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24h de Spa: As primeiras horas já foram

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24H DE SPA
Foto: Vinicius de Oliveira

O iníco das 24h de Spa começou com drama na volta de formação para a Ferrari Nº52 da AF Corse, pois Louis Machiels não conseguiu ligar o 296 GT3 e precisou da ajuda dos comissários para começar. O carro foi autorizado a partir do fim do pelotão. Frank Perera na Lamborghini Nº163 e Lucas Auer, no Mercedes N°48, abriram vantagem para o pelotão.  Sturm no Porsche Nº911 ganhou quatro posições , enquanto Morris no Porsche Nº91 caiu para 60º e Matt Cambell no Nº92 caiu para 20º.

Augusto Farfus era o décimo segundo na volta 5 e brabriga entre Bortolotti e Feller concorrentes no DTM terminou com o italiano da Iron Lynx ganhando a posição e trazendo junto Campbell e Guven.

Auer e Perera que abriram vantagem para o pelotão começaram a disputar a ponta o que levou o piloto alemão da Mercedes a assumir a ponta da corrida.

Com mais de meia hora de prova a primeira intervenção na corrida – um Full Course Yellow (FCY) entrou para recuperar o Porsche Nº97 da Rutronik nos Esses de Fagnes. Replays mostraram o carro, com Blattner ao volante, atravessando a brita, com a Ferrari Nº52 da AF Corse, de Louis Machiels. O Porsche parou na brita e perdeu uma volta. 

Durante o período de Full Course Yellow, quase todo o pelotão fez suas primeiras paradas nos boxes, incluindo todos os principais concorrentes. A maioria optou por parar na primeira oportunidade, enquanto a GRT Grasser Racing Team, o Audi N°88 da Tresor Attempto, líder da Gold Cup, o Mercedes N°9 da Bousten VDS, o McLaren N°188 da Garage 59, líder da Bronze Cup, e o Aston Martin N°9 da Comtoyou optaram por ficar fora por uma volta extra.

Uma disputa incrível lado a lado na Eau Rouge entre Matt Campbell, no Porsche Nº92 da SSR Herberth, e o BMW Nº98 da Rowe Racing, com Marco Wittman, transformou-se em uma disputa a quatro na Kemmel Straight, com Julian Andlauer, no Porsche Nº96 da Rutronik, ultrapassando os dois pela direita e Ricardo Feller, no Audi Nº99 da Tresor Attempto, fazendo o mesmo pela esquerda..

Marvin Kirchhöfer (Nº188 Garage 59) começou 19 posições à frente de seus rivais mais próximos na Bronze Cup, e manteve uma liderança confortável na classe durante a primeira hora. Em uma luta acirrada atrás, Max Hofer (Nº66 Attempto Racing) subiu de quarto para segundo em seu Audi, antes do R8 LMS GT3 Evo II perder posição para o McLaren Nº5 da Optimum Motorsport nas paradas sob Full Course Yellow. A Optimum (Sean Balfe) e a Attempto (Andrey Mukovoz) colocaram seus pilotos Bronze durante o Full Course Yellow, com Sandy Mitchell, no Lamborghini Nº78 da Barwell Motorsport, aproveitando e subindo para o segundo lugar no reinício.

Ben Tuck estava em ritmo acelerado pela Kessel Racing, igualando o ritmo dos líderes da corrida enquanto subia 11 posições ao longo de seu turno. Tuck entregou a Ferrari Nº74 a seu companheiro de equipe John Hartshorne na primeira rodada de paradas.

Na Silver Cup, a Boutsen VDS foi a grande vencedora do primeiro ciclo de pit stops, passando de terceiro para a liderança da classe. Alban Varutti passou de terceiro para primeiro no Audi #26 da Sainteloc Racing, que corre em segundo após as paradas, com Marcus Paverud agora ao volante. O AMG GT3 Evo Nº57 da Winward Racing, que largou na pole, agora está em terceiro.

Indy Dontje foi o único piloto não-Bronze a iniciar a corrida na Pro-Am, a bordo de seu Mercedes-AMG GT3 Evo Nº16, mas o piloto holandês viu sua vantagem evaporar sob o Safety Car.

A louca disputa entre Wittman e Campbell se seguiu com o alemão ultrapassando um pouco antes da rodada do carro Nº54 da Proton com Philipp Sager no comando.

Com os pilotos acelerando tudo, Rigon partiu para cima de Auer e conquistou a posição, enquando o carro Nº43 foi conhecer a brita, no inicio do segundo ciclos de paradas e troca de pilotos.

No inicio da terceira hora, Caldarelli apareceu em 10° seguido por Mapelli com o carro que fez a pole, e estavam disputando posições com o piloto da GRT conquistando a posição. Mas o sonho durou pouco, pois um pit não programado foi necessário para Mapelli que retornou em 45º.

Uma FCY foi acionada para retirar detritos na pista e durou menos de uma volta, mas na sequencia o Audi Nº 38 da Haas RT escapou e parou na brita acionando as bandeiras amarelas novamente. o SC foi acionado e ficou por cerca de 10 minutos.

Pneu furado tira Mercedes da liderança nas 24h de Spa

A principal história da segunda hora foi o pneu furado do Mercedes AMG Nº48 da Mann-Filter, que liderava a corrida. Lucas Auer sofreu o incidente devido a detritos de fibra de carbono na última chicane, com o pneu traseiro esquerdo estourando na curva Campus logo em seguida. Alessandro Pier Guidi assumiu a liderança na Ferrari Nº51 da AF Corse, enquanto Auer conduziu o carro até o pit lane, caindo para o 14º lugar antes de entrar no box. Maro Engel assumiu o carro, agora em 59º lugar, mas, crucialmente, o último carro na volta do líder.

Na Gold Cup, o Audi Nº88 da Tresor Attempto está em segundo, seguido pelo Aston Martin N°34 da Walkenhorst. O Porsche Nº992 da Hub Auto Corse e o Mercedes Nº130 da Gruppe M, em recuperação, ocupam respectivamente a 31ª e 32ª posições.

Na Bronze Cup, o McLaren N°188 da Garage 59 segue na liderança, enquanto na Silver Cup o comando está com o Mercedes Nº10 da Bousten VDS. Na Pro-Am, o Mercedes Nº16 da Uno Racing com Landgraf é o líder.

Incidentes marcam a corrida

O Nº163 da Iron Lynx teve problemas com o equipamento de combustível, o que resultou em uma longa parada nos boxes e o deixou na 51ª posição geral.

A Ferrari Nº74 da Kessel Racing perdeu tempo devido a um problema na direção hidráulica, enquanto o N°97 da Rutronik Racing se tornou a primeira desistência oficial da corrida após danos no escapamento e na caixa de câmbio devido a um contato com a Ferrari #52 da AF Corse na primeira hora.

Na Pro-Am Cup, o McLaren N°100 da Team RJN se destacou com voltas rápidas na classe, se aproximando do Mercedes-AMG GT3 Evo Nº18 da Uno Racing com Landgraf antes do Safety Car.

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