho nas condições da pista o tempo todo. Executar uma parada nos boxes sob bandeira amarela, quando possível, pode economizar tempo. Desde 2019, a corrida de 24 horas em Spa-Francorchamps teve uma média de 13 períodos de bandeira amarela total e onze períodos de safety car, com 76% da distância da corrida completada sob bandeira verde. Em duas das últimas cinco edições das 24 Horas de Spa da CrowdStrike – 2019 e 2022 – a ação teve que ser interrompida por uma bandeira vermelha. Entre a décima primeira e a vigésima segunda hora de corrida, todas as equipes devem completar uma parada técnica obrigatória de cinco minutos. Durante esse tempo, os discos e pastilhas de freio são substituídos, por exemplo.

Troca de piloto: É permitido um máximo de onze horas de tempo de condução por piloto
O warm-up de sexta-feira foi usado pelos pilotos e equipes Mercedes-AMG para praticar trocas de piloto suaves, entre outras coisas. Embora haja tempo suficiente para isso durante as paradas rotineiras, cada pequeno detalhe pode fazer a diferença em uma corrida de 24 horas. Existem também diferentes táticas para trocas de piloto. Os pilotos experientes da AMG geralmente completam duplos turnos. Este ano, um turno simples dura no máximo 61 minutos, quatro minutos a menos do que na última edição. Esse tempo será aumentado para 66 minutos por turno durante períodos de bandeira amarela total e fases de safety car. No total, um piloto pode completar um máximo de três turnos consecutivos. Após um tempo de condução consecutivo de duas horas, ele deve descansar por pelo menos uma hora. Um piloto pode completar um máximo de onze turnos ao longo da corrida de 24 horas e deve estar no cockpit por pelo menos 1h58min.

The starting drivers of the Mercedes-AMG Teams*:

Pos.  No.  Team  Starting driver 
48  Mercedes-AMG Team  MANN-FILTER Lucas Auer (AUT)
Mercedes-AMG Team  GetSpeed Luca Stolz (GER)
Boutsen VDS  Maximilian Götz (GER)
10  77  Main Racing Team  Arjun Maini (IND)
12  777  AlManar Racing by  GetSpeed Dominik Baumann (AUT)
26  60  2 Seas Motorsport  Martin Kodric (CRO)
29  57  Winward Racing  Colin Caresani (NED)
34  10  Boutsen VDS  César Gazeau (FRA)
44  90  Madpanda Motorsport  Ezequiel Pérez Companc (ARG)
49  GetSpeed  Yannick Mettler (SUI)
52  130  Mercedes-AMG Team  GroupM Daniel Juncadella (ESP)
53  16  Uno Racing Team with  Landgraf Indy Dontje (NED)
55  888  Triple Eight JMR  Martin Konrad (AUT)

60  CrowdStrike by Riley  Ian James (GBR)

Via assessoria de comunicação Mercedes

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.