Moto
Jonathan Rea vence a corrida 1, sua 16ª no TT Circuit Assen

Largando do terceiro lugar, Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) logo se viu na frente do pelotão depois de passar Razgatlioglu. O hexacampeão de SBK explicou: “Foi tão difícil. Tanto o Alvaro quanto o Toprak foram super fortes, especialmente naquela parte do meio da corrida. A diferença sempre foi tão pequena. Eu entendi que estava na frente. Um grande esforço de equipe porque mudamos bastante a moto desde Aragon. Isso mostra que nossa ZX-10RR está trabalhando em uma janela de performance maior e isso é realmente positivo.” Rea está agora a uma vitória de atingir um total de 100 vitórias com a Kawasaki e recuperou a liderança do Campeonato por 2 pontos. “Se não for amanhã, tenho certeza que vai acontecer em algum momento desta temporada. Podemos estar muito orgulhosos da nossa parceria juntos e esperamos muitas outras vitórias”, acrescentou.
Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) terminou em segundo lugar a 0,103s de Rea. Depois de passar Razgatlioglu pelo segundo lugar, ele pretendia atacar o hexacampeão de SBK na última volta da corrida. Bautista comentou: “Partindo da segunda fila, tive de lutar com alguns pilotos. Quando vi que Jonathan e Toprak estavam criando uma boa diferença, passei os pilotos da frente e tentei reduzir a distância. Na última chicane, Jonathan estava contornando muito bem, então foi muito difícil ultrapassá-lo. Tentei me aproximar para tentar, mas era muito arriscado. A segunda posição é um bom resultado. Nosso desempenho foi positivo hoje”.
O atual campeão de SBK Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) completou o pódio da Corrida 1, um segundo atrás do vencedor da corrida. O piloto turco largou da pole position e fez uma boa largada antes de perder algumas posições. Ele lutou com Rea e Bautista, antes que os outros dois conseguissem escapar na frente. Razgatlioglu explicou: “Dei o meu melhor mas, na corrida, senti alguns problemas nos pneus. Estamos novamente no pódio; levamos bons pontos para o Campeonato. Nós estávamos tentando o nosso melhor hoje. Eu preciso vencer agora. Estou sempre na terceira posição, mas para mim isso não é suficiente. Amanhã vou lutar pela vitória novamente. Não será fácil porque todo mundo é muito rápido, Alvaro e Jonny são muito rápidos.” Discutindo como planeja acabar com a seca de vitórias, Razgatlioglu disse: “Amanhã, mudarei o plano para a corrida. Nesta corrida, segui o Jonny e talvez amanhã corra sozinho. Não sei, veremos”.

Corrida apertada entre os três primeiros marca etapa 1 em Assen
Resultados da corrida 1:
1. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK)
2. Álvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0,103s
3. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) +1.014s
4. Andrea Locatelli (Pata Yamaha com Brixx WorldSBK) +9.712s
5. Iker Lecuona (Equipe HRC) +17.451s
6. Loris Baz (Bonovo Action BMW) +17.983s
Classificação do Campeonato (após a Corrida 1 – Rodada 2)
1. Jonathan Rea (GBR) Kawasaki (79 pontos)
2. Álvaro Bautista (ESP) Ducati (77 pontos)
3. Toprak Razgatlioglu (TUR) Yamaha (55 pontos)