Entre em contato conosco

GTWC Europe

24h de SPA: A tradicional prova escolhe seus vencedores

Publicado:

em

24h
Foto: SRO/JEP

Faltou pouco para o campeão das 24h de Spa ser a AF Corse que havia se consolidado na liderança com a Ferrari Nº51, mas a equipe não contava que assim como Le Mans essa porva tão tradicional escolhe seus vencedores.  A Comtoyou Racing conquistou a vitória em casa pela primeira vez desde 2015 com seu Aston Martin Nº7, marcando também a primeira vitória da marca britânica desde 1948.

Ferrari amplia liderança, Aston Martin e BMW seguem na briga

O Aston Martin Nº7 da Comtoyou, com Mattia Drudi ao volante, está em segundo, enquanto o BMW Nº998 da Rowe Racing, que fez seu último pit stop na marca de 65 minutos, ocupa a terceira posição e busca superar os dois carros à sua frente.

A diferença na liderança, no entanto, é significativa, com o Nº998 precisando superar mais de 30 segundos para alcançar a primeira posição. Completando os cinco primeiros estão o BMW Nº32 da WRT e o Aston Martin Nº34 da Walkenhorst. Neste momento, esses são os únicos outros carros com chances reais de vitória. Ainda há 10 carros na volta do líder, e eles podem entrar na disputa se um safety car for acionado.

Corrida sem interrupções, com exceção de uma FCY

As últimas duas horas foram marcadas por uma corrida sem interrupções, com bandeira verde até uma breve Full Course Yellow (FCY) no início da última hora para recuperar o Mercedes Nº10 da Bousten VDS, que parou na entrada da Eau Rouge. Uma decisão inteligente de Aurelien Panis, que parou o carro em uma estrada de acesso, possibilitou a rápida recuperação do veículo e um curto FCY, retornando à bandeira verde logo em seguida.

Penalidades para alguns carros

Duas penalidades de 30 segundos por limites de pista foram aplicadas a carros na volta do líder: o Mercedes Nº77 da Haupt Racing Team, que disputa a liderança da classe Gold, e o Lamborghini Nº163 da GRT Grasser Racing Team, que lutou para voltar ao 6º lugar após seus problemas durante a noite. O Nº163 conseguiu se manter na volta do líder, enquanto o Nº77 caiu uma volta atrás.

Mudanças nas disputas por classe

Mikael Grenier e a AlManar Racing by GetSpeed assumem a liderança na Gold Cup, com seu Mercedes-AMG GT3 Evo Nº777 quase dois minutos à frente de Jusuf Owega no Mercedes-AMG Nº77 da Haupt Racing Team. Owega, por sua vez, tem uma vantagem de mais de um minuto sobre Gilles Magnus no Audi #Nº5 da Sainteloc Racing.

A liderança da Tresor Attempto Racing na Bronze Cup se expandiu para mais de um minuto, depois que o Lamborghini Nº72 da Barwell Motorsport sofreu um furo de pneu na penúltima hora, com Mattia Michelotto ao volante. Patrick Kujala voltou à pista no Huracan em segundo lugar, apenas 20 segundos à frente de Tommaso Mosca na Ferrari Nº52 da AF Corse.

Drama no pit lane custa caro à AF Corse

A equipe AF Corse parecia estar a caminho da vitória com a Ferrari Nº51, mas um pit stop tardio na última hora resultou em um drama inesperado. Momentos antes da última hora, o AMG Nº10 da Boutsen VDS, que disputava a liderança da Silver Cup, parou fora da pista e não conseguiu reiniciar. Uma Full Course Yellow (FCY) foi decretada, e os quatro carros que ocupavam as posições 4 a 7 aproveitaram para parar nos boxes.

A FCY foi curta, e a corrida recomeçou em menos de uma volta. No entanto, a precaução custou à Ferrari líder cinco segundos para o Aston Martin #007, com a diferença diminuindo para pouco menos de 11 segundos.

O drama continuou para a AF Corse quando a Nº51 parou para reabastecer, mas não conseguiu chegar à sua baia de pit stop devido a um Lamborghini parado na entrada dos boxes. A Ferrari perdeu quase um minuto inteiro esperando por um reboque, e quando finalmente voltou à pista, estava em oitavo lugar.

Comtoyou assume a liderança e conquista a vitória

O Aston Martin Nº7 aproveitou a oportunidade e assumiu a liderança com Mattia Drudi ao volante. Drudi fez um pit stop sem problemas e aumentou sua vantagem para 64 segundos sobre a Ferrari.

Max Hesse no BMW Nº998 pressionou Drudi, mas o Aston Martin se manteve na liderança. A disputa pelo segundo lugar se intensificou entre Alessandro Pier Guidi na Ferrari Nº51, Julien Andlauer no Porsche Nº96 e David Pittard no Aston Martin Nº34.

Pier Guidi ultrapassou Andlauer para o segundo lugar, mas logo recebeu uma penalidade de 10 segundos por contato com Pittard. Isso permitiu que Hesse voltasse ao segundo lugar, mas ele ainda estava 25 segundos atrás de Drudi.

Hesse parou na penúltima volta para tentar uma última chance de vitória, mas não foi suficiente. Drudi segurou a liderança e conquistou a vitória para a Comtoyou Racing e Aston Martin.

Pier Guidi cruzou a linha em segundo lugar, seguido por Vanthoor no BMW N°34. Pittard terminou em quarto, seguido por Marco Mapelli no Lamborghini Nº163.

Vitórias em outras classes

  • Gold Cup: Nº777 AlManar Racing by GetSpeed Mercedes-AMG GT3 Evo (Michael Grenier, Philip Ellis, Dominic Baumann, Al Faisal Al Zubair)
  • Bronze Cup: Nº66 Tresor Attempto Racing Audi R8 LMS GT3 (Dylan Pereira, Alexei Nesov, Max Hofer, Andrey Mukovoz)
  • Silver Cup: Nº3 GetSpeed Mercedes-AMG GT3 Evo (Anthony Barton, James Kell, Yannick Mettler, Aaron Walker)
  • Pro-Am: Nº4 Crowdstrike Racing by Riley Mercedes-AMG GT3 Evo (George Kurtz, Nicky Catsburg, Colin Braun, Ian James)

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.