Entre em contato conosco

WEC

McLaren Marca seu Retorno a Le Mans com Pole Position e Forte Ritmo de Corrida

Publicado:

em

O nome McLaren retornou às 24 Horas de Le Mans, conquistando uma pole position histórica para a icônica corrida e demonstrando um ritmo de corrida líder, à medida que o McLaren GT3 EVO continua a impressionar em sua temporada de estreia no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC).

As duas inscrições de temporada completa da United Autosports foram acompanhadas por um terceiro McLaren GT3 EVO da Inception Racing, que conseguiu uma inscrição convidada para a corrida. Isso realizou o sonho do piloto de bronze Brendan Iribe de correr com um McLaren em Le Mans, sendo que o piloto norte-americano estreou nas corridas na Pure McLaren GT Series – precursora do McLaren Trophy – há 5 anos. O carro da Inception começou o fim de semana em grande estilo, chegando ao Hyperpole para os oito carros mais rápidos de cada classe. Em uma sessão de Hyperpole interrompida, Iribe provou ser o melhor da classe LMGT3, conquistando uma pole position decisiva com um tempo de volta quase um segundo mais rápido que o de seu rival mais próximo, colocando o McLaren GT3 EVO na liderança do grid de largada da LMGT3.

Diante de um recorde de 329.000 fãs, o McLaren GT3 EVO da Inception Racing liderou a corrida na primeira hora, com o dinamarquês Fred Schandorff fazendo o primeiro turno de pilotagem. Iribe assumiu aos 90 minutos, com a chuva começando logo após. A equipe optou por trocar para pneus de chuva, com Ollie Millroy assumindo o volante, apenas para a pista começar a secar, necessitando uma nova parada para pneus slicks, o que fez a equipe cair para o 14º lugar.

Enquanto isso, as duas inscrições da United Autosports começaram uma impressionante progressão pelo campo, entrando no top 10 na segunda hora da corrida. À medida que a corrida avançava, suas posições flutuavam, mas permaneciam em forte disputa.

Seis horas depois, a corrida da Inception foi atrasada após uma rodada e colisão com a barreira, que exigiu a substituição do radiador. Apesar do rápido trabalho dos mecânicos, um atraso de 28 minutos acabou com a batalha pela vitória na classe.

Os carros da United Autosports continuaram a progredir durante a noite, e após um longo período de Safety Car que neutralizou a corrida, a ordem flutuou nas horas seguintes, com ambos os carros frequentemente no topo da classe, em um ponto correndo em primeiro e segundo lugar.

A chuva intensa durante a noite necessitou outra longa intervenção do Safety Car antes que a corrida recomeçasse na manhã de domingo. Com ambos os carros continuando a correr na frente do pelotão, o carro número 95 da United Autosports, pilotado por Nico Pino, Hiroshi Hamaguchi e Marino Sato, fez uma parada não programada pouco antes do meio-dia e foi subsequentemente retirado da corrida.

O carro número 59, pilotado por Nicolas Costa, Gregoire Saucy e James Cottingham, que também estava em disputa pelo pódio após liderar a corrida, parou na pista e não pôde ser recuperado para os boxes. Isso deixou o carro número 70 da Inception na disputa, e a equipe completou as 24 horas na 13ª posição na classe.

“O fim de semana teve muitos altos e baixos. Le Mans é uma corrida difícil e cheia de emoções. Começamos a semana e alcançamos algo que eu nunca sonhei em conquistar, a pole position, e acho que isso já foi uma vitória para levar para casa.

Depois entramos na corrida, que foi longa e difícil, mas cruzamos a linha de chegada. Estou muito orgulhoso da equipe. Amei a jornada, foi incrível. Há muita emoção envolvida, e ir de Pure McLaren à primeira pole position da McLaren em Le Mans é simplesmente um sonho realizado, e fizemos história. A McLaren está de volta!”
Brendan Iribe, vencedor da Pole na LMGT3 em Le Mans 2024

“Uma corrida no fio da navalha do início ao fim. Corridas de 24 horas não são para ser fáceis, mas quando você adiciona o clima e as condições da pista, fica muito difícil. Na LMGT3, lutamos forte com equipes e fabricantes estabelecidos. As retiradas foram decepcionantes, mas estou super orgulhoso de todos. Toda a equipe da United Autosports e da McLaren Automotive pode estar realmente orgulhosa… e os pilotos da LMGT3 foram um sonho absoluto de trabalhar.”
Richard Dean, CEO, United Autosports

“Parabéns a Brendan Iribe e à Inception Racing por completarem as 24 horas completas. Qualificar um McLaren na pole em Le Mans após nosso retorno é incrível e temos muito orgulho em realizar seu sonho de correr com um McLaren nesta corrida icônica.

Ver os McLaren GT3 EVOs da United Autosports correndo em primeiro e segundo após 125 voltas de tudo o que Le Mans pode oferecer, incluindo condições climáticas variáveis, apenas reconfirma que temos o desempenho e a determinação para vencer. Podemos tirar muitos pontos positivos do nosso retorno a Le Mans e construiremos sobre essa forte performance.”
Michael Leiters, CEO, McLaren Automotive

Via assessoria de comunicação McLaren

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.