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Homologações dos Carros de Corrida IMSA GTP Estendidas Até 2029

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Foto: IMSA

Carros de Corrida LMP2 Atuais Continuarão Até 2028

Como parte da conferência de imprensa anual na véspera das 24 Horas de Le Mans, oficiais da Associação Internacional de Automobilismo (IMSA) e do Automobile Club de l’Ouest (ACO) confirmaram hoje que as homologações para os carros de corrida protótipos Le Mans Daytona h (LMDh) e Le Mans Hypercar (LMH) foram estendidas até o final da temporada de 2029.

Através de um acordo de convergência anunciado em 2021 entre a IMSA, a ACO e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os carros LMDh e LMH são elegíveis para competir tanto no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar na classe Grand Touring Prototype (GTP) quanto no Campeonato Mundial de Endurance da FIA na classe Hypercar.

“O automobilismo de resistência em escala global nunca esteve tão forte”, disse o presidente da IMSA, John Doonan. “Grande parte do sucesso que o Campeonato WeatherTech está experimentando atualmente tem sido impulsionado pela plataforma compartilhada que desenvolvemos ao lado de nossos colegas da ACO e da FIA para corridas de protótipos globais, e estou confiante de que o mesmo pode ser dito para as 24 Horas de Le Mans e o FIA WEC.

“Esta plataforma trouxe relevância para os fabricantes participantes na classe GTP do Campeonato WeatherTech, e uma competição em pista fechada, competitiva e imprevisível para nossos fãs de corridas. Estender a homologação desses carros de corrida até 2029 proporciona estabilidade para todos os que estão atualmente envolvidos e pode abrir a porta para ainda mais participantes no futuro.”

A plataforma LMDh foi introduzida originalmente em uma conferência de imprensa histórica com a liderança da IMSA e da ACO no Daytona International Speedway na véspera das 24 Horas de Daytona em janeiro de 2020 e fez sua estreia competitiva nas 24 Horas de Daytona de 2023.

Os regulamentos do LMDh desenvolvidos conjuntamente pela IMSA e pela ACO exigem que cada fabricante use chassis de um dos quatro construtores aprovados – Dallara, Ligier, Multimatic e ORECA – e um sistema de propulsão híbrido comum que inclui uma Unidade Geradora de Motor (MGU) fornecida pela Bosch, uma caixa de câmbio Xtrac e baterias da WAE Technologies.

Um total de seis fabricantes – Acura, Alpine, BMW, Cadillac, Lamborghini e Porsche – estão atualmente competindo com carros de corrida LMDh na classe Grand Touring Prototype (GTP) do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, na classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) ou em ambos.

A plataforma LMH co-desenvolvida pela ACO e FIA estreou em 2021 e inclui carros protótipos de outros fabricantes – atualmente Ferrari, Isotta Fraschini, Peugeot e Toyota – construídos com especificações técnicas diferentes das do LMDh. Através do Balance of Performance (BoP), carros LMH e LMDh competem atualmente cabeça a cabeça por vitórias gerais nas corridas do FIA WEC.

O novo carro de corrida Aston Martin Valkyrie está planejando uma estreia em 2025 tanto no FIA WEC quanto no Campeonato WeatherTech e se tornará o primeiro carro LMH a competir na IMSA.

**LMP2 Continuará no Formato Atual Até 2028**

Além de estender as homologações para a categoria principal de protótipos, também foi revelado na conferência de imprensa que a atual geração de carros de corrida Le Mans Prototype 2 (LMP2) – que estreou em 2017 – continuará até o final da temporada 2027 do Campeonato WeatherTech.

A classe Pro-Am de protótipos está experimentando seus maiores campos de competição de todos os tempos no Campeonato WeatherTech nesta temporada, com um total de 13 carros competindo. A classe LMP2 também compete nas 24 Horas de Le Mans, na European Le Mans Series e na Asian Le Mans Series. Foi descontinuada no FIA WEC no final da temporada 2023.

A próxima geração de LMP2 – com novos chassis e motores a serem selecionados – está agora prevista para estrear em 2028, em vez de 2026, conforme originalmente planejado.

Via assessoria de comunicação: IMSA

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