Entre em contato conosco

DTM

Aitken com vitória convincente de ponta a ponta

Publicado:

em

  • Piloto da Ferrari celebra terceiro triunfo na DTM no sábado na montanha-russa das dunas
  • René Rast conquista o primeiro pódio da temporada para a BMW com segundo lugar
  • Kelvin van der Linde defende a liderança do campeonato por pouco à frente do companheiro de equipe Ricardo Feller

Zandvoort. Foi uma performance impressionante de Jack Aitken (GB). O britânico venceu de forma convincente a quinta corrida da DTM no sábado em Zandvoort, na Holanda, e subiu para o terceiro lugar na classificação geral graças ao seu segundo sucesso na temporada. “Após três fins de semana de corrida, já tenho duas vitórias, o que é ótimo. O decisivo foi conseguir abrir uma pequena vantagem logo após a largada e controlar a corrida na liderança. Na fase final, René Rast apareceu frequentemente no meu retrovisor, mas não me deixei abalar”, explicou o piloto de 28 anos da Ferrari pela equipe Emil Frey Racing.

Com uma diferença de quase três segundos, René Rast (Bregenz) da Schubert Motorsport ficou em segundo lugar. Com isso, o tricampeão garantiu o primeiro pódio da BMW nesta temporada. Arjun Maini (IND) recompensou-se por suas fortes performances na qualificação com o terceiro lugar no Mercedes-AMG GT3 da equipe Mercedes-AMG Team HRT e subiu ao pódio pela segunda vez em sua carreira na DTM.

Fatos principais, Circuito Zandvoort, quinta corrida da temporada das 16

Comprimento da pista: 4.259 metros
Tempo: 17 graus, nublado
Pole Position: Jack Aitken (Emil Frey Racing, Ferrari 296 GT3 #14), 1:31,762 minutos
Vencedor: Jack Aitken (Emil Frey Racing, Ferrari 296 GT3 #14)
Volta mais rápida: Ben Dörr (Dörr Motorsport, McLaren 720S GT3 Evo #25) 1:33,614 minutos

A largada na montanha-russa das dunas na Holanda ocorreu conforme o planejado para o pole-setter Aitken no sábado à tarde. O britânico conseguiu se distanciar imediatamente da concorrência, apenas o segundo colocado na qualificação, Clemens Schmid (A), manteve-se próximo no McLaren 720S GT3 Evo da Dörr Motorsport. Nas posições de três a cinco seguiram Maini, o piloto da Audi Ricardo Feller (CH/Abt Sportsline) e Lucas Auer (A) da equipe Mercedes-AMG Team Mann-Filter. No entanto, Rast, que largou em sétimo, mudou para o modo de ataque após algumas voltas e avançou para o quarto lugar.

Com uma vantagem de quase quatro segundos, Aitken fez sua parada obrigatória nos boxes e voltou como líder para o circuito de Fórmula 1 de 4,259 quilômetros. Rast conseguiu ganhar mais de cinco segundos com uma rápida troca de pneus em relação ao segundo colocado, Schmid, e depois ultrapassou também Maini, que não conseguiu defender o segundo lugar contra o experiente piloto de 37 anos após uma parada nos boxes com pneus frios da Pirelli. Após 39 voltas, Aitken foi o primeiro a ser saudado pela bandeira quadriculada, seguido por Rast e Maini. Schmid cruzou a linha de chegada em quarto, seguido pelo seu compatriota Auer em quinto lugar.

Sheldon van der Linde (ZA/Schubert Motorsport) ficou em sexto no BMW M4 GT3. Seu companheiro de equipe, Marco Wittmann (Fürth), fez uma impressionante corrida de recuperação, com várias ultrapassagens habilidosas, subindo dez posições e terminando em sétimo. Feller ficou em oitavo lugar, Mirko Bortolotti (I) terminou a quinta corrida da temporada da DTM em nono no Lamborghini Huracán GT3 Evo2 da SSR Performance.

O top ten foi completado por Luca Stolz (Brachbach) no segundo Mercedes-AMG GT3 da equipe Mercedes-AMG Team HRT. O piloto da Audi, Kelvin van der Linde (ZA), conseguiu defender sua liderança na tabela com o 13º lugar – o piloto da Abt Sportsline está apenas cinco pontos à frente do companheiro de equipe Feller. Dois pontos atrás do suíço está Aitken, em terceiro lugar na classificação geral.

René Rast: “Após nossa performance na sexta-feira, não parecia que conseguiríamos um lugar no pódio. Fizemos algumas mudanças no setup, o que funcionou muito bem. Eu sabia que os pneus de Arjun Maini ainda estavam um pouco frios após a parada nos boxes e que eu precisava atacá-lo diretamente na disputa pelo segundo lugar. A corrida foi extremamente divertida.”

Arjun Maini: “Finalmente voltei ao pódio da DTM, o que é maravilhoso. Tive uma boa largada e a parada nos boxes foi perfeita. Em certo momento, eu esperava que talvez pudesse conseguir mais. No entanto, Jack Aitken e René Rast estavam mais rápidos no final.”

Resultado, 5ª corrida do campeonato, Circuito Zandvoort
1. Jack Aitken (GB/Emil Frey Racing)
2. René Rast (D/Schubert Motorsport), +2,924 segundos
3. Arjun Maini (IND/Mercedes-AMG Team HRT), +5,932 segundos
4. Clemens Schmid (A/Dörr Motorsport), +10,197 segundos
5. Lucas Auer (A/Mercedes-AMG Team Mann-Filter), +11,492 segundos

O resultado completo está disponível em dtm.com/de/ergebnisse.

Via Assessoria de Comunicação DTM

Foto: Divulgação

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.