Entre em contato conosco

WeatherTech

Mais um pódio coloca a Porsche na liderança da classificação dos fabricantes

Publicado:

em

Foto: Porsche

A série de pódios para o Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport continua. Na corrida de 100 minutos pelas ruas do centro de Detroit, Nick Tandy, da Inglaterra, e o francês Mathieu Jaminet conquistaram o segundo lugar. Seus companheiros de equipe Felipe Nasr do Brasil e o americano dinamarquês Cameron fecharam a quinta rodada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship em quarto lugar e assim ampliaram sua liderança no campeonato de pilotos. Na classe GTD-Pro, o chamado ‘Rexy’ Porsche 911 GT3 R conquistou a segunda vitória consecutiva.

Corrida

O ‘Detroit Sports Car Classic’ de 100 minutos teve tudo: sob o sol forte e temperaturas de verão de cerca de 25 graus Celsius, os fãs foram brindados com uma corrida cheia de ação, repleta de duelos ferozes, vários incidentes, cinco advertências e um completo engarrafamento na pista. Só nos 20 minutos finais, a corrida foi neutralizada duas vezes. Enquanto Mathieu Jaminet, que por vezes liderou o pelotão, fez todos os esforços após os dois últimos reinícios, no final das contas o francês não conseguiu ultrapassar o líder Acura – o eventual vencedor após 75 voltas. Na bandeira, o carro nº 6 estava a apenas 1,132 segundos da vitória. Felipe Nasr também liderou a corrida por várias voltas ao volante do carro irmão nº 7, mas um furo relegou a tripulação ao quarto lugar.

“Só precisamos recuperar o fôlego depois de tantas turbulências e incidentes”, diz Urs Kuratle. O Diretor da Factory Motorsport LMDh acrescenta: “Fizemos tudo certo estrategicamente, mas não tivemos sorte com contatos e penalidades. Ainda assim, estamos felizes e continuamos a nossa série de pódios. Mas ainda mais importante, a Porsche lidera todas as classificações do campeonato. Seguimos para Le Mans animados. Parabéns à equipa da AO Racing pela segunda vitória consecutiva com o Porsche 911 GT3 R.”

“Começamos a corrida nas posições um e dois, apenas para sermos prejudicados por manobras e penalidades”, afirma Jonathan Diuguid, Diretor Geral da Porsche Penske Motorsport. “No entanto, reagimos de forma impressionante e nunca desistimos. A certa altura, o nosso carro número 6 até recuperou a liderança, mas foi ultrapassado. Isso pode acontecer. Devemos fazer melhor da próxima vez. Em suma, este é um resultado sólido. Nossa situação no campeonato parece promissora. Agora estamos olhando para Le Mans e depois para Watkins Glen.”

Na classificação geral, a Porsche avançou agora para o topo da tabela de classificação na classificação dos fabricantes, após duas vitórias e pódios em todas as outras três corridas da temporada até agora. Os vencedores de Daytona, Nasr e Cameron, ampliaram ainda mais sua liderança no campeonato de pilotos, com Tandy e Jaminet avançando para o terceiro lugar. A equipe de trabalho da Porsche Penske Motorsport ocupa o primeiro lugar no campeonato por equipes.

Os dois Porsche 963 colocados em campo pelas equipes clientes foram pegos em vários incidentes no evento de sprint de Detroit. Na classe GTP de topo, ambos os protótipos híbridos de 511 kW (695 CV) apresentados pela JDC-Miller MotorSports e Proton Competition foram classificados em oitavo e nono, respectivamente.

Vitória na classe GTD-Pro para o Porsche 911 GT3 R da AO Racing

O Porsche 911 GT3 R da AO Racing garantiu a sua segunda vitória consecutiva na classe GTD-Pro. Depois de vencer a corrida de Laguna Seca em meados de maio, Sebastian Priaulx do Reino Unido e o ex-Porsche Junior Laurin Heinrich da Alemanha seguiram com outro triunfo nas ruas de Detroit. A tripulação que dirige o Porsche 911 GT3 R da AO Racing, apelidado de “Rexy”, lidera todas as classificações GTD-Pro.

Watkins Glen, no estado americano de Nova York, sediará a sexta rodada da temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship em 23 de junho. Mas primeiro, a Porsche Penske Motorsport e diversas equipes clientes enfrentarão o destaque do ano: nos dias 15 e 16 de junho, a equipe de fábrica colocará três pilotos do Porsche 963 na maior corrida de resistência do mundo. Com 19 vitórias consecutivas, o fabricante de automóveis desportivos de Estugarda é o recordista. Os testes oficiais no Circuito das 24 Horas de Le Mans, com 13,626 quilómetros, serão realizados no próximo fim de semana.

Comentários dos pilotos após a corrida

Mathieu Jaminet (Porsche 963 #6): “Tudo correu bem, mas durante as fases do safety car tive muita dificuldade em manter a temperatura dos pneus dianteiros. É por isso que o Acura conseguiu passar por nós. A concorrência está melhor, principalmente no que diz respeito à travagem em curvas fechadas. Podemos viver com o segundo lugar. Mas, para ser honesto, devo admitir que não tive o meu melhor desempenho hoje. Farei melhor da próxima vez.”

Felipe Nasr (Porsche 963 #7): “O quarto lugar é muito bom. Esta corrida ofereceu tudo o que um fã de automobilismo poderia desejar. Foi um grande desafio para nós, pilotos. Em alguns momentos estávamos bem na corrida e definitivamente tínhamos a chance de voltar ao pódio – mas então um rival me atingiu durante uma fase amarela, o que danificou minha roda traseira direita. Tive que entrar nos boxes e isso me custou muito tempo. Mesmo assim, depois disso, ataquei a todo vapor, consegui ultrapassar alguns carros e terminei em quarto.”

Bent Viscaal (Porsche 963 #5): “É um resultado decepcionante. Durante a minha passagem, o carro estava muito rápido e as coisas pareciam bem quando entreguei o número 5 a Gimmi Bruni. Mas, infelizmente, houve muitas manobras e uma colisão desnecessária. Mais uma vez, fizemos progressos significativos neste fim de semana. Estamos constantemente aprendendo. Merecíamos pelo menos o quinto lugar. Isso teria sido um resultado justo. Em algum momento, teremos que colher os frutos.”

Richard Westbrook (Porsche 963 #85): “É difícil para mim encontrar algo positivo. Para ser sincero, a pista não é adequada para corridas com protótipos da classe GTP. Era como estar em um carrinho de bate-bate. Os danos aos veículos pioraram volta a volta. Era inaceitável – simplesmente inaceitável. Achei isso frustrante. Tenho boas lembranças dos tempos em que competimos na bela Belle Isle, em Detroit. Estou ansioso por Watkins Glen – é um grande circuito.”

Laurin Heinrich (Porsche 911 GT3 R #77): “Duas vitórias consecutivas – fantástico! A corrida não foi nada fácil. Meu companheiro de equipe, Seb, criou uma ótima base, primeiro na qualificação e novamente em sua primeira passagem. Nosso pit stop foi perfeito e rápido, e as primeiras voltas com pneus frios correram muito bem. Mas então levei um grande susto quando não consegui evitar um rival. Nosso ‘Rexy’ sofreu alguns danos na frente e tive que mudar meu estilo de pilotagem porque o carro continuava querendo deslizar para frente. Funcionou e estou muito feliz.”

Resultados da corrida

Classe GTP:
1. Taylor/Albuquerque (EUA/P), Acura #10, 75 voltas
2. Jaminet/Tandy (F/UK), Porsche 963 #6, + 1,132 segundos
3. Bourdais/Van der Zande (F/NL) ), Cadillac #01, + 4,198 segundos
4. Nasr/Cameron (BR/EUA), Porsche 963 #7, + 5,142 segundos
8. Van der Helm/Westbrook (NL/Reino Unido), Porsche 963 #85, + 1 volta
9 . Bruni/Viscaal (I/NL), Porsche 963 #5, + 10 voltas

Classe GTD-Pro:
1. Heinrich/Priaulx (D/Reino Unido), Porsche 911 GT3 R #77, 74 voltas
2. Hawksworth/Barnicoat (Reino Unido/Reino Unido), Lexus #14, + 2,885 segundos
3. Gunn/Riberas (Reino Unido) /E), Aston Martin #23, + 4,869 segundos

Via assessoria de comunicação: Porsche

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.