Entre em contato conosco

Fórmula E

António Félix da Costa vence em Portland e se coloca na briga pelo campeonato

Publicado:

em

Foto/Reprodução: Porsche

A Fórmula E desembarcou em Portland, Estados Unidos, para a penúltima etapa da 11ª temporada da categoria. Com a disputa da rodada dupla, o português António Félix da Costa dominou o fim de semana. Após a vitória na corrida de sábado (29), ele repetiu o feito neste domingo (30). 

António Félix da Costa comemora vitória em Portland. Foto/Reprodução: Porsche

António Félix da Costa comemora vitória em Portland. Foto/Reprodução: Porsche

Da Costa assume a liderança na largada

Na classificação, Da Costa ficou muito próximo da pole position, entretanto, acabou sendo derrotado por Jean-Éric Vergne. Assim que as luzes se apagaram e a corrida iniciou, o português passou a liderar a prova na primeira curva. Porém, apesar da boa largada, não foi uma prova fácil de ser vencida.

Logo na segunda volta, Jake Hughes, da NEOM McLaren assumiu a liderança. Na primeira metade da corrida, ocorreu um festival de trocas de posições na liderança. Vergne, pole da etapa, conseguiu retomar momentaneamente o primeiro posto no terceiro giro, aproveitando a primeira ativação do modo ataque do piloto da NEOM McLaren.

No pelotão intermediário, Pascal Wehrlein apresentou problemas em seu caso na sexta volta. A asa dianteira de seu carro acabou se soltando, Sam Bird, que vinha logo atrás, acabou atingindo a peça do carro da Porsche que ficou na pista. Assim, o carro do vencedor do E-Prix de São Paulo acabou saindo do traçado e Bird precisou levar o carro aos boxes.

Corrida marcada por incidentes, mas Da Costa sai ileso

Apesar de conseguir retornar para a prova, Sam Bird ficou muito longe do pelotão da corrida e acabou abandonando a corrida. Na briga pelo campeonato, o líder Nick Cassidy fez uma corrida discreta, sem conseguir brigar pela zona de pontuação, aparecendo majoritariamente na 16ª posição. Fato que deixou a disputa pelo título ainda mais interessante.

Na 13ª volta, um incidente levou quatro carros para os boxes: Nick Cassidy, Caio Collet Nyck de Vries e Jake Dennis estiveram envolvidos na confusão e parando ao mesmo tempo, no mesmo instante em que Jake Hughes erra e acaba perdendo a asa dianteira, também precisando levar o carro para a área dos boxes.

Mesmo sem a asa dianteira, perdida no início da prova, Pascal Wehrlein seguiu na prova e entrou na briga pelo pódio. No final, acabou na quarta colocação, mas conseguiu um ótimo resultado dada as circunstâncias em que esteve ao longo de 21 voltas.

Um toque entre Edoardo Mortara e António Félix da Costa na volta 16 culminou com a saída da pista do suiço. Duas voltas mais tarde, o safety car entrou na pista para limpeza dos destroços que ficaram na pista. Devido a esse fato, uma volta foi acrescentada na prova, que passou a ter 27 giros.

Na abertura da vigésima volta, a pista foi liberada e na sequência António Félix da Costa ultrapassou Robin Frijns e assumiu, definitivamente, a liderança. Logo atrás do português, Robin Frijns e Mitch Evans brigavam pelo segundo posto. O piloto da Evision acabou levando a melhor, mas o neozelandês se colocou na briga pelo título contra seu companheiro de equipe após esse resultado.

Desta forma, António Félix da Costa foi o grande vencedor da segunda corrida em Portland, nos Estados Unidos. O português saiu vencedor de quatro das últimas cinco corridas da Fórmula E, emplacando a melhor sequência de um piloto na atual geração de carros da categoria, o Gen3.

Os brasileiros não tiveram uma prova tranquila. O estreante Caio Collet terminou na 16ª colocação, após largar de 22°. Sérgio Sette Câmara também conquistou algumas posições ao longo da prova, mas não foi o suficiente para marcar pontos. Lucas Di Grassi se manteve na zona de pontuação ao longo de toda a corrida, mas acabou punido por empurrar Günther para fora da pista, e caiu para a penúltima colocação entre os que concluíram a prova.

Decisão ficou para Londres

A próxima etapa da Fórmula E acontece em Londres, com a definição do título em aberto. Os seis primeiros pilotos têm chances matemáticas de título. 

Após a conclusão do E-Prix de Portland, Nick Cassidy segue líder com 167 pontos. Mitch Evans e Pascal Wehrlein estão empatados com 155 pontos. António Félix da Costa vem em quarto lugar com 134, seguido de Oliver Rowland, que por problemas de saúde perdeu a etapa nos Estados Unidos, soma 131 pontos e Jean-Éric Vergne conta com 129.

Com 32% dos votos, o português vencedor da rodada foi eleito pelo público como o piloto da corrida.

Confira o resultado final da prova:

  1. António Félix da Costa, TAG Hauer Porsche
  2. Robin Frijns, Envision Racing
  3. Mitch Evans, Jaguar TCS Racing
  4. Pascal Wehrlein, TAG Hauer Porsche
  5. Jean-Éric Vergne, DS Penske
  6. Nico Müller, ABT Cupra
  7. Norman Nato, Andretti
  8. Maximilian Günther, Maserati MSG Racing
  9. Sebastien Buemi, Envision Racing
  10. Jake Dennis, Andretti
  11. Stoffel Vandoorne, DS Penske
  12. Jehan Daruvala, Maserati MSG Racing
  13. Nick Cassidy, Jaguar TCS Racing
  14. Sérgio Sette Câmara, ERT
  15. Dan Ticktum, ERT
  16. Caio Collet, Nissan
  17. Lucas Di Grassi, ABT Cupra
  18. Sacha Fenestraz, Nissan
  19. Edoardo Mortara, Mahindra Racing (DNF)
  20. Sam Bird, NEOM McLaren (DNF)
  21. Nyck De Vries, Mahindra Racing (DNF)
  22. Jake Hughes, NEOM McLaren (DNF)

A etapa de Londres conta com uma rodada dupla e acontece entre os dias 20 e 21 de julho.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.