Entre em contato conosco

Brasileirão

Protesto y Protesto!

Publicado:

em

sobre o momento conturbado e os protestos da torcida tricolor

Compartilhe esta publicação

 

Não é legítimo agredir outra pessoa, usar de violência ou coação para que alguém faça algo. Não é legítimo a promoção e divulgação de vídeos propagando ódio e balbúrdia. Não é legítimo que em pleno ano de 2021 com pandemia e tudo mais que vem ocorrendo no mundão a gente veja pessoas indo as vias de fato, sendo tudo aquilo que mais repudiamos quando se fala em bom senso e humanidade.

Lógico que ninguém é a favor do ódio; da violência ou da confusão. Isso é de uma obviedade tão gritante que nem deveria abrir essa pequena crônica que aqui escrevo. Entretanto, o que houve está semana em frente ao CT do Grêmio foi algo nesse sentido. Um forte protesto! Pedras e foguetes arremessados na direção do ônibus dos jogadores, conflito com a BM, Prejuízos e danos ao patrimônio do clube e de seus funcionários. Está errado? Sim. Mas também não está… O que levou a isso? E é aqui que essa história começa.

 

Ascensão e queda

Entre os anos de 2015 e 2018 a equipe do Grêmio figurava entre as melhores do Brasil e da América. Ganhando títulos em sequência, com um ídolo na casamata, com grandes jogadores e com promessas que se tornaram valiosos craques que tiveram conquistas por aqui e ainda encheram os cofres do clube.

O Grêmio era encantador para o seu torcedor. Jogava bem e fazia bons resultados, metia medo nos adversários. Fazia de cada jogo em seus domínios um espetáculo com 40 mil almas cantando e alentando dentro da Arena. Time e torcida viviam uma lua de mel. Mas tudo isso teve fim em 2019!

Os bons jogadores que saíram e renderam dinheiro ao clube. Não foram repostos o Grêmio contratava mal, contratava a esmo e o time pouco a pouco ia perdendo qualidade, ia se tornando esse amontoado de refugos e pseudo craques.

Então vieram os primeiros vexames diante de Flamengo e Santos. Uma goleada histórica e uma eliminação pífia. Depois a quase não classificação para a libertadores conseguindo uma vaga apenas na fase da pré… Onde mais e mais fiascos vieram.

 

Despedida de dois ídolos

Renato saiu já tem algum tempo. Agora (há poucos dias atrás) Maicon que era uma referência técnica e um dos pilares do Grêmio multicampeão também saiu. Tiago Nunes chegou e afundou o Grêmio no pesadelo que tem sido a temporada de 2021. Então um outro ídolo foi chamado para o comando técnico na tentativa de salvar o Grêmio de uma sumária queda para a série B do campeonato Brasileiro.
Um time recentemente campeão da copa do Brasil e da libertadores da América, hoje figura entre os possíveis rebaixados do Brasileirão! Há que se deve isso?

 

 

Uma direção omissa e incompetente

Entre 2019 e hoje, foram diversas tentativas do torcedor entrar em contato com o clube. Já que com a pandemia não podíamos mais estar presentes no dia a dia do nosso tão amado Grêmio.
Essa distância permitiu que esse momento chegasse, a situação foi piorando e piorando… Até se tornar insustentável! Tivemos que assistir os acontecimentos deste último protesto e agora arcar com as consequências que hão de vir…

Porém, antes deste desastre, como já foi dito anteriormente, o torcedor tentou mais de uma vez entrar em contato com os jogadores e com os mandatários do clube e de nada adiantou! Foram DEZENAS de faixas espalhadas por Porto Alegre, foram feitos protestos pacíficos, uma solução racional foi procurada pelo maior interessado no Grêmio, o torcedor!

Então o intuito aqui é único e simples: desfazer a imagem de vilão que ficou sobre o torcedor.
Nós sabemos quem são os culpados disso tudo, e vamos dar nome aos bois: Carlos Amodeo; Romildo Bolzan; Marcos Hermann; Duda Kroeff; Cláudio Oderich e Paulo Luz. Estes nomes são os responsáveis pelo declínio do tricolor. E caso aconteça o pior os culpados serão eles também!
Eles que trouxeram jogadores fracos e ruins. Eles que venderam nossos craques e não trouxeram ninguém a altura.
O que precisa ficar claro neste meu manifesto, é: o torcedor NÃO é o culpado!

Nem mesmo aqueles que vandalizaram durante os protestos e pelo que está sendo apurado na mídia gaúcha irão pagar por isso. Ainda assim, nem eles são culpados disso.

 

O GREMIO PERTENCE A SUA GENTE!

Estamos falando aqui de amor; de devoção; de paixão e sentimentos sem medida… De viajar por horas e quilômetros deixando tudo para trás… Deixando tudo pelas três cores!
Está eternizado na pele, no canto da torcida, no coração gremista e não há nada que mude isso ou que apague “O SENTIMENTO VAI ALEM DA RAZÃO”.
Perdemos a razão, eu sei. Todos já admitiram isso. Mas o Grêmio é da torcida!
Dirigentes passam.
Jogadores passam.
Técnicos passam.
Funcionários passam.
Só quem fica é o torcedor!
Então, sim senhores! Os senhores querendo ou não, o Grêmio é PROPRIEDADE da sua gente!

Somos nós que compramos os produtos do clube, somos nós que pagamos as mensalidades do quadro social, somos nós que lotamos a arena em dia de jogo, somos nós que sempre estivemos onde quer que o Grêmio estivesse!
E assim será… Com ou sem crise, as vezes protestando e pedindo que honrem o manto que façam jus ao salários e que respeitem a nossa história. Outras vezes cantando e comemorando cada gol, cada taça, cada partida… O Grêmio é nosso e nós somos o Grêmio!

 

 

O próximo duelo é com um velho conhecido

Agora teremos uma pausa no campeonato, em detrimento as datas da FIFA, e Felipão terá 15 dias para treino e descanso dos atletas. Dia 11/09 é o dia do próximo compromisso do Grêmio no campeonato nacional, única competição que o tricolor disputa, pois já foi eliminado da pré libertadores; da Sula e está praticamente eliminado da copa do Brasil, além é claro de estar na zona de rebaixamento onde deve terminar o primeiro turno do Brasileirão.
Como se não bastasse, todos os problemas supracitados está partida marcará o reencontro do time com o ex comandante (que afundou o barco gremista nesse Brasileirão tendo incríveis 8% de aproveitamento) Tiago Nunes, recém contrato pelo Ceará. O Vozão tem um bom time e o jogo promete ser muito duro, só um resultado interessa ao Grêmio é vencer ou vencer!

 

Ainda da?

Um outro reencontro que acontecerá nesta partida, será entre o time e seus (desesperados) torcedores que poderão finalmente voltar a Arena. Aflitos, tristes, raivosos e com toda a certeza apavorados com a possibilidade de queda! O torcedor se vê sim em desespero pelo clube neste momento! Mas certamente será um diferencial positivo para a equipe e vai apoiar do início ao fim.

2021 tem sido difícil, tem sido tenso e tem sido de veras desanimador… Mas quem já viveu as grandes epopéias e já assistiu os mais mirabolantes feitos deste time monumental sabe que pode acreditar até o último instante!!
Dirigentes, presidente, jogadores, por favor entendam a magnitude do Grêmio.
E tu torcedor, tente não perder a cabeça. Ainda dá tempo de se salvar… Mas com tudo isso que já aconteceu e ainda está acontecendo, um questionamento fica no ar: o que será do Grêmio?

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *