Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen vence na Espanha

Publicado:

em

O Grande Prêmio da Espanha pareceu promissor na largada, mesmo com diferentes estratégias em jogo, no final, foi Max Verstappen (RBR) que venceu. O tricampeão assumiu a liderança na terceira volta e com a estratégia correta, não deu chance a Lando Norris (McLaren), que ficou em segundo. Enquanto Lewis Hamilton (Mercedes) foi o terceiro, marcando o primeiro pódio do heptacampeão na temporada.

A largada

Pela segunda vez na carreira, Norris largou na pole, mas enquanto o britânico tentou cobrir Verstappen, George Russell (Mercedes0 brilhantemente se colocou por fora da disputa e assumiu a liderança. Verstappen acabou saindo melhor na curva e superou Norris. E na terceira volta, Russell não conseguiu segurar o holandês.

Russell surpreendeu Norris e Verstappen na largada – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Nesse meio tempo, os carros da Ferrari batalhavam entre si, com um piloto reclamando do outro quando Carlos Sainz superou Charles Leclerc. Enquanto isso, no fundo do grid, Yuki Tsunoda (VCARB) e Zhou Guanyu (Kick Sauber) foram os primeiros a parar, bem antes do previsto pela Pirelli. Os dois fizeram a troca de macios para médios na volta 10, com a previsão da fabricante sendo de primeira parada entre as voltas 15 e 18. Porém, com ambos andando longe dos pontos, era uma aposta que podia dar certo.

Assim como Zhou e Tsunoda, Sergio Perez também parou antes do previsto, e na volta 14 colocou um jogo de pneus macios usados. Lá na frente, Norris e a equipe avaliavam no rádio quando o piloto deveria parar, ao mesmo tempo que Russell entrava no box na volta 16, junto com Sainz. Uma parada lenta da Mercedes colocou George em perigo, porém ele saiu a frente de Carlos.

Norris estende a parada

Enquanto Verstappen foi para os boxes na volta 18, Lando escolheu ficar na pista em ar limpo. O companheiro de Lando, Oscar Piastri também estendeu o primeiro stint, mas parou na volta 22. Norris foi para apenas na volta 24, deixando Leclerc na liderança, seguido de Verstappen. Entretanto, o monegasco também ainda tinha parado e foi para os boxes na volta seguinte, e a liderança voltou para Verstappen.

Neste ponto, Russell era o segundo e Hamilton terceiro, enquanto Norris estava em sexto atrás de Sainz. Na volta 28, Lando superou o espanhol, e ficou atrás das duas Mercedes, a 9.4s de Verstappen. Seria possível buscar a vitória? Talvez, mas Verstappen tinha um jogo de macios novos guardados para o fim da corrida e Lando não.

Pneus duros na pista

Na volta 35 Norris ultrapassou Russell pela segunda posição, e duas voltas depois a Mercedes chamou George pars os boxes. E em uma escolha ousada, decidiram colocar pneus duros. Assim como a Ferrari fez com Sainz, e os dois voltaram a pista em sétimo e oitavo, o brtiânico na frente.

Norris e Russell fizeram quase uma volta toda roda com roda – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Enquanto Norris buscava diminuir a diferença para o líder, Piastri fazia boas ultrapassagens, buscando recuperar o resultado ruim da classificação no sábado.

Após algumas voltas em bom ritmo, Hamilton colocou pneus macios na volta 44 e Verstappen parou na volta seguinte, voltando em terceiro. Aliás, Lewis saiu dos boxes bem atrás de Sainz, e não demorou muito a passar pelo espanhol quando o mesmo deixou a porta aberta.

Por outro lado, Norris resolveu esperar, mesmo a equipe o aconselhando a fazer a troca. O britânico só entrou para os boxes na volta 48, e saiu ainda em segundo, mas com Russell logo atrás. Verstappen tinha, no momento, 8.1s de vantagem sobre Lando.

Sem economia de pneus

Na primeira volta de macios, Norris conseguiu diminuir a diferença para 6.8s, porém ele tinha pneus macios já usados, então o palco estava montado para uma batalha até o fim.

Nesse meio tempo, Pérez estava de novo com pneus macios depois da terceira parada e estava em busca da oitava posição de Pierre Gasly (Alpine). Enquanto, mais a frente, Hamilton de macios, ultrapassou o companheiro de equipe, passando para terceiro.

Hamilton ultrapassou Russell por fora para chegar ao pódio – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Na volta 53 a equipe informou Verstappen que Norris não estava poupando os pneus, e volta a volta diminuia a diferença para o holandês.  Contudo, ambos acabaram preso no tráfego dos retardatários nas voltas seguintes. Seis voltas depois, a diferença era de 5 segundos.

Apesar de Norris lutar bravamente, ele não teve voltas suficientes para chegar em Max, que também puxou o ritmo nas voltas finais. Por fim, Verstappen venceu com 2.3s de vantagem. É a sétima vitória dele na temporada.

Mesmo sem a vitória, Lando agradeceu a equipe pelo trabalho e pelo carro, que evoluiu muito desde a primeira corrida, e hoje era o mais rápido na pista. E Lando agora é o vice-líder do campeonato de pilotos.

O destaque de hoje vai para a Alpine, que pela primeira vez neste ano pontuou com os dois carros, Gasly foi o nono e Esteban Ocon o 10º. O top 10 teve ainda Russell em quarto, Leclerc em quinto, Sainz em sexto, Piastri em sétimo e Pérez em oitavo.

Agora, a Fórmula 1 segue para a Áustria para a segunda de três corridas consecutivas.

Resultado do GP da Espanha – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.