Entre em contato conosco

Automobilismo

Junior Helte entre aprendizado e confiança na Turismo Nacional

Publicado:

em

A Turismo Nacional é conhecida por trazer para o mesmo ambiente pilotos com anos ou até décadas de experiência no automobilismo e também competidores que estão no processo de descobrimento e aprendizado. É neste grupo que se encaixa Junior Helte. Aos 33 anos, o paranaense nascido em Toledo fez sua estreia na categoria na última etapa do ano passado, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), depois de ficar cerca de dez anos sem competir. Antes, a experiência de Helte estava toda restrita ao automobilismo na terra.

No fim do ano passado, Junior Helte estreou pela categoria PRO correndo com Volkswagen Gol. Este será seu carro ao menos deste início de temporada, com o piloto inscrito na categoria B. Mas a expectativa do paranaense é migrar, ao longo do calendário, para o Chevrolet New Onix.

O piloto, que estreou e vai seguir com a equipe Porthack para 2023, considera este período ainda inicial na Turismo Nacional como muito importante para entender como funciona o carro da categoria e também para se acostumar aos circuitos que vão compor o campeonato. “Atualmente estou aprendendo a dinâmica do carro, como motor, potência, câmbio e aderência, e conhecendo as pistas de asfalto, pois há dez anos não competia no automobilismo e, anteriormente, andava em circuitos de terra”, explicou.

Os diferenciais da TN — Com ainda pouca quilometragem na categoria, Junior Helte já consegue destacar alguns dos pontos que fazem a diferença para quem está na Turismo Nacional. Um deles é novidade para este ano, com a presença do campeonato fazendo parte do evento do TCR South America e TCR Brasil em três etapas ao longo do calendário.

“O que me atrai na Turismo Nacional é a competitividade dos carros, mecânica igual para todos, onde prevalece o acerto de suspensão e a técnica de pilotagem. Outro ponto a ser destacado é o profissionalismo que a Vicar traz para a categoria, tornando-a muito atraente para o público, patrocinadores e pilotos, que agora podem estar juntos no mesmo fim de semana de outras grandes categorias, como a Stock Car e TCR”, destacou.

Confiante no que pode alcançar, Helte aposta em faturar seu primeiro troféu já na etapa de abertura do campeonato. “Para 2023, pretendo garantir um bom início de temporada, buscar pontuar bem desde o início. E entendo que existe uma grande possibilidade de pódio em Goiânia”.

A temporada 2023 da Turismo Nacional vai começar no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, entre 31 de março e 2 de abril.

Junior Helte

Data de nascimento: 07/05/1989 (33 anos)
Local de nascimento: Toledo (PR)
Experiência na Turismo Nacional: estreou em 2022 (etapa final, Goiânia)
Categoria para 2023: B
Carro: Volkswagen Gol
Número: 45
Equipe: Porthack
Sede: São Bento do Sul (SC)
Chefe de equipe: Jackson Portela

Via assessoria de comunicação

Foto: Vicar

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.