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Ambos os Lexus RC-F GT3 da Akkodis ASP Team cruzam a linha de chegada e terminam nos pontos!

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As 24 Horas de Le Mans são o destaque de uma temporada densa nas pistas mais bonitas do mundo, mas também um evento implacável e muito exigente. Esta 92ª edição da lendária corrida aconteceu mais uma vez diante de uma multidão esgotada (329.000 espectadores), um sucesso nas arquibancadas e na pista, com 62 carros e 186 pilotos inscritos. Para a Akkodis ASP Team, essa “estreia” com o Lexus não foi tranquila, mas permitiu uma demonstração da confiabilidade das equipes e dos carros. Após 279 voltas intensas, moldadas pelo clima e períodos de safety car, Kelvin Van der Linde, Timur Boguslavskiy e Arnold Robin cruzaram a linha de chegada em sétimo lugar na categoria LMGT3 com o carro #78. No carro #87, Jack Hawksworth (convidado a se juntar à equipe 48 horas antes do dia do teste), Esteban Masson e Takeshi Kimura terminaram no Top 10, após caírem 5 posições na penúltima hora da corrida. Este resultado permitiu que a equipe continuasse a acumular pontos para o campeonato. A próxima rodada (a quinta) em São Paulo, no Brasil, nos dias 13 e 14 de julho, oferecerá novos desafios no hemisfério sul, com altas temperaturas e alta umidade.

Tendo participado 13 vezes como piloto de corrida, Jérôme Policand retornou este ano pela segunda vez a Le Mans no papel de gerente de equipe, dez anos após entrar com Fabien Barthez, Anthony Pons e Soheil Ayari (LMGTE). Uma diferença notável desta vez, com dois carros inscritos como parte do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

A equipe do Lexus #78 não teve mudanças, com Kelvin Van der Linde, Timur Boguslavskiy e Arnold Robin, mas o #87 viu sua equipe ser alterada pouco antes do evento começar. Mike Conway, piloto da Toyota Gazoo Racing no #7 GR010 HYBRID, sofreu um acidente de bicicleta três dias antes do dia de teste, em 9 de junho, e foi substituído por seu antigo companheiro de equipe, José María López (duplo campeão mundial de endurance e vencedor de Le Mans em 2021), que inicialmente havia sido inscrito no Lexus RC-F GT3 #87 da Akkodis ASP Team.

Isso significava que Jack Hawksworth foi nomeado como o “super substituto” de José María, ao lado de Takeshi Kimura e Esteban Masson no #87. Campeão do IMSA Weathertech Sportscar GTD PRO (2 vitórias e 9 pódios) em um Lexus, Jack estava muito familiarizado com o carro e também conhecia a equipe, tendo participado de uma sessão de testes em outubro passado em Portimão.

Antes de iniciar a semana de corrida, o Dia de Teste é indispensável, precedido, como de costume, pela verificação técnica no centro de Le Mans, a primeira oportunidade para os competidores avaliarem o fervor dos espectadores e seu apego a esta corrida. O Dia de Teste, organizado em duas sessões de três horas, permitiu que as equipes encontrassem ou redescobrissem seus pontos de referência e se familiarizassem com as peculiaridades do layout e ajustassem os melhores setups. Após a sessão da manhã, o Lexus RC-F LMGT3 #78 foi o mais rápido na pista de 13,6 km, enquanto o #87 terminou em P2. Após as duas sessões, o #78 estava em P4 na categoria, e o #87 em P16.

Na primeira sessão de treinos livres, o #87 deu o tom com a volta de Esteban Masson em 3m57.808s, enquanto o carro irmão, testando outras opções, terminou em P18.

A sessão de qualificação de uma hora começou bem, com o #87 (Esteban Masson) entrando no Top 5, mas terminando em P10. Kelvin Van der Linde no #78 foi P21. Mas apenas os oito carros mais rápidos de cada categoria se qualificam para a Hyperpole. Essas posições seriam suas posições no grid.

As três sessões de treinos livres seguintes foram sessões noturnas, permitindo que as equipes entrassem no espírito do evento. No FP3, os Lexus estavam em P8 (#87) e P9 (#78), enquanto a última sessão noturna viu o #87 marcar o melhor tempo mais uma vez (3:58.355), com o #78 em P12 (4:01.775).

Tradicionalmente, não há corrida na sexta-feira, mas há o desfile dos pilotos na cidade, outra chance para os fãs se aproximarem.

Na manhã de sábado, o aquecimento permitiu que as equipes se preparassem para a corrida. Infelizmente para Kelvin Van der Linde, a sessão terminou mal, pois ele foi atingido na traseira pelo Toyota GR010 Hybrid #7 da Toyota Gazoo Racing, poucos minutos antes do fim da sessão. Considerado responsável pelo incidente, o piloto do #78 teria que começar dos boxes para o início da corrida e também receberia uma penalidade de 2 minutos durante sua primeira parada nos boxes.

Como de costume, a cerimônia de largada foi um espetáculo grandioso, com Zinedine Zidane como o starter. O tempo estava bom, mas não iria durar. O #87 (com Jack Hawksworth) largou da 25ª fila no grid, e o #78 começaria dos boxes. As nuvens rapidamente apareceram sobre o circuito e, às 17h30, as primeiras chuvas significativas chegaram. Uma primeira hierarquia apareceu. O #87 assumiu a liderança, enquanto o #78 iniciou uma subida sólida. Após 40 voltas, o #87 ainda estava na liderança e o #78 estava em P17. (Sob a bandeira quadriculada, ambos os Lexus da equipe francesa lideraram no total por 25 voltas durante a corrida).

À medida que os reabastecimentos e trocas de pilotos ocorriam, o #87 permanecia no Top 6, e o #78 navegava entre P15 e P19. Períodos chuvosos e breves períodos secos se seguiram, alterando consideravelmente a aderência e tornando a pista desafiadora. Jack Hawksworth, Esteban Masson e Takeshi Kimura completaram stints simples e duplos no #87, assim como Kelvin Van der Linde, Arnold Robin e Timur Boguslavskiy no #78.

A noite foi marcada por dois períodos sob o safety car. O primeiro durou cerca de 1h30, mas o segundo, que começou por volta das 4h, durou quase 4h30.

Essas diferentes fases da corrida também foram oportunidades para receber penalidades por vários motivos. Para o #78 (um drive through e duas penalidades de 10s durante uma parada nos boxes), por ultrapassar sob safety car, mas também para o #87, que foi muito rápido no pit lane e cometeu infrações na “slow zone”.

Às 8h30, Timur Boguslavskiy estava em P5 (#78) e Jack Hawksworth (#87) em P9, logo após seu ABS falhar. A chuva acalmou, mas fora da linha, a pista estava molhada, trazendo o safety car novamente após um acidente.

Com três horas para o fim, Esteban Masson (#87) estava em P4, e Kelvin Van der Linde (#78) em P7. Uma hora depois, no meio de uma luta com o #85 enquanto buscava uma posição no pódio, o capô do carro de Jack Hawksworth (#87) de repente virou para o para-brisa, cobrindo quase completamente o campo de visão do piloto (suporte do capô quebrado). Tendo conseguido voltar aos boxes com muito cuidado, o #87 voltou à pista em P10.

As últimas duas horas foram marcadas por vários períodos de chuva, tornando o fim das 24 horas de corrida ainda mais delicado. Finalmente, os dois Lexus RC-F LMGT3 cruzaram a linha de chegada, P7 para o #78 e P10 para o #87, um resultado que lhes permitiu marcar novos pontos para o campeonato.

Para Jérôme Policand, terminar esta corrida foi mais um marco: “A primeira satisfação é ter ambos os nossos carros na linha de chegada. Em termos de desempenho, estávamos dentro do esperado, tanto os pilotos quanto a equipe. Continuamos nossa progressão, tirando o máximo proveito do potencial do carro. Cada rodada é um momento único para aprendermos e melhorarmos ainda mais.”

A próxima rodada acontecerá no Brasil, nos dias 13 e 14 de julho, no circuito de São Paulo.

Via Assessoria de Comunicação AKKODIS ASP Team

Foto: Divulgação

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