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Equipe Heart of Racing visando o campeonato com vitória em The Glen

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Foto: IMSA

A situação exigia uma mistura de paciência e agressividade. Ross Gunn entregou ambas em medidas iguais.

Sabendo que o Corvette Z06 GT3.R da No. 4 Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports, dirigido por Tommy Milner, estava com pouco combustível durante um reinício com 16 minutos restantes, Gunn pressionou pacientemente a partir do segundo lugar. Quando ele chegou à bandeira branca para a última volta, Milner foi forçado a parar para reabastecer e a abordagem de Gunn se transformou em vitória para o Aston Martin Vantage GT3 Evo da equipe Heart of Racing Team na classe Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) no domingo, nas Seis Horas de The Glen em Watkins Glen International.

“Era realmente importante não correr riscos desnecessários”, disse Gunn. “Sempre foi um caso de, se houvesse uma chance, agarrá-la. Eu podia ver que sempre que (Milner) tinha uma pequena folga, ele desacelerava nas curvas 8 e 1. Eu apenas me certifiquei de pressioná-lo o máximo que pude. No final, foi o suficiente.”

A vitória foi a primeira da temporada no IMSA WeatherTech SportsCar Championship para Gunn e seu co-piloto Alex Riberas. Foi a oitava vitória de Gunn na IMSA e a sétima de Riberas.

“Sem dúvida, esta é uma das minhas vitórias mais orgulhosas porque foi um grande esforço da equipe”, disse Riberas. “Estávamos em dificuldades por um tempo. Cometemos alguns erros. Isso realmente testa uma equipe. Nunca é o primeiro erro que custa caro, são o segundo e o terceiro. Hoje, não deixamos o primeiro erro ditar nosso destino para o resto da corrida.”

A corrida foi atrasada por 40 minutos devido à água acumulada na pista após uma forte chuva. Quando a bandeira vermelha foi suspensa e os líderes das classes entraram nos boxes sob bandeira amarela, Gunn se viu em segundo lugar atrás do Corvette No. 4 de Milner.

Quando a bandeira verde foi acenada com 16 minutos e 20 segundos restantes, Milner já havia completado mais de 30 voltas desde sua última parada nos boxes. Foi então que Gunn aplicou a paciência e a agressividade.

“Nós estávamos em dificuldades, mas nunca desistimos”, disse Gunn. “Acho que essa é a chave para essas corridas. Você sempre tem que dar tudo, mas nunca desistir. … Entrar na reta final com ele indo para os boxes na última volta é definitivamente algo que provavelmente lembrarei pelo resto da minha vida.”

Enquanto Milner, Gunn e Marvin Kirchhoefer no McLaren 720S GT3 Evo da No. 9 Pfaff Motorsports travavam uma batalha emocionante pela liderança do GTD PRO, eles tiveram que lidar com a passagem dos carros da classe Grand Touring Prototype (GTP).

Após a parada nos boxes na última volta, Milner terminou em sexto na classe com seu co-piloto Nicky Catsburg.

“Tommy fez um trabalho incrível no final da corrida segurando o Aston Martin”, disse Catsburg. “Eu sabia que ele tinha capacidade e esperávamos que o combustível fosse suficiente, mas isso foi tirado de nós. É difícil. Este estilo de corrida torna algumas dessas corridas uma loteria.”

Kirchhoefer e seu co-piloto Oliver Jarvis conquistaram o segundo lugar no McLaren No. 9, 1.340 segundos atrás de Gunn. Antonio Garcia ficou em terceiro lugar no Chevrolet Corvette Z06 GT3.R da No. 3 Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports que ele co-pilotou com Alexander Sims.

A vitória ajudou Gunn na busca pelo campeonato de pilotos do GTD PRO, colocando-o a 11 pontos dos co-pilotos do Lexus RC F GT3 No. 14 Vasser Sullivan, Ben Barnicoat e Jack Hawksworth, em segundo lugar. Os companheiros de equipe da AO Racing, Seb Priaulx e Laurin Heinrich, no Porsche 911 GT3 R No. 77, lideram a dupla do Lexus por 49 pontos após cinco das dez corridas.

“É bom estar perto, mas estamos realmente levando corrida por corrida e um passo de cada vez”, disse Gunn. “Acho que essa é a chave. Hoje provou que muitas coisas podem acontecer. Você pode estar no alto em um momento e no baixo um segundo depois.”

**Winward continua vencendo com a quarta vitória no GTD em 2024**

O Mercedes-AMG GT3 No. 57 Winward Racing pode não ter sido o mais rápido dos 21 competidores da classe GT Daytona (GTD) na maior parte da corrida de domingo. Mas não apenas o líder do campeonato GTD foi o mais rápido quando mais importava, como Philip Ellis estava no lugar certo na hora certa para aproveitar ao máximo.

Assim, após uma corrida cheia de altos e baixos em que quase tudo o que poderia acontecer aconteceu, Ellis se viu na liderança da classe no reinício final com 16 minutos restantes e rapidamente conduziu o Mercedes da Winward para sua quarta vitória da temporada em cinco provas.

“Foi uma corrida muito caótica”, disse Ellis. “Muitas condições climáticas variadas, chuva muito forte em alguns momentos, depois apenas um pouco de garoa. Mas na maior parte do tempo, estávamos sempre com os pneus certos na hora certa. Para ser honesto, tivemos um pouco de sorte com a bandeira vermelha saindo quando saiu, e apostamos que teríamos combustível suficiente para chegar até o final. Então, era apenas uma questão de manter os outros carros atrás.”

Não que ele tivesse um tempo fácil. A bordo do Lexus RC F GT3 No. 12 da Vasser Sullivan Racing, Parker Thompson pressionou Ellis desde a última bandeira verde e fez um movimento ousado no Mercedes ao se aproximar da Inner Loop com cerca de sete minutos restantes. Nenhum dos pilotos cedeu. Os carros trocaram tinta. Ellis fez a curva, Thompson não e caiu na ordem como resultado.

“Acho que ele queria aproveitar a primeira oportunidade que teve ao meu lado”, disse Ellis. “Ele tentou me passar por fora. Tivemos algumas passagens lá durante a corrida que funcionaram, às vezes pela liderança e às vezes não. Mas com três ou quatro voltas restantes, nenhum de nós ia dar espaço para o outro – apenas o suficiente para sobreviver. Foi apenas uma boa luta, e foi uma pena para ele que ele tenha perdido tantas posições.”

Ellis recebeu a bandeirada 0,884 segundos à frente de Jan Heylen no Porsche 911 GT3 R No. 120 da Wright Motorsports, embora o No. 120 tenha sido posteriormente movido para a parte de trás da ordem de chegada por uma violação de tempo mínimo de condução. Isso promoveu o Ferrari 296 GT3 No. 34 da Conquest Racing, compartilhado por Manny Franco, Albert Costa Balboa e Cedric Sbirrazzuoli, para o segundo lugar, com o Aston Martin Vantage GT3 Evo No. 44 da Magnus Racing de John Potter, Andy Lally e Spencer Pumpelly em terceiro.

Com a vitória, Ellis, o co-piloto Russell Ward e o Mercedes No. 57 Winward construíram uma liderança de 315 pontos no GTD sobre Robby Foley, Patrick Gallagher e o BMW M4 GT3 No. 96 da Turner Motorsport, que foi creditado com um quinto lugar em Watkins Glen. Além disso, com vitórias nas 24 Horas de Daytona, nas 12 Horas de Sebring apresentadas pela Cadillac e nas Seis Horas de The Glen, Ellis, Ward e o piloto de endurance Indy Dontje estão três a três nos eventos da IMSA Michelin Endurance Cup.

“É um testemunho do grupo de pessoas que reunimos”, observou Ward. “Os pilotos apenas fizeram nosso trabalho hoje. Não danificamos o carro; não saímos da pista. Como eu disse, é um testemunho do grupo de pessoas que reunimos.”

A próxima corrida para as classes GTD PRO e GTD é o Chevrolet Grand Prix no Canadian Tire Motorsport Park de 12 a 14 de julho.

Via assessoria de comunicação: Jeff Olson e David Phillips / IMSA Wire Service

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