Entre em contato conosco

WEC

Manthey EMA Vitoriosa na Estreia da LMGT3 em Le Mans

Publicado:

em

Manthey
Foto: Manthey
  • Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin venceram as 24 Horas de Le Mans na classe LMGT3 com o Porsche número 91 da Manthey EMA.
  • O carro irmão número 92 da Manthey PureRxcing terminou o clássico de resistência na 14ª posição após reparos no box.
  • Nas classificações de equipe e pilotos da LMGT3, a Manthey EMA assume a liderança à frente de seus colegas da Manthey PureRxcing, que estão empatados em pontos.

 A Manthey EMA triunfa em sua classe nas 24 Horas de Le Mans com o Porsche 911 GT3 R número 91. O trio de pilotos vencedor na estreia da nova classe LMGT3 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA consistiu em Richard Lietz (Áustria), Morris Schuring (Holanda) e Yasser Shahin (Austrália). Enquanto isso, o carro irmão da Manthey PureRxcing (No. 92) com Klaus Bachler (Áustria), Alex Malykhin (Reino Unido) e Joel Sturm (Alemanha) liderou por um longo tempo em condições climáticas variáveis. Devido a problemas com a caixa de câmbio e um consequente reparo, o trio viu a bandeira quadriculada em 14º lugar. Na classificação LMGT3, a Manthey EMA agora está empatada em pontos com a equipe Manthey PureRxcing, que ocupa o segundo lugar.

Os dois Porsche 911 GT3 R da Manthey EMA e Manthey PureRxcing começaram o clássico de resistência em Le Mans na tarde de sábado às 16:00, partindo das posições 16ª e 2ª diante de uma plateia recorde de 329.000 espectadores. Nas primeiras três horas no Circuit de la Sarthe, de 13,626 km, o carro número 91 avançou constantemente, permitindo a Morris Schuring assumir a liderança pela primeira vez como o piloto mais rápido no campo LMGT3 na noite de sábado. Apenas duas horas depois, Joel Sturm fez o mesmo no Manthey PureRxcing, significando que ambos os carros já lideravam a classe após pouco mais de cinco horas de corrida.

Após uma longa fase de safety car devido à forte chuva, Klaus Bachler no Manthey PureRxcing liderava a classe à frente do carro irmão com pouco menos de oito horas no relógio. No entanto, Bachler teve que ir para o box devido a problemas na caixa de câmbio após a retomada do ritmo da corrida. Um atuador de mudança defeituoso exigiu um reparo de 24 minutos. Cinco voltas atrás, o carro retomou a corrida na 18ª posição, enquanto o carro irmão conseguiu assumir e defender a liderança. Perto do fim, a corrida no topo da classe LMGT3 desenvolveu-se em um duelo entre o Porsche Manthey EMA e o BMW da WRT com o número 31. O piloto final Richard Lietz conseguiu abrir uma vantagem sobre o BMW, apesar das condições difíceis na chuva, e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na classe após 281 voltas. O piloto final Klaus Bachler conseguiu subir para a 14ª posição com o carro número 92. Isso significa que Morris Schuring e Yasser Shahin são vitoriosos em sua primeira participação em Le Mans, enquanto essa é a quinta vitória em Le Mans para o austríaco Lietz.

“Esta é a quinta vez que vencemos Le Mans e a quarta vez que Martin e eu participamos. É obviamente um evento especial que você não pode forçar. Poder participar aqui com a Porsche e então competir pela vitória é algo muito especial, e então alcançar a vitória – isso é obviamente um sonho. Poder dirigir um carro aqui foi um sonho de longa data de Martin e meu. Infelizmente, o 92 caiu para trás com um defeito técnico, o que obviamente é uma pena, pois o carro certamente tinha uma boa chance de vencer. A vitória com o número 91 foi duramente conquistada e um grande esforço de equipe – todos deram o seu melhor e tudo se encaixou. Isso foi o que nos possibilitou a vitória.”, resume Nicolas Raeder, Diretor Geral da Manthey Racing GmbH.

**Citações sobre as 24 Horas de Le Mans:**

**Richard Lietz, Porsche 911 GT3 R #91:** “As pessoas não percebem quantas vezes você participa de corridas onde não tem chance. É especial vir aqui para Le Mans e ter uma equipe, um carro e todas as condições básicas necessárias para poder vencer esta corrida. E então realmente vencer aqui é um privilégio real. Meus colegas de equipe fizeram um trabalho fantástico. Eles venceram Le Mans em sua estreia aqui, o que é incrível. Foi minha 18ª largada em Le Mans e me sinto muito honrado que a Porsche me deu a chance de correr aqui nos últimos 18 anos. Também tivemos alguns anos muito difíceis, mas este ano tudo se encaixou e então realmente conseguimos. Isso é fantástico.”

**Morris Schuring, Porsche 911 GT3 R #91:** “É um sonho que se torna realidade. Quando cheguei aqui, nunca ousei esperar que venceria meu primeiro Le Mans, especialmente não aos 19 anos. Graças à equipe e aos meus colegas de equipe em particular, entregamos uma corrida quase perfeita. Não cometemos erros, sempre tomamos a decisão certa, mantivemos a calma e não recebemos penalidades. Podemos nos orgulhar disso e realmente demos um exemplo de como deve ser conduzida uma corrida de 24 horas. Muito obrigado à Manthey, Yasser e Richie!”

**Yasser Shahin, Porsche 911 GT3 R #91:** “Dizem que Le Mans escolhe você. Tenho muita sorte e estou muito feliz por termos sido escolhidos este ano. Não acho que você possa encontrar um grupo mais rápido de caras que são tão equilibrados. Foi realmente um triunfo da disciplina. E estou nas nuvens por fazer parte disso.”

**Klaus Bachler, Porsche 911 GT3 R #92:** “Este Le Mans foi difícil para nós. Muita coisa pode acontecer em uma corrida de 24 horas como esta, e doeu um pouco ter que ir para o box pela manhã como líder e perder cinco voltas. Mas, mesmo assim, demos o nosso melhor e tentamos avançar um pouco mais para pelo menos levar um ou dois pontos para casa. Parabéns ao nosso carro irmão e à equipe pela vitória. Foi uma performance realmente forte. Agora temos que garantir que atacaremos novamente em São Paulo.”

**Joel Sturm, Porsche 911 GT3 R #92:** “Qualquer coisa, exceto uma boa corrida para nós. Tínhamos ritmo e estávamos entre os carros mais rápidos na pista. Terminar em 14º no final devido a um defeito técnico obviamente não é um bom sentimento. É difícil colocar em palavras o que você acabou de sentir e perder. Sempre foi um grande sonho vencer a corrida aqui em Le Mans. Também perdemos nossa liderança no campeonato. O pior de tudo é que estava fora do nosso controle desta vez.”

**Patrick Arkenau, Chefe de Corrida, Manthey Racing GmbH:** “Le Mans 2024 – uma história de sucesso para a Manthey. Após vencer a primeira corrida LMGT3 no Qatar, agora também vencemos a primeira edição em Le Mans com carros LMGT3. Foi realmente uma corrida extremamente difícil com muitos altos e baixos, durante a qual tivemos que tomar decisões difíceis a cada hora – tanto a equipe quanto os pilotos na pista. Claro, também há uma pequena dose de amargura, pois teríamos sido capazes de vencer com o número 92 e uma vitória um-dois estaria ao nosso alcance. Mas isso é Le Mans, são corridas de 24 horas. Pequenos problemas técnicos são simplesmente parte disso e a sorte necessária para evitar esses problemas. No entanto, estamos muito felizes – mais um marco para nós este ano depois de já termos alcançado sucesso em outros grandes clássicos de resistência. Um grande sucesso para nós. Estamos muito orgulhosos de ter vencido aqui novamente com nosso próprio nome.”

**Resultados das 24 Horas de Le Mans:**

**Classe LMGT3**
1. Lietz/Schuring/Shahin (AT/NL/AU), Manthey EMA, Porsche 911 GT3 R #91
2. Farfus/Galael/Leung (BR/IDN/UK), Team WRT, BMW M4 LMGT3 #31
3. Olsen/Pedersen/Roda (N/DK/I), Proton Competition, Ford Mustang LMGT3#88,
14. Bachler/Malykhin/Sturm (AT/GB/DE), Manthey PureRxcing, Porsche 911 GT3 R #92

**Calendário de corridas WEC 2024:**
24. – 25.02.2024 Qatar Official Prologue | Qatar
02.03.2024 Qatar 1812 KM | Qatar
21.04.2024 6 Horas de Imola | Itália
11.05.2024 TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps | Bélgica
15. – 16.06.2024 24 Horas de Le Mans | França
14.07.2024 6 Horas de São Paulo | Brasil
01.09.2024 Lone Star Le Mans (COTA) | EUA
15.09.2024 6 Horas de Fuji | Japão
02.11.2024 8 Horas de Bahrain | Bahrain

Via assessoria de comunicação Manthey EMA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.