Entre em contato conosco

Fórmula 1

Sabemos que nada sabemos, TL1 em Miami deixa mais perguntas que respostas

Publicado:

em

Compartilhe esta publicação

O tão aguardado, se não o mais, fim de semana de F1 começou nessa sexta-feira com o TL1 realizado no circuito temporário de Miami. No entando, pouco se viu em resultados que poderão ser considerados em qualquer análise sobre as forças entre as equipes para a classificação e tão pouco para a corrida de domingo.

Tumultuada é a melhor palavra para descrever como foi a manhã de Miami com as primeiras noticias do dia revelando problemas nas curvas 7 e 17. Bruno Senna, piloto convidado para hot laps com fãs, disse em entrevista que notava um esfarelamento do asfalto a cada volta que dava e que tornava imprevisível o comportamento do carro. Pode-se atribuir a isso, uma temperatura elevadissima registrada no piso do circuito de Miami chegando a incríveis 52ºC e claro, ao fato de nunca ter sido usado por qualquer outra categoria, o famoso asfalto “verde”.

Oficiais analisam esfarelamento em curva do circuito de MIami

Após algumas correções e recapeamentos de emergência o problema foi sanado e não impactou diretamente o início do primeiro treino livre.

Tão logo a luz verde surgiu, todos os pilotos foram para a pista tentar dar sequências de voltas para traduzir o que se viu nas simulações para a realidade. Leclerc, Tsunoda, Gasly e Perez foram alguns que logo de cara abusaram dos limites de pista experimentando as amplas áreas de escape do circuito, sem qualquer gravidade para o prosseguimento de seus programas.

A maior dificuldade de todos os pilotos foi encontrar a linha ideal entre as curvas 11 e 16, trecho mais apertado e sinuoso do circuito. Vários pilotos subiram demais nas zebras, entre eles Leclerc, e quase bateram na saída da curva 13.

Na sequencia do treino, tivemos com Bottas, o motivo da única bandeira vermelha faltando pouco mais de 26 minutos para o fim do TL1. O piloto perdeu a traseira entre as velozes curvas 7 e 8 e acertou a barreira soft wall.

Bottas bate em alta velocidade e danifica traseira da Alfa Romeo

Até este momento, Sainz liderava seguido por Hamilton, Leclerc, Norris, e Perez fechando os 5 primeiros.

É de se notar uma boa posição de Hamilton e Russel (5º e 7º respectivamente) uma vez que a Mercedes apresentou um grande pacote de novidades para o W13 sendo: novo assoalho, asa dianteira e traseira. Entretanto, pouco pode ser comemorado este resultado considerando o final do treino, que apresentou uma ordem de tempos pouco convencional.

Mercedes apresenta design inovador da Asa Dianteira para melhorar desempenho

Assim que o treino foi reiniciado, todos os pilotos voltaram para a pista para ainda desvendar os caminhos do circuito desafiador de Miami com pouco mais de 15 minutos para a conclusão da primeira sessão e, quase que temos uma nova paralisação devido a uma rodada de Sainz durante sua primeira tentativa de volta rápida com pneus Macios.

O piloto conseguiu controlar a sua Ferrari antes de acertar o muro conseguindo retornar para os boxes em seguida com um pneu furado. Parece que a maré de azar persiste para o piloto espanhol.

O treino seguiu e voltas mais rápidas foram trocadas entre Verstappen e Leclerc, que até o momento parecem ser os mais fortes, até o final do treino. Sendo o piloto monegasco que terminou a frente da primeira hora de trabalhos oficiais em pista.

Mencionei acima que esse resultado se mostra pouco confiável, ao menos para o restante das posições uma vez que temos Russel no segundo posto, superando Max em terceiro e Albon em sétimo, posições que não representam aquilo que se viu até o momento na temporada e que muito dificilmente pode-se atribuir a atualizações realizadas entre Imola e Miami. Este treino representou ser um grande aprendizado para todos, acima de qualquer resultado traduzido em tempos de volta.

O TL2, que será realizado às 18:20 (horário de Brasília), deve apresentar de forma mais clara as forças deste fim de semana e também se, de fato, a Mercedes conseguiu progredir com suas atualizações antecipadas.

Segue abaixo resultado oficial do TL1:

Resultado TL1 Miami

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.