Entre em contato conosco

WEC

Estre leva a Porsche Penske para a pole em Le Mans

Publicado:

em

Kevin Estre
Foto: Porsche

Kevin Estre da Porsche Penske Motorsport conquistou a pole position para as 24 Horas de Le Mans em uma emocionante sessão de Hyperpole, superando os Cadillacs por uma margem estreita. A noite de classificação para as 24 Horas de Le Mans foi marcada por momentos históricos e reviravoltas emocionantes, com a McLaren conquistando sua primeira pole position na categoria LMGT3 e Louis Deletraz garantindo a pole position na LMP2.

Estre cravou um tempo de 3:24.634 nos últimos minutos da sessão a bordo do Porsche 963 #6, superando Alex Lynn da Cadillac por apenas 0.148 segundos. Esta é a 19ª pole position da Porsche na história de Le Mans, com a última vez que a equipe largou na primeira posição geral em 2016.

Lynn parecia ter a pole garantida quando pilotou o Cadillac V-Series.R #2 para 3:24.782, assumindo a liderança, apenas para ser superado por Estre logo em seguida.

Ambos os pilotos estabeleceram seus tempos mais rápidos durante as tentativas finais, que ocorreram após uma interrupção por bandeira vermelha causada por Dries Vanthoor batendo nas barreiras em Indianápolis no BMW M Hybrid V8 #15.

Sebastien Bourdais liderava a sessão com 3:24.816 após uma série de voltas fortes. Bourdais optou por não retornar à pista após o reinício da sessão, enquanto Estre, Lynn, a dupla de Ferrari 499Ps e o único Alpine A424 o fizeram.

Nenhum dos pilotos da Ferrari conseguiu desafiar a pole position nas voltas finais, com Alessandro Pier Guidi se classificando em quarto lugar no carro #51, enquanto Antonio Fuoco abortou sua volta após um erro na Dunlop Chicane. Ele terminou a sessão em quinto, à frente de Paul-Loup Chatin, que foi o último piloto a marcar tempo.

As voltas de Vanthoor foram excluídas por causar a bandeira vermelha, enquanto o #12 da equipe Hertz JOTA Porsche não participou devido a uma reconstrução em andamento após a queda de Callum Ilott no treino livre 2 na noite de quarta-feira.

McLaren quebra barreiras na LMGT3

Brendan Iribe, ao volante do McLaren 720S GT3 Evo da Inception Racing, escreveu seu nome nos livros de história ao conquistar a primeira pole position da McLaren em Le Mans, e a primeira da categoria LMGT3. Iribe cravou um tempo de 3m58.120s, superando seus adversários por 0,8s. Apesar de uma rodada na última curva em uma potencial volta mais rápida, Iribe e a McLaren seguraram a primeira posição.

Atrás de Iribe, a disputa pela pole foi acirrada. O Porsche 911 RSR No.92 da Manthey PureRxcing, pilotado por Alex Malykhin, ficou com o segundo lugar. Em terceiro, Giacomo Petrobelli conquistou a pole position para a JMW Automotive com a Ferrari, seguido por Ryan Hardwick no Ford Mustang No.77 da Proton em quarto lugar. Completando o top 5 dos fabricantes diferentes nas primeiras cinco posições, Ian James conquistou a quinta posição para a Heart of Racing com o Aston Martin.

Deletraz domina na LMP2

Na categoria LMP2, Louis Deletraz proporcionou um final emocionante à sessão de classificação, conquistando a pole position de última hora com um tempo de 3m33.217s a bordo do AO by TF Sport ‘Spike’ Oreca Gibson. Essa volta foi 0,6s mais rápida que o Oreca-Gibson da IDEC Sport, pilotado por Job van Uitert, que ficou com o segundo lugar.

O terceiro lugar na LMP2 ficou com o carro da Panis Racing, qualificado por Matthias Beche. Ben Hanley, no United Autosports No.23, completa a segunda fila do grid em quarto lugar.

Abre Aspas: 

“Estou orgulhoso de toda a equipe e da Cadillac pelo trabalho que fizeram na preparação para a qualificação e para o Hyperpole. Foi um grande esforço e provamos que temos carros rápidos. Estamos começando de um bom lugar, então continuaremos nos ajustando e nos preparando para a corrida” – Alex Lynn

“Foi uma volta realmente sólida. Você sempre deixa alguma coisa na mesa em uma pista como essa. Mas no final das contas, estou muito feliz por onde terminamos. O carro não esteve bem durante a maior parte do teste, mas quando chegamos à pista para a qualificação, o carro estava incrível. Desta vez não recebi nenhum trânsito. A primeira volta de preparação eu simplesmente fiz porque sabia que era uma volta descartável. É por isso que quando me disseram que eu só faria uma volta, pensei que não havia jeito e que não conseguiria aquecer os pneus. Provavelmente ficaríamos com pouco combustível para fazer 3 e 2. É o que é. No final do dia, fiquei super feliz por termos conseguido encaixar aquela coisa. É incrível e incrível para o Cadillac. Eu estou realmente feliz. A coisa tem quatro rodas e não erramos. Podemos correr agora.” – Sebastien Bourdais 

“Uma grande mistura de emoções de um dia para o outro. Cometi um erro e simplesmente travei. Felizmente, não temos muitos danos, é apenas irritante! Ainda há uma longa corrida pela frente e qualquer coisa pode acontecer. Com certeza vou tentar me recuperar na corrida.”- Dries Vanthoor

“É uma sensação indescritível estar na pole em Le Mans. A equipe colocou um mega carro na pista para mim. As coisas ficaram muito estressantes no final. Havia tempo suficiente no relógio apenas para duas voltas quentes e o carro estava quase sem combustível. Mas foi muito divertido dirigir o Porsche 963 com os pneus na janela operacional ideal. Eu simplesmente permaneci no acelerador e saí da volta. Estou muito orgulhoso – da pole e do trabalho incrível de toda a equipe nos últimos meses. Agora, podemos começar a maior corrida do mundo bem na frente!”- Kevin Estre

O carro estava ótimo no Hyperpole. Foi um verdadeiro prazer conduzir o Porsche 911 GT3 R – a nossa equipa fez um trabalho de primeira classe. Ainda estávamos um pouco insatisfeitos nos primeiros treinos, mas demos um passo muito importante. Agora começamos a corrida na primeira fila da classe LMGT3. Isso nos permite evitar a confusão louca de carros no meio-campo no início da corrida.” – Alex Malykhin

  • As 6 Hrs de São Paulo vem ai e o Vai que tô te vendo junto com a Morfula preparou uma coleção com o tema da WEC não perca a chance de ter a sua peça. Clique Aqui!
Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.