Entre em contato conosco

Brasileirão

O uso errado da base

Publicado:

em

Base
Compartilhe esta publicação

Escolhas erradas são sempre refletidas no final do processo e no futebol isso não é nem um pouco diferente e no Grêmio é no meu modo de ver o fator determinante para muitas explicações sobre a temporada 2020/2021, e eu vou falar um pouco sobre isso fazendo algumas comparações sobre jogadores da base que não receberam oportunidades e jogadores do elenco principal que desfilam seu futebol lindo e maravilhoso por ai.

Vamos começar falando sobre goleiros e preciso citar Paulo Victor que jogou toda temporada 2019 e não contribuiu dentro de campo, tudo que ia no nosso gol entrava, e na sua reserva tinha o glorioso e aclamado Júlio César que passava o total de zero confiança ao torcedor gremista. Entramos 2020 correndo atrás de goleiro e fomos no óbvio no mais em conta no quase de graça, Grêmio sendo Grêmio. Eis que desembarcou Vanderlei. E ai eu fico me perguntando porque não utilizar Philippe Megiolaro? Não utilizado envolveram em uma negociação, e o Brenno? Quarto goleiro, bom então utiliza o Vinicius do transição? Não também. Bom quem sabe o Adriel… Ah não esse ainda é muito jovem não está pronto tem que ser lapidado e assim seguimos com Vanderlei, Paulo Victor e Júlio César.

Agora vamos conversar sobre o sistema defensivo onde temos Geromel e Kanneman como soberanos e nem vamos discutir eles são intocáveis e incontestáveis. A não ser o fato do Geromel rumar para aposentadoria e precisamos nos preparar para isso, mas não é esse o assunto. Temos no elenco David Braz,  Paulo Miranda, Rodriguez e Ruan, e eu sigo me perguntando na base não tem zagueiro do mesmo nível ou melhor que Paulo Miranda e David Braz? Porque não colocam o Ruan para receber oportunidades e seguem insistindo no David Braz? Porque não mandam embora o Paulo Miranda, será que o Callegari, Heitor, Emanuel e outros zagueiros da base são tão ruins assim? E nas laterais porque seguir com gratidão ao Cortez e não tentar o Jefferson ou conseguir mudar a cabeça do Guilherme Guedes e mostrar pra ele que o futebol dele é de alto nível e que ele pode ser o 6 do Grêmio com facilidade. Mas não vamos mais uma temporada com Bruno Cortez no elenco. Do lado direito eu tenho esperança que Victor Ferraz vai revezar com Vanderson e talvez Léo Gomes, e tenho quase certeza que Vanderson entra e não perde a posição no time.

Mas seguimos e vamos falar do meio campo que é o principal setor do time onde o jogo é decidido e onde eu vejo os maiores erros da gestão Romildo Bolzan Jr e vou começar citando todos eles: Lucas Silva, Thaciano, Robinho,  Everton Cardoso, Luiz Fernando e vou citar Michel que tem contrato e pensam em aproveitar para próxima temporada o que é um absurdo.  E ai eu olho para categoria de base e vejo:  Victor Bobsin, Fernando Henrique,  Sarará, Bitello, Varela, Gazão, Pedro Lucas, Rildo, Elias Manoel, Léo Fenga será que esses meninos são piores que esses caras nas suas respectivas posições? E também olho pro elenco profissional os garotos que subiram e mal jogam: Lucas Araújo,  Rildo, Gui Azevedo, Darlan e Ferreira que até jogam mas quase sempre são últimas opções, será que precisava desses medalhões?

E sem deixar de falar em ativos do clube emprestados que estão jogando bem como Léo Chú e Lima no Ceará e Jonatha Robert em Portugal é complicado sabe muitas coisas erradas em termos de avaliações.  E seguimos jogando dinheiro fora e perdendo oportunidades de investir em jogadores de maior qualidade e utilizar melhor os ativos do clube sempre lembrando que por lapidar demais perdemos dois grandes talentos, Diego Rosa e Tetê,  mas não te preocupa torcedor gremista logo vamos achar um novo Thiago Neves ou Robinho e seguir achando que recuperar refugo é a melhor solução do que apostar na base e contratar pontualmente grandes jogadores que com certeza vamos ter o mesmo custo benefício desse bando de refugo.

Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: O fim de uma era! - Vai Que To Te Vendo O fim de uma era!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *