Entre em contato conosco

Lamborghini Super Trofeo

Formal e Norman Conquistam Primeira Vitória de 2024 em Todas as Classes do Super Trofeo

Publicado:

em

Foto: IMSA

Dupla do Lamborghini Huracán No. 1 da WTRAndretti Conquista Primeira Vitória Juntos

Parecia que demoraria uma eternidade para vencerem como dupla, mas Danny Formal e Ryan Norman chegaram ao topo do pódio na tarde de sexta-feira, na primeira corrida do fim de semana da Lamborghini Super Trofeo North America em Watkins Glen International. Eles lideraram uma sequência de primeiros vencedores de 2024 em todas as quatro classes.

Para os pilotos da Wayne Taylor Racing com Andretti, Formal e Norman, a vitória não poderia ter vindo em melhor hora, na quinta corrida da temporada do Super Trofeo. Segundo Formal, a vitória também o torna o piloto mais vitorioso da classe Pro na história da série, com 19 vitórias. Com um triunfo na classe Pro-Am também, isso dá ao piloto de cinco anos um total de 20 vitórias em sua carreira no Super Trofeo.

“Todas as minhas vitórias foram com a WTRAndretti”, disse Formal, o bicampeão vigente da classe Pro que conquistou esses títulos com o ex-companheiro de equipe Kyle Marcelli. “Sou muito grato por conseguir minha 19ª vitória (Pro) aqui com Ryan Norman.”

Formal largou da pole position e entregou o No. 1 WTRAndretti, Lamborghini Palm Beach Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO2 a Norman na liderança durante a rodada de paradas obrigatórias nos boxes. A corrida de 50 minutos terminou sob uma bandeira amarela em toda a pista, permitindo que Norman cruzasse a linha de chegada e soltasse um grande suspiro de alívio.

“É um grande peso tirado dos nossos ombros, honestamente”, disse Norman, que venceu duas vezes como piloto solo da WTRAndretti na temporada passada e terminou em segundo lugar na classificação Pro, atrás da dupla Formal/Marcelli. “Nós tivemos dificuldades nas primeiras rodadas, mas um grande agradecimento a todos na Wayne Taylor Racing com Andretti. Eles mantiveram a cabeça erguida e os resultados estão aparecendo.”

Giano Taurino e Ernie Francis Jr. terminaram em segundo no No. 88 TR3 Racing, Lamborghini Miami Huracán. Francis exerceu intensa pressão sobre Norman no trecho final até que a bandeira amarela tardia eliminou qualquer chance de uma tentativa dramática de ultrapassagem.

“Ernie colocou muita pressão (sobre Norman), ele estava na pista duas voltas antes com pneus quentes aprendendo como estava a condição da pista,” observou Formal. “Ryan entrou na pista e simplesmente foi para cima, dirigindo de maneira incrível.”

Shehan Chandrasoma e Nikko Reger terminaram em terceiro no geral e conquistaram a vitória na classe Pro-Am no No. 21 TPC Racing, Lamborghini Austin Huracán. Eles cruzaram a linha de chegada pouco atrás do No. 14 Flying Lizard Motorsports, Lamborghini Newport Beach Huracán, que foi penalizado em 0.537 segundos após a corrida por estar aquém do tempo mínimo obrigatório de parada nos boxes.

A penalidade rebaixou o No. 14 para quarto na classe e deu a Chandrasoma e Reger – que tiveram uma vitória no WeatherTech Raceway Laguna Seca retirada no mês passado por uma penalidade tardia de bloqueio – sua primeira vitória de 2024.

“Foi uma briga lá fora,” disse Reger. “Vimos que o (No.) 14 tinha uma pequena penalidade na parada nos boxes, então tentamos ficar bem próximos a eles ao cruzar a linha de chegada. Fizemos uma corrida limpa, uma boa corrida. Um pouco de contato aqui e ali, mas depois dessa briga estou feliz por termos saído por cima.”

“Definitivamente é uma sensação ótima,” acrescentou o co-piloto Chandrasoma. “De volta ao primeiro lugar novamente, P3 no geral. Sim, uma sensação ótima.”

Dominic Starkweather conquistou sua primeira vitória da temporada na classe Am, assumindo a liderança da classe durante a rodada de paradas nos boxes no No. 47 Precision Performance Motorsports, Lamborghini Palm Beach Huracán, e alcançando sua primeira vitória desde Road America em agosto passado.

“A primeira metade foi difícil, mas nós apenas mantivemos a calma e fizemos voltas limpas, evitando penalidades, evitando contato,” disse Starkweather. “Não sabíamos que iríamos ganhar até que acabou, realmente. O carro estava desgastando no final, estava ficando difícil de dirigir, mas estamos bastante satisfeitos com isso.”

Nick Groat estava eufórico ao conquistar sua primeira vitória no Super Trofeo na classe LB Cup. Assim como na Pro-Am, Groat se beneficiou de uma penalidade pós-corrida de 1.578 segundos aplicada a Mark Brummond (No. 02 Auto Technic Racing, Lamborghini Palm Beach Huracán) por uma parada nos boxes muito curta.

“Oh meu Deus, isso é incrível!” disse Groat. “Sinto uma sensação absolutamente incrível. Primeira temporada aqui, colocando todo o trabalho e vendo tudo se concretizar. Muito legal!”

A segunda corrida do Super Trofeo no sábado tem a largada às 16h55 ET e será transmitida ao vivo no Peacock e IMSA.tv.

Via assessoria de comunicação: Mark Robinson / Serviço IMSA Wire

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.