Entre em contato conosco

WEC

LAMBORGHINI IRON LYNX TERMINA AS 24 HORAS DE LE MANS 2024, CONQUISTANDO UM HISTÓRICO RESULTADO NO TOP 10

Publicado:

em

Foto: Iron Lynx

 

O fabricante italiano impressionou em sua primeira participação no Hypercar em Le Mans

ESFORÇO COM DUAS VAGAS CONCLUI A DESAFIADORA CORRIDA DE 24 HORAS

FINALIZAÇÃO NO TOP 10 PROPORCIONA AO TIME SEUS PRIMEIROS PONTOS NO FIA WEC

A Lamborghini Iron Lynx alcançou um memorável resultado no top 10 nas 24 Horas de Le Mans de 2024, com os carros de corrida Lamborghini SC63 LMDh da equipe completando sua estreia na histórica corrida. Ambos os carros cruzaram a linha de chegada sem necessidade de passar pela garagem e sem problemas importantes, otimizando cada parada nos boxes tanto quanto possível.

O carro #63, pilotado por Mirko Bortolotti, Daniil Kvyat e Edoardo Mortara, conquistou um impressionante décimo lugar, garantindo os primeiros pontos da equipe no Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Não muito longe deles, o carro #19, conduzido por Matteo Cairoli, Andrea Caldarelli e Romain Grosjean, terminou em P13. Ambos os carros ficaram apenas duas voltas atrás dos vencedores.

O início da corrida, diante de uma multidão recorde de 329.000 fãs, teve Caldarelli e Mortara a bordo e mostrou-se complicado, já que a equipe enfrentou alguns problemas pequenos de carroceria. Os problemas foram logo resolvidos, mas custaram tempo valioso. Durante a noite, a corrida foi afetada por fortes precipitações, o que levou a direção da prova a optar por períodos longos sob o Safety Car. Diante do cansaço físico e das condições climáticas adversas, os pilotos conduziram o time até a manhã.

Apesar de algumas penalidades, Bortolotti, Mortara e Kvyat conseguiram finalmente conquistar seus primeiros pontos no FIA WEC, destacando uma corrida incrível para a equipe e o fabricante italiano em sua estreia histórica no protótipo Hypercar em Le Mans.

As etapas finais viram os pilotos buscando consistência e maximizando as qualidades do carro, gerenciando as fraquezas enquanto navegavam até a linha de chegada. Paradas rápidas nos boxes e uma estratégia bem planejada completaram o trabalho, encerrando a primeira experiência da equipe com uma operação de dois carros, que exigiu trabalho em equipe perfeito, enormes preparativos técnicos e logísticos.

O esforço da equipe para o mês de junho ainda não acabou, já que se prepara para retornar à ação em poucos dias em Watkins Glen. Andrea Caldarelli e Matteo Cairoli estarão pilotando o Lamborghini SC63 na especificação IMSA.

Emmanuel Esnault, Diretor de Corridas: “Este é um grande sucesso. Terminar a corrida sem grandes problemas foi nosso primeiro objetivo, e conseguimos isso sem uma única ida à garagem, marcando nosso primeiro final de pontos no FIA WEC. Estou orgulhoso de como nossa equipe gerenciou a corrida e enfrentou qualquer adversidade, realizando um trabalho brilhante. Sabendo da quantidade incrível de esforço e dedicação que foi dedicada a este projeto em todos os níveis, estou ansioso para ver o que poderemos alcançar no futuro, começando pelo evento IMSA do próximo fim de semana em Watkins Glen e pela próxima etapa no Brasil no FIA WEC.”

Matteo Cairoli: “Primeiramente, quero agradecer a todos na equipe, porque, considerando que o carro tocou o solo há apenas 11 meses, é impressionante ver o carro #63 terminar no top 10 e nosso carro não muito distante. Não foi fácil, no meu segundo turno eu me senti bastante enjoado e foi difícil gerenciar essa situação. Eu não quis desistir e consegui terminar. Estou extremamente feliz e orgulhoso de todos os envolvidos. Se pensarmos no tempo perdido devido a problemas relativamente pequenos, isso é ainda mais promissor para 2025. Mal posso esperar para voltar aqui.”

Romain Grosjean: “Não terminei minha primeira Le Mans, então estou feliz por termos chegado ao fim com a Lamborghini Iron Lynx. Foi um sonho. Agradeço à equipe pela oportunidade, porque pessoalmente era algo que eu queria fazer, e consegui. Estou muito orgulhoso do esforço. Claro, poderia ter sido melhor, poderíamos ter estado no top 10, mas é incrível que o carro #63 tenha conseguido. Foi uma ótima experiência, um ótimo fim de semana para todos, e muito para aprender para o futuro. Terminamos Sebring, uma das corridas mais difíceis do mundo, e Le Mans também não é fácil. Conseguimos terminar essas duas, e fizemos isso em boa forma!”

Andrea Caldarelli: “Acho que alcançamos o objetivo, que era terminar a corrida com ambos os carros e, para o primeiro ano, é incrível. Acho que realmente fizemos tudo o que podíamos para chegar ao final e tivemos muitas coisas acontecendo durante a corrida que poderiam nos parar. Estou realmente feliz por todos os caras em Sant’Agata e na Iron Lynx, porque eles trabalharam muito para trazer os carros para esta corrida. Há apenas um pouco de sabor agridoce, porque depois do início achamos que poderíamos ter um ritmo melhor. No entanto, não podemos esquecer que é nosso primeiro ano e estou realmente orgulhoso da equipe.”

Mirko Bortolotti: “Primeiramente, estou extremamente orgulhoso de todos que fizeram parte deste projeto, Lamborghini, Iron Lynx, Ligier, todos os meus companheiros de equipe, os mecânicos, os engenheiros, todos trabalharam incrivelmente duro nestes poucos meses. Conseguimos terminar com ambos os carros em Le Mans em nossa estreia, e um deles no top 10. Estou incrivelmente feliz por este feito, considerando que o projeto foi para a pista menos de um ano atrás. Foi um dia incrível, e estou realmente feliz e orgulhoso de como executamos a corrida. Ainda temos muito trabalho pela frente, sabemos, mas estamos ansiosos para dar os próximos passos, e agora celebramos este resultado fenomenal.”

Daniil Kvyat: “Foi uma corrida verdadeiramente incrível para nós. Nós aproveitamos este resultado como uma recompensa pelo trabalho árduo. Ainda há muito trabalho pela frente, porque eu quero vencer um dia, e os próximos passos que temos que dar serão cruciais. Conseguimos este resultado com o que tínhamos com um carro novo, mostra o quanto somos fortes, e quando trouxermos o que temos, poderemos lutar pela vitória.”

Edoardo Mortara: “Foi extremamente importante terminar a corrida hoje, e conseguimos isso. Em relação à competição que enfrentamos, estávamos tentando chegar ao top 10, embora fosse um objetivo secundário que também alcançamos. Foi muito tempo aqui em Le Mans, com preparações extensas, desde os mecânicos até os engenheiros, marketing, comunicação e gerenciamento, e recompensá-los com um resultado é muito importante. Isso vai nos motivar a voltar mais fortes e querer mais.”

Via assessoria de comunicação Iron Lynx

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.